quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 11





O que vai me arruinar?Esta é a pergunta que me consome ao longo dos próximos três dias, enquanto esperamos para ser liberados da nossa prisão de segurança. O que vai me quebrar em milhões de pedaços de modo que eu fique além do reparo, além da utilidade? Não falo isso para ninguém, mas a pergunta devora minhas horas de vigília e se combina ao longo dos meus pesadelos.Mais quatro mísseis de abrigo caem durante este período, todos pesadamente, todos muito prejudiciais, porém não há nenhuma urgência para o ataque. As bombas são espalhadas ao longo das longas horas de modo que logo quando você pensa que o ataque acabou, outra explosão envia ondas de choque através de sua coragem. Isso parece mais intencional para nos manterem trancados do que dizimar o 13. Incapacitar o distrito, sim. Dar ao povo muito que fazer para conseguir o lugar funcionando novamente. Mas destruí-lo? Não. Coin estava certa sobre esse ponto. Você não destrói o que deseja adquirir no futuro. Presumo que o que eles realmente querem, em curto prazo, é parar o Assalto no Ar e me manter fora das televisões de Panem.Não recebemos quase nenhuma informação sobre o que está acontecendo. Nossas telas nunca ligam, e temos apenas breves atualizações de áudio de Coin sobre a natureza das bombas. Certamente, a guerra ainda está sendo travada, mas quanto ao seu estado, estamos no escuro.Dentro do abrigo, a cooperação é a ordem do dia. Nós aderimos a um rigoroso cronograma para as refeições e exercícios, tomar banho e dormir. Pequenos períodos de socialização são concedidos para aliviar o tédio. Nosso espaço torna-se muito popular porque as crianças e os adultos têm um fascínio por Buttercup. Ele atinge o status de celebridade com seu jogo noturno de Gato Maluco.Criei a atividade por acidente alguns anos atrás, durante um blecaute de inverno. Basta mexer um feixe de luz ao redor no assoalho, e Buttercup tenta pegá-lo. Eu sou insignificante o suficiente para apreciá-lo, porque acho que o faz parecer estúpido. Inexplicavelmente, todos aqui pensam que ele é inteligente e agradável. Até mesmo me dão um conjunto especial de pilhas – um enorme desperdício – para ser usado para essa finalidade. Os cidadãos do 13 são realmente ávidos por entretenimento.É na terceira noite, durante o nosso jogo, que respondo a pergunta a corroer-me. O Gato Maluco se torna uma metáfora para a minha situação. Sou Buttercup. Peeta, a única coisa que quero tanto garantir, é a luz. Enquanto Buttercup sente que tem a chance de pegar a luz indescritível sob suas patas, ele está indignado com a agressão. (É assim que eu estou desde que saí da arena, com Peeta vivo.) Quando a luz se apaga completamente, Buttercup temporariamente fica perturbado e confuso, mas ele se recupera e avança para outras coisas. (Isso é o que aconteceria se Peeta morresse.) Mas a única coisa que envia Buttercup em uma pirueta é quando eu deixo a luz acesa, mas coloco-a irremediavelmente fora de seu alcance, no alto da parede, além até mesmo de suas habilidades de salto. Ele passa a seguir na parede, lamenta, e não pode ser consolado ou distraído. Ele é inútil até que eu desligue a luz. (Isso é o que Snow está tentando fazer para mim agora, só não sei de que forma o seu jogo segue.)Talvez essa percepção da minha parte seja tudo que Snow necessita. Pensar que Peeta estava em sua posse e sendo torturado para obter informações dos rebeldes foi ruim. Mas, pensar que ele está sendo torturado especificamente para me incapacitar é insuportável. E é sob o peso dessa revelação que eu realmente começo a me arruinar.Depois do Gato Maluco, somos direcionados para a cama. A energia elétrica estava indo e vindo, às vezes as lâmpadas queimam com brilho total, outras vezes piscam, e outras em escurecimento parcial. Na hora de dormir eles transformam as luzes para perto da escuridão e ativam as luzes de segurança em cada espaço.Prim, que decidiu que as paredes vão se sustentar, faz carinho em Buttercup na parte inferior do beliche. Minha mãe está na parte superior. Eu ofereço para tomar um beliche, mas elas me fazem manter o colchão no chão desde que eu me mexo bastante enquanto estou dormindo.Eu não estou me mexendo agora, com os músculos estão rígidos com a tensão que se mantêm junto comigo. A dor sobre o meu coração retornou, e a partir dela eu imagino fissuras minúsculas espalhando-se em meu corpo. Através do meu tronco, braços e pernas, por cima do meu rosto, deixando-o atravessado por fissuras. Uma boa sacudida de um míssil de abrigo e eu poderia quebrar em estranhos cacos afiados.Quando a inquietação se estabelece sobre o sono, eu cuidadosamente livro-me do meu cobertor e vou na ponta dos pés através da caverna para encontrar Finnick, sentindo, por algum motivo não especifico, que ele vai entender.Ele senta-se sob a luz de segurança no seu espaço, atando a corda, nem mesmo fingindo descansar. Enquanto eu sussurro a minha descoberta do plano de Snow para me quebrar, isso se elucida em mim. Esta estratégia é uma notícia muito velha para Finnick. É o que o arruinou.— Isto é o que eles estão fazendo com você, com Annie, não é? — pergunto.— Bem, eles não a prenderam porque pensaram que seria uma riqueza de informações dos rebeldes. Eles sabem que eu nunca teria arriscado dizer-lhe qualquer coisa assim. Para sua própria proteção.— Oh, Finnick. Sinto muito — eu digo.— Não, eu sinto muito. Por eu não te avisar, de qualquer maneira.De repente, surge uma memória. Eu estou amarrada à minha cama, louca de raiva e tristeza após o resgate. Finnick está tentando me consolar sobre Peeta. “Eles vão descobrir que ele não sabe coisa alguma bem rápido. E eles não vão matá-lo se acharem que podem usá-lo contra você.”— Você me avisou, no entanto. No aerobarco. Só que quando você disse que iam usar Peeta contra mim, eu pensei que você quis dizer como isca. Para atrair-me para a Capital de alguma forma.— Eu não devia ter dito nem isso. Era tarde demais para ser de alguma ajuda para você. Desde que eu não tinha avisado antes do Massacre Quaternário, eu deveria calar a boca sobre como Snow funciona.Finnick puxa o fim de sua corda, e um nó complicado se torna uma linha reta de novo.— É justamente o que eu não entendi quando te conheci. Após o seu primeiro Jogo, pensei que o romance inteiro foi uma atuação de sua parte. Todos esperávamos que você continuasse essa estratégia. Mas não foi até Peeta bater no campo de força e quase morrer, que eu... — Finnick hesita.Eu penso de volta na arena. Como eu chorava quando Finnick reviveu Peeta. O olhar de estranheza no rosto do Finnick. A maneira como ele desculpou meu comportamento, culpando a minha gravidez fingida.— Que você o quê?— Que eu soube que julguei mal. Que você o ama. Eu não estou dizendo de que forma. Talvez você não conheça a si mesma. Mas se qualquer um prestar atenção pode ver o quanto você se preocupa com ele — ele fala suavemente.Qualquer um? Na visita de Snow antes do Tour da Vitória, ele me desafiou a eliminar todas as dúvidas do meu amor por Peeta. Convença-me, disse Snow. Parece que, sob aquele céu rosa-choque com a vida de Peeta no limbo, finalmente eu o convenci. E ao fazê-lo, dei-lhe a arma que precisava para me arruinar.Finnick e eu sentamos por um longo tempo em silêncio, olhando os nós florescerem e desaparecerem, antes que eu possa perguntar:— Como você suporta isso?Finnick me olha com descrença.— Eu não suporto, Katniss! Obviamente, eu não suporto. Eu me arrasto para fora de pesadelos todas as manhãs e percebo que não há alívio acordado.Algo em minha expressão o para.— É melhor não dar isso a ele. É preciso dez vezes mais tempo para se colocar novamente em ordem do que é preciso para desmoronar.Bem, ele deve saber. Eu respiro fundo, me forçando de volta em uma única peça.— Quanto mais você puder se distrair, melhor — ele aconselha. — A primeira coisa amanhã, vamos conseguir a sua própria corda. Até então, pegue a minha.Passei o resto da noite no meu colchão obsessivamente fazendo nós, segurando-os para a inspeção de Buttercup. Se um parece suspeito, ele rouba-o fora do ar e morde-o algumas vezes para se certificar de que está morto. Pela manhã, meus dedos estão doloridos, e mesmo assim continuo.Passadas 24 horas de silêncio, Coin finalmente anuncia que podemos deixar o abrigo. Nossos alojamentos antigos foram destruídos pelos bombardeios. Todos devem seguir as instruções exatas para os compartimentos novos. Limpamos nossos espaços, como indicado, e nos enfileiramos obedientemente em direção à porta.Antes que eu esteja quase lá, Boggs aparece e puxa-me da fila. Ele sinaliza para Gale e Finnick se juntarem a nós. As pessoas se deslocam de lado para nos deixar próximos. Alguns chegam a sorrir para mim desde que o jogo Gato Maluco parece ter me feito mais amável.Saímos pela porta, subimos as escadas, no corredor de um dos elevadores multidirecionais e, finalmente, chegamos a Defesa Especial. Nada ao longo do nosso percurso foi danificado, mas ainda estamos muito no fundo.Boggs introduz-nos numa sala praticamente idêntica ao Comando. Coin, Plutarco, Haymitch, Cressida e todos em volta da mesa parecem esgotado. Alguém liberou finalmente o café – embora eu tenha certeza que é visto apenas como um estimulante de emergência – e Plutarco tem as duas mãos bem embrulhadas em torno da sua xícara, como se a qualquer momento ela pudesse ser tirada dele.Não há nenhuma conversa fiada.— Precisamos de vocês quatro na superfície — diz a presidente. — Vocês tem duas horas para conseguir mostrar a extensão dos danos do ataque, estabelecer que a unidade militar Treze permanece não apenas funcional, mas dominante, e, mais importante, que a Mockingjay ainda está viva. Alguma pergunta?— Podemos ter um café? — Finnick pergunta.Rapidamente xícaras são distribuídas. Eu olho com desgosto para o líquido preto brilhante, nunca fui muito fã da coisa, mas pensando que poderia me ajudar a ficar em pé. Finnick coloca um pouco de creme na minha xícara e estende a mão para o açucareiro.— Quer um cubo de açúcar? — ele pergunta em sua velha voz sedutora.Foi assim que nos conhecemos, com Finnick me oferecendo açúcar. Rodeado por cavalos e carros, fantasiados e pintados para a multidão, antes de sermos aliados. Antes que eu tivesse alguma ideia do que fazia. A memória realmente persuade um sorriso em mim.— Aqui, isso melhora o sabor — ele fala em sua voz real, jogando três cubos na minha xícara.Quando volto para ir me vestir como Mockingjay, pego Gale observando eu e Finnick infeliz. E agora? Será que ele realmente acha que algo está acontecendo entre nós? Talvez ele me tenha me visto ir para Finnick à noite. Eu passei o espaço dos Hawthornes para chegar lá. Acho que, provavelmente, ele esticou o pescoço para o caminho errado. Me investigando, descobrindo a companhia do Finnick, ao invés da sua. Bem, tudo bem. Eu tenho a corda queimando em meus dedos, mal consigo manter os olhos abertos, e uma equipe de filmagem está esperando por mim para fazer algo brilhante. E Snow tem Peeta. Gale pode pensar o que quiser.Na minha nova Sala de Produção na Defesa Especial, a minha equipe de preparação me joga dentro da minha roupa Mockingjay, arranja o cabelo e aplica uma maquiagem mínima antes mesmo do meu café esfriar. Em dez minutos, o elenco e a equipe do próximo Propos fazem a caminhada tortuosa para o exterior.Bebo meu café enquanto viajamos, pensando que o creme de leite e o açúcar melhoraram consideravelmente o seu sabor. Quando acabo com os resíduos que se instalaram no fundo do copo, sinto um zumbido ligeiro começar a correr pelas minhas veias.Depois de subir uma escada final, Boggs bate em uma alavanca que abre um alçapão. O ar fresco corre para dentro e eu tomo grandes goles e, pela primeira vez, me permito sentir o quanto eu odiava o abrigo. Saímos para a floresta, e minhas mãos percorrem a sobrecarga de folhas. Algumas estão apenas começando a mudar.— Que dia é hoje? — pergunto a ninguém em particular.Boggs me diz que setembro começa na próxima semana.Setembro. Isso significa que Snow teve Peeta em suas garras por cinco, talvez seis semanas. Examino uma folha em minha mão e vejo que estou tremendo. Eu não posso me fazer parar. Culpo o café e tento me concentrar em retardar a minha respiração, que está demasiado rápida para o meu ritmo.Buracos começam a cobrir o chão da floresta. Chegamos à nossa primeira cratera, trinta metros de largura e eu não posso dizer o quão profunda. Muito. Boggs diz que qualquer um dos dez primeiros níveis provavelmente foram destruídos. Nós saímos do buraco e continuamos.— Vocês podem reconstruir? — Gale pergunta.— Não tão cedo. Aquele não destruiu muito. Uns poucos geradores de segurança e uma granja de aves — diz Boggs. — Vamos simplesmente selá-lo.As árvores desaparecem quando entramos na área de dentro da cerca. As crateras são cercadas de uma mistura de antigos e novos destroços. Antes do bombardeio, muito pouco do atual 13 estava acima do solo. Alguns postos de guarda. A área de treinamento. Aproximadamente um metro do andar de cima do nosso prédio – onde a janela de Buttercup se projetava – com vários metros de aço em cima dela. Mesmo aquilo não foi feito para suportar mais do que um ataque superficial.— Quanto de margem o alerta do rapaz lhes deu? — pergunta Haymitch.— Cerca de dez minutos antes de nossos próprios sistemas já terem detectado os mísseis — Boggs responde.— Mas ajudou, não é? — eu pergunto.Eu não posso suportar se ele disser que não.— Absolutamente. A evacuação de civis foi concluída. Os segundos contam quando você está sob ataque. Dez minutos significam vidas salvas.Prim, eu penso. E Gale. Eles estavam no abrigo apenas alguns minutos antes do primeiro míssil chegar. Peeta poderia ter salvado eles. Adiciono os seus nomes à lista de coisas que eu nunca posso parar de dever a ele.Cressida tem a ideia de filmar-me em frente das ruínas do antigo Edifício da Justiça, que é uma espécie de piada desde que a Capital usou-o como pano de fundo para noticiar falsas transmissões por anos, para mostrar que o distrito já não existia. Agora, com o recente ataque, o Edifício da Justiça fica cerca de dez metros de distância da borda de uma nova cratera.Ao nos aproximarmos do que costumava ser a grande entrada, Gale aponta uma coisa e todo o grupo abranda. Eu não sei qual é o problema no início, mas depois vejo o solo coberto de rosas frescas cor-de-rosa e vermelhas.— Não as toque! — grito. — São para mim!O cheiro doentiamente doce bate no meu nariz, e meu coração começa a martelar contra meu peito. Então, eu não imaginava isso. A rosa na minha penteadeira. Antes de eu encontrar a segunda entrega de Snow. Hastes longas e belas cor de rosas e vermelhas, as mesmas flores que decoravam o cenário onde Peeta e eu realizamos nossa entrevista pós-vitória. Flores não foram feitas para um, mas para um casal de amantes.Eu explico para os outros o melhor que posso. Após a inspeção, elas parecem inofensivas, ainda que geneticamente melhoradas. Duas dúzias de rosas. Ligeiramente murchas. O mais provável é que as soltaram após o último bombardeio. Um grupo, em trajes especiais, recolhe-as e transportam-nas. Tenho certeza de que não vão encontrar nada de extraordinário nelas, no entanto. Snow sabe exatamente o que ele está fazendo comigo. É como ter Cinna espancado enquanto assisto do meu tubo de tributo. Concebido para desembaraçar-me.Então, tento recobrar as forças e lutar de volta. Mas como Cressida fica com Castor e Pollux no lugar, sinto minha ansiedade se construir. Eu estou tão cansada, tão intoxicada e tão incapaz de manter minha mente em nada além de Peeta desde que eu vi as rosas.O café foi um erro enorme. O que eu não precisava era um estimulante. Meu corpo treme de forma visível e eu não consigo respirar normalmente. Depois de dias no abrigo, estou vesga, não importa em que direção eu me viro, e a luz do sol dói. Mesmo com a brisa fresca, o suor escorre pelo meu rosto.— Então, o que exatamente você precisa de mim outra vez? — pergunto.— Apenas algumas linhas rápidas que mostram que está viva e continua lutando — Cressida fala.— Ok.Aproveito a minha posição e então estou olhando para a luz vermelha. Encarando. Encarando.— Lamento, eu não tenho nada.Cressida caminha até mim.— Você está se sentindo bem?Eu aceno. Ela puxa um pequeno pano de seu bolso e enxuga meu rosto.— Que tal a gente fazer a velha pergunta e resposta?— Sim. Isso ajudaria, eu acho.Cruzo os braços para esconder o tremor. Olho para Finnick, que me dá um sinal de aprovação com o polegar. Mas ele parece debilmente lindo.Cressida volta na posição agora.— Então, Katniss. Você sobreviveu ao bombardeio da Capital no Treze. Como isso se compara com o que você experimentou no chão do Oito?— Estávamos tão debaixo no chão desta vez, que não houve nenhum perigo real. O Treze está vivo e bem e... e eu...Minha voz corta em um som seco, rangendo.— Tente a fala de novo — Cressida aconselha. — O Treze está vivo e bem e eu também.Eu respiro, tentando forçar o ar para dentro do meu diafragma.— O Treze está vivo e eu...Não, está errado.Juro que ainda posso sentir o cheiro de rosas.— Katniss, apenas esta fala e você acabou por hoje. Eu prometo — diz Cressida. — O Treze está vivo e bem e eu também.Eu balanço meus braços para soltar-me. Coloco meus punhos em meus quadris. Em seguida, os solto ao meu lado. A saliva está enchendo minha boca com uma proporção ridícula e eu sinto vômito na parte de trás da minha garganta. Engulo em seco e abro meus lábios para que eu possa obter a linha estúpida e ir me esconder na floresta – e é quando eu começo a chorar.É impossível ser o Mockingjay. Impossível mesmo completar esta sentença. Porque agora eu sei que tudo que eu disser será arrancado diretamente no Peeta. Resultando em sua tortura. Mas não a sua morte, não, nada tão misericordioso quanto isso. Snow irá assegurar que sua vida seja muito pior que a morte.— Corta — ouço Cressida dizer calmamente.— O que há de errado com ela? — Plutarco diz baixinho.— Ela descobriu como Snow está usando Peeta — Finnick responde.Há algo como um suspiro coletivo de lamento do semicírculo de pessoas espalhadas diante de mim. Porque eu sei disso agora. Porque nunca haverá uma forma de eu não saber isso de novo. Porque, além da desvantagem militar que perder um Mockingjay implica, estou arruinada.Vários conjuntos de braços me abraçam. Mas no final, a única pessoa que eu realmente quero que me conforte é Haymitch, porque ele ama Peeta também. Eu estendo os braços para ele e digo algo parecido com o seu nome e ele está ali, me segurando e acariciando minhas costas.— Está tudo bem. Vai ficar tudo bem, querida.Ele senta-me em um comprimento de coluna de mármore quebrada e mantém um braço em volta de mim enquanto eu soluço.— Eu não posso mais fazer isso — digo.— Eu sei — ele responde.— Tudo o que posso pensar é... o que ele vai fazer para Peeta... porque eu sou o Mockingjay!— Eu sei.O braço de Haymitch se aperta em torno de mim.— Você viu? Quão estranho ele agiu? O que eles estão... fazendo... fazendo com ele?Estou com falta de ar entre soluços, mas eu consigo uma última frase.— A culpa é minha!E então eu cruzo algumas linhas sobre a histeria e há uma agulha em meu braço e o mundo me escapa.Deve ser forte, o que quer que injetaram em mim, porque se passa um dia inteiro antes de eu voltar. Meu sono não foi pacífico, entretanto. Tenho a sensação de sair de um mundo de escuridão, lugares assombrados onde eu viajava sozinha. Haymitch senta na cadeira ao lado da minha cama, sua pele cor de cera, os olhos avermelhados. Lembro-me de Peeta e começo a tremer de novo.Haymitch estende a mão e aperta meu ombro.— Está tudo bem. Vamos tentar pegar Peeta.— O quê?Isso não faz sentido.— Plutarco enviou uma equipe de resgate. Ele tem pessoas do lado de dentro. Ele acha que podemos conseguir Peeta de volta vivo.— Por que não fizemos antes?— Porque é caro. Mas todos concordam que isto é a coisa certa a fazer. É a mesma escolha que fizemos na arena. Para fazer o que for preciso para mantê-la. Não podemos perder o Mockingjay agora. E você não pode executar a menos que saiba que Snow não pode descontar em Peeta. — Haymitch me oferece um copo. — Aqui, beba alguma coisa.Eu lentamente me sento e tomo um gole de água.— O que quer dizer, caro?Ele dá de ombros.— Disfarces serão estragados. As pessoas podem morrer. Mas tenha em mente que elas estão morrendo todos os dias. E não é só Peeta, estamos tirando Annie para Finnick, também.— Onde está ele? — pergunto.— Atrás dessa tela, dormindo com seus sedativos. Ele se perdeu precisamente depois que você apagou — diz Haymitch.Eu sorrio um pouco, me sinto um pouco menos fraca.— Sim, foi um tiro realmente excelente. Vocês dois loucos e Boggs partindo para organizar a missão de pegar Peeta. Nós estamos oficialmente em reprises.— Bem, se Boggs está conduzindo, isso é uma vantagem — digo.— Oh, ele está no topo dela. Fui voluntário somente, mas ele fingiu não me notar balançando a mão no ar — Haymitch conta. — Vê? Ele já demonstrou bom senso.Algo está errado. Haymitch está tentando me animar um pouco demais. Não é realmente o seu estilo.— Então, quem se ofereceu?— Acho que foram sete no total — ele fala evasivamente.Eu tenho um sentimento ruim na boca do estômago.— Quem mais, Haymitch? — insisto.Haymitch finalmente derruba o ato de bondade.— Você sabe quem mais, Katniss. Você sabe quem se voluntariou em primeiro lugar.Claro que eu sei.Gale.


Nenhum comentário:

Postar um comentário