sábado, 8 de março de 2014

Resenha - Percy Jackson e o ladrão de raios - Rick Riordan






Informações do livro:

Editora: Intrínseca.
Páginas: 385.
Autor: Rick Riordan.
Título original: The Lightning Thief.
ISBN: 978-85-98078-39-7.

                                                  



"Você baba enquanto dorme"

" Percy Jackson está para ser expulso do colégio interno... de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos doze anos, esta é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, além dos efeitos do transtorno do deficit de atenção, da dislexia... e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que, ultimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E , ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.

Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes - metade deuses, metade homens - além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.

Com a ajuda de novos amigos - um sátiro e uma filha de uma deusa - Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abandonou, resolver um enigma proposto pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."



A história é narrada em primeira pessoa por Percy Jackson, um garoto normal que estuda em sua sexta escola em seis anos, a Academia Yancy, uma escola particular para delinquentes juvenis. Acontece que Percy sempre arruma problemas em cada escola (especialmente em excursões) como por exemplo: sem querer atirar um canhão no ônibus escolar, normal. Na academia Percy faz um amigo chamado Grover, uma pessoa muito simpática com paralisia nas pernas. 

Durante uma excursão para o metropolytam museu of art, algo muito estranho acontece. Lógo depois de uma "briga" com uma menina muito horrível chamada Nancy, ele é chamado pela senhora Dodds, sua professora de iniciação de álgebra, para uma parte do museu.

Quando chega lá ele é surpreendido. Oque era A Sr. Dodds era na verdade um monstro horrível com assas chamada: Fúria. Ela pergunta varias vezes a ele onde esta alguma coisa que Percy tinha provavelmente roubado. De repente entra na sala seu professor de Latím Sr. Brunner com sua cadeira de rodas, e joga para Percy uma caneta que quando chega nas mão de Percy, se torna uma espada. Após uma pequena luta e ter matado a fúria, todos agem como se nunca tivesse existido uma senhora Dodds, mesmo Grover diz que não existe nenhuma.

Ao decorrer da história Percy chega a um lugar com Grover chamado: Acampamento Meio-sangue. Lá ele descobrirá muitas coisas sobre o mundo e sobre ele mesmo. Incluindo ele ser filho de um deus chamado Poseidon e grover ter pernas peludas e cascos.

A escrita é muito boa. Bem jovem, e muito hilariante. Rápido, interessante, uma obra-prima.

Eu não vou falar muito sobre o filme, pois todos já ouviram falar. O filme não é nada fiel ao livro. É como alguém chegasse ao diretor e falasse o resumo do livro.

O livro é o primeiro da série Percy Jackson e os Olimpianos, seguido pela continuação: Os heróis do Olimpo.

Eu recomendo muito esse livro!

Att: Natan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário