quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 21





Isso compõe dois pedidos pela morte de Peeta em menos de uma hora.— Não seja ridículo — diz Jackson.— Eu acabei de assassinar um membro de sua esquadra! — Peeta grita.— Você empurrou-o para longe. Não poderia saber que engatilharia a rede no exato lugar — Finnick fala, tentando acalmá-lo.— Quem se preocupa? Ele está morto, não está?Lágrimas começam a correr para baixo da face de Peeta.— Eu não sei. Eu nunca tinha me visto assim antes. Katniss está certa. Eu sou o monstro. Eu sou a mutação. Eu sou aquele que Snow transformou em uma arma!— Não é sua culpa, Peeta — diz Finnick.— Você não pode me prender com você. É só uma questão de tempo antes que eu mate outra pessoa — Peeta olha em volta dos nossos rostos em conflito. — Talvez vocês pensem que é uma maneira de me poupar. Deixem-me pesar minhas chances. Mas isso é a mesma coisa que me ceder para a Capital. Vocês pensam que me fazem um favor me enviando de volta para Snow?Peeta. De volta nas mãos de Snow. Torturado e atormentado até nenhum pedaço de seu caráter padrão nunca emergir novamente.Por alguma razão, última estrofe de “A Árvore-forca” começa a correr através de minha cabeça. Aquela onde o homem prefere a morte de seu amor do que ter sua face na maldade que aguarda ela no mundo.
Você vem, você vemPara a árvore      Usar um colar de corda, e ficar ao meu ladoCoisas estranhas aconteceram aquiNão mais estranho seriaSe nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca.
— Eu matarei você antes que aconteça — diz Gale. — Eu prometo.Peeta hesita, como se considerando a confiabilidade dessa oferta, e então sacode sua cabeça.— Isso não é bom. De que forma se você não estiver lá para fazer isso? Eu preciso de uma daquelas pílulas de veneno como o resto de vocês têm.Amora negra. Há uma pílula no campo, na fenda especial sobre a manga de meu traje Mockingjay. Mas há outra no bolso do peito do meu uniforme. Interessante que eles não emitiram uma para Peeta. Possivelmente Coin pensa que ele poderia usá-la antes de ele ter a oportunidade de me matar.Seria incerto se Peeta pensasse em se matar agora, para nos poupar de assassiná-lo, ou somente se a Capital pegá-lo prisioneiro outra vez. No estado em que ele está, espero que seja cedo do que tarde. Eu certamente faria a coisa fácil para o resto de nós. Não tendo que atirar nele. Eu certamente simplificaria o problema de conduta com seu episódio de homicídio.Não sei se são os pods, o medo, ou assistir Boggs morrer, mas eu sinto toda a arena de volta em mim. É como se eu nunca a tivesse deixado, realmente. Uma vez novamente eu estou batalhando não somente pela minha própria sobrevivência, mas pela de Peeta também. Quão satisfatório, quão interessante isso seria para Snow me ter matando-o. Para ter a morte de Peeta em minha consciência para todo o resto de minha vida.— Não é o momento — eu digo. — Você está em uma missão. E é necessário para completá-la. — Eu olho para o resto do grupo. — Acham que nós podemos encontrar alguma comida aqui?Além do kit médico e câmeras, nós não temos nada exceto nossos uniformes e armas.Metade de nós permanece para vigiar Peeta ou manter um olho na transmissão de Snow, enquanto os outros caçam por alguma coisa para comer. Messalla prova ter mais valor porque ela viveu em uma réplica semelhante desse apartamento e sabe onde as pessoas estariam mais aptas a guardar comida. Como quando há um espaço de armazenagem ocultado por um painel de espelho no quarto, ou quão fácil é apagar a tela de ventilação na entrada. Então apesar dos armários da cozinha estarem vazios, nós achamos trinta enlatados bons e várias caixas de biscoitos.O armazenamento escondido repugna os soldados criados no 13.— Isso não é ilegal? — Leeg 1 pergunta.— Pelo contrário, na Capital você seria considerado estúpido se não fizesse isso — Messalla responde. — Mesmo antes do Massacre Quaternário, pessoas estavam começando a estocar os suprimentos escassos.— Enquanto outros ficavam sem — diz Leeg 1.— Certo. É como funciona aqui.— Felizmente, ou nós não teríamos jantar — Gale comenta. — Todo mundo pegue uma lata.Alguns de nossa companhia parecem relutantes com a divisão, mas esse é um método tão bom como qualquer outro. Eu não estou realmente no ânimo para dividir qualquer coisa em onze partes iguais, pesando a idade, peso corporal e rendimento físico. Eu me empurro em volta da pilha, para arrumar alguma sopa de bacalhau, quando Peeta pega uma lata para mim.— Aqui.Eu pego, não sabendo o que esperar. O rotulo diz Ensopado de Cordeiro.Eu pressiono meus lábios junto com as memórias da chuva caindo através das pedras, minha absurda tentativa de namoro, e o aroma do meu prato favorito da Capital no ar frio. Então alguma parte disso precisa mesmo estar em sua cabeça, entretanto. Quão felizes, quão famintos, quão perto nós estávamos quando aquela cesta de piquenique chegou fora da nossa caverna.— Obrigada. — Eu abro a tampa. — Ainda tem ameixas secas.Eu entorto a tampa e uso-a como uma colher, escavando um bocado dentro da minha boca. Agora esse lugar tem o gosto da arena, também.Nós estamos passando em volta uma caixa de uns biscoitos gostosos, cheios de creme, quando o bip começa novamente. O brasão de Panem ilumina a tela e permanece lá enquanto o hino toca. E então eles começam a mostrar imagens dos mortos, justamente como eles faziam com os tributos na arena. Eles começam com as quatro faces da nossa equipe de TV, seguindo por Boggs, Gale, Finnick, Peeta e eu. Exceto por Boggs, eles não se preocuparam com os soldados do Distrito 13, porque não têm ideia de quem eles são ou porque sabem que eles não significam nada para a audiência.Então o homem aparece sozinho, sentado em sua escrivaninha, uma bandeira disposta atrás dele, a fresca rosa branca cintilando em sua lapela. Acho que ele deve ter tido recentemente mais trabalho, porque seus lábios estão mais inchados do que o usual. E sua equipe de preparação realmente precisou usar uma leve mão com seu rubor.Snow congratula os Pacificadores por um trabalho de mestre, honrando-os por libertar o país da ameaça chamada Mockingjay. Com minha morte, ele prediz uma transformação do curso da guerra, desde que os rebeldes desmoralizados não tenham ninguém para seguir.E o que eu fui, realmente? Uma pobre, instável garota com um pequeno talento com arco e flecha. Não uma grande pensadora, não a idealizadora da rebelião, meramente um rosto arrancado da plebe porque eu tinha pegado a atenção da nação com meu desafio nos Jogos. Mas necessariamente, assim absolutamente necessariamente, porque os rebeldes não tem um líder real entre eles.Em algum lugar no Distrito 13, Beetee acerta uma manobra, porque agora não é Presidente Snow, mas Presidente Coin que está olhando para nós. Ela introduz a si mesma para Panem, identificando-se como a líder da rebelião, e então dá meu elogio fúnebre. Aplausos para a garota que sobreviveu à Costura e aos Jogos Vorazes, e então transformou um país de escravos em um exército de lutadores livres.— Morta ou viva, Katniss Everdeen permanecerá como o rosto dessa rebelião. Se você já hesitou na sua determinação, pense na Mockingjay, e nela você achará a força que você precisa para libertar Panem desses opressores.— Eu não tinha ideia do quanto eu significava para ela — digo, o que provocou uma risada em Gale e olhares de questionamentos dos outros.Vem uma foto minha severamente alterada parecendo bonita e forte com um feixe de chamas tremeluzindo atrás de mim. Nenhuma palavra. Nenhum slogan. Meu rosto é tudo o que eles precisam agora.Beetee dá o controle de volta para um muito controlado Snow. Tenho a impressão de que o presidente pensava que o canal de emergência fosse impenetrável, e alguém terminará morto nessa noite pelo o que aconteceu.— Amanhã de manhã, quando nós puxarmos o corpo de Katniss Everdeen das cinzas, veremos exatamente como a Mockingjay é. Uma garota morta que não poderia salvar ninguém, nem mesmo ela mesma.Selo, hino e fim.— Exceto que você não a achará — Finnick fala para a tela vazia, exprimindo o que nós todos provavelmente estamos pensando.O prazo foi dado. Uma vez que ele cavar através daquelas cinzas e descobrir ter perdido onze corpos, eles saberão que nós escapamos.— Nós podemos ganhar a dianteira sobre eles pelo menos — eu digo.De repente estou muito cansada. Tudo o que preciso é deitar no próximo sofá estofado verde e ir dormir. Para me envolver em um acolchoado feito de pele de coelho e ganso. Em vez disso, puxo o Holo e insisto que Jackson me fale dos mais importantes comandos básicos – que são realmente sobre entrada de coordenadas do semelhante mapa gradeado com interseções – assim eu realmente posso no mínimo começar a me fazer operar a coisa.Como o Holo projeta nossos arredores, eu sinto meu coração afundar ainda mais. Nós precisamos nos mover atentos para o alvo crucial, porque o número de pods foi visivelmente ampliado. Como nós podemos possivelmente nos mover adiante dentro desse buquê de luzes cintilantes sem sermos descobertos? Nós não podemos. E se nós não podemos, seremos pegos como pássaros em uma rede.Decido que é melhor não adotar qualquer tipo de atitude superior quando estou com essas pessoas. Especialmente quando meus olhos se mantêm impulsionados para aquele sofá verde.— Alguma ideia?— Por que nós não começamos excluindo nossas possibilidades? — sugere Finnick. — A rua não é possível.— Os telhados estão exatamente tão ruins quanto a rua — diz Leeg 1.— Nós até podemos ter a chance de sair, indo pelo caminho que viemos — Homes fala. — Mas isso significaria uma missão fracassada.Uma pancada de culpa me atinge desde que eu tenho fabricado essa missão.— Nunca foi planejado para todos nós irmos juntos. Vocês somente tiveram o infortúnio de estar comigo.— Bem, isso é um ponto inútil. Nós estamos com você agora — diz Jackson. — Então, não podemos permanecer no lugar. Não podemos nos mover para cima. Não podemos nos mover lateralmente. Eu acho que somente resta uma opção.— Subsolo — diz Gale.Subsolo. Que eu odeio. Como minas, túneis e o Distrito 13. Subsolo, onde eu temo morrer, o que é estúpido, porque mesmo se eu morrer acima do solo, a próxima coisa que eles farão é me enterrar no subsolo de qualquer forma.O Holo pode mostrar o subterrâneo tão bem quanto os pods das ruas. Eu vejo que quando nós vamos para o subsolo, as limpas, confiantes linhas da rua plana estão entrelaçadas com torções, virando uma confusão de túneis. Os pods parecem menos numerosos, entretanto.Duas portas para baixo, um tubo vertical conecta nossa fileira de apartamentos com os túneis. Para alcançar o tubo do apartamento, nós precisaremos nos espremer através de um poço de manutenção que corre o comprimento dos edifícios. Podemos entrar no poço através da parte de trás do espaço do closet no segundo andar.— Ok, então. Vamos fazer parecer como se nós nunca estivemos aqui — falo.Nós apagamos todos os sinais de nossa estadia. Jogamos as latas vazias através de uma rampa de lixo, guardando as cheias para mais tarde, retirando a almofada do sofá suja com sangue, limpando traços do gel do azulejo. Não há conserto para o trinco da porta da frente, mas nós trancamos um segundo ferrolho, o que no mínimo manteria a porta fechada.Finalmente há somente Peeta com o que argumentar. Ele se planta no sofá azul, recusando-se a se mover.— Eu não vou. Eu revelarei suas posições ou machucarei alguém diferente.— As pessoas de Snow vão achar você — Finnick diz.— Então me deixem uma pílula. Eu só a usarei se precisar — Peeta rebate.— Essa não é uma opção. Venha junto — Jackson ordena.— Ou o quê? Vai atirar em mim? — pergunta Peeta.— Nós te apagaremos e o arrastaremos conosco — Homes responde. — O que igualmente nos atrasaria e nos colocaria em risco.— Parem de ser nobres! Eu não me preocupo em morrer! — Ele se vira para mim, suplicando agora. — Katniss, por favor. Você não vê que eu preciso estar fora disso?A desgraça é que eu posso ver. Por que eu não posso somente o deixar ir? Deslizar para ele uma pílula, puxar o gatilho? É porque eu meu importo muito com Peeta ou muito com deixar Snow vencer? Me transformei em uma peça no meu Jogo privado? O que é desprezível, mas eu não estou certa de que isso é indigno de mim. Se isso fosse verdade, seria gentil matar Peeta aqui e agora. Mas, por melhor ou pior, eu não sou motivada por gentileza.— Nós estamos perdendo tempo. Você vem voluntariamente ou fará nós o derrubarmos?Peeta enterra sua face em suas mãos por uns poucos momentos, então se levanta para se juntar a nós.— Nós devemos libertar suas mãos? — Leeg 1pergunta.— Não! — Peeta rosna para ela, puxando seus punhos para perto de seu corpo.— Não — eu ecoo. — Mas eu quero a chave.Jackson passa isso sem uma palavra. Eu escorrego para dentro do meu bolso das calças, onde ela estala contra a pérola.Quando Homes abre a pequena porta de metal para o poço de manutenção, nós encontramos outro problema. Não há modo de as carapaças de inseto serem capazes de se ajustar através da estreita passagem. Castor e Pollux as removem e destacam as câmeras de emergência. Cada uma é do tamanho de uma caixa de sapato e provavelmente funcionam bem. Messalla não pode pensar em qualquer coisa melhor para esconder as volumosas carapaças, então nós terminamos largando-as no closet. Deixando assim uma fácil trilha para nos seguir me frustrando, mas o que poderíamos fazer?Mesmo em uma fila única, segurando nossos pacotes e andando do lado, é um ajuste apertado. Nós evitamos nosso caminho para o próximo primeiro apartamento, e pausamos no segundo. Neste apartamento, um dos quartos tem uma porta marcada utilidades em vez de banheiro. Atrás da porta está a sala com a entrada para o tubo.Messalla franze as sobrancelhas para a enorme tampa circular, por um momento retornando para seu próprio mundo exagerado.— Isso é porque ninguém nunca desejou a unidade central. Trabalhadores vêm e vão a qualquer hora e nenhum tem um segundo banheiro. Mas o aluguel é consideravelmente reduzido. — Então ela percebe a divertida expressão de Finnick e adiciona: — Não faça caso.A tampa do tubo é simples de se abrir. Uma ampla escada com degraus de borracha permite uma rápida e fácil descida para as entranhas da cidade. Nós nos reunimos no fundo da escada, aguardando que nossos olhos se ajustem às obscuras tiras de luz, respirando a mistura de produtos químicos, fungos e água de esgoto.Pollux, pálido e suado, alcança e agarra o pulso de Castor. Como se ele pudesse cair se não houvesse alguém para firmá-lo.— Meu irmão trabalhou aqui embaixo depois de ele vir a ser um Avox — diz Castor.É claro. Quem mais eles pegariam para suportar essas desagradáveis, fedidas passagens minadas com pods?— Levou cinco anos antes de nós sermos capazes de comprar seu caminho para o nível do chão. Não viu o sol uma vez.Sob melhores condições, um dia com menos horrores e mais descanso, alguém sem dúvida saberia o que falar. Mas nós todos permanecemos lá por um longo tempo tentando formular uma resposta.Finalmente Peeta se vira para Pollux.— Bem, então você justamente veio a ser nosso mais valioso recurso.Castor ri e Pollux maneja um sorriso.Nós estamos na metade do caminho no primeiro túnel quando eu percebo o que foi tão notável sobre a resposta. Peeta soou como seu velho eu, aquele que poderia sempre pensar a coisa certa a se dizer quando ninguém mais poderia. Irônico, encorajador, um pouco engraçado, mas não à custa de qualquer um.Eu olho de volta para ele enquanto ele caminha junto com seus guardas designados, Gale e Jackson, seus olhos fixos no chão, seus ombros encurvados para frente. Tão desanimado. Mas por um momento, ele estava realmente aqui.O que Peeta falou está certo. Pollux se transformou em algo com o valor de 10 Holos. Há uma simples rede de extensos túneis que diretamente correspondem para a principal rua plana acima, basicamente as principais avenidas e cruzamentos de ruas. É chamado de Transferência, desde que pequenos caminhões usam o caminho para entregar mercadorias em volta da cidade.Durante o dia, muitos pods são desativados, mas à noite isso é um campo minado. De qualquer modo, centenas de passagens adicionais, poços de utilidades, trilhos de trem e tubos de drenagem formam uma grande confusão. Pollux sabe detalhes que conduziriam um recém-chegado a um desastre, como quais ramificações podem requerer máscaras de gás, ter circuitos elétricos ou ratos do tamanho de castores. Ele nos alerta para o fluxo de água que corre através dos canos de esgoto periodicamente, antecipando a hora em que os Avoxes estariam trocando turnos, nos orientando a respeito de gases venenosos, tubos obscuros para evitar a próxima silenciosa passagem de trens de carga.O mais importante, ele tem conhecimento das câmeras. Há várias aqui em baixo neste obscuro, nebuloso lugar, exceto na Transferência. Mas nós nos mantemos bem fora de seu caminho.Sob a orientação de Pollux, nós fazemos um bom tempo – extraordinário tempo, se você comparar com nossa viagem acima do solo. Depois de quase seis horas, a fadiga me toma. São três da manhã, então imagino que nós temos poucas horas antes de nossos corpos serem descobertos perdidos, e eles procurarão através do pedregulho de todo o bloco de apartamentos no caso de nós termos tentado escapar através dos poços, e a caçada começa.Quando sugiro que nós repousemos, ninguém objeta. Pollux acha uma pequena sala de aquecimento zunindo com máquinas dispostas com alavancas e relógios. Ele levanta seu dedo para indicar que nós precisamos estar fora em quatro horas. Jackson trabalha em um horário de guarda, e, desde que não estou no primeiro turno, eu me aperto no comprimido espaço entre Gale e Leeg 1 e imediatamente durmo.Parece que somente minutos se passaram quando Jackson me sacode, me falando que estou de vigia. São seis horas, e em uma hora nós precisamos estar em nosso caminho. Jackson me fala para comer uma lata de comida e manter um olho em Pollux, que insistiu em estar de guarda a noite toda.— Ele não pode dormir aqui em baixo.Eu me arrasto em um estado de relativa vigilância, comendo uma lata de batata e ensopado de feijão, e sento contra a parede que reveste a porta. Pollux parece totalmente acordado. Ele está provavelmente revivendo aqueles cinco anos de detenção toda noite. Pego o Holo e manejo para entrar nossa grade de coordenadas e escanear os túneis. Como esperado, mais pods estão registrados, concluindo que nós nos movemos em direção à Capital.Por um tempo, Pollux e eu clicamos ao redor do Holo, vendo que armadilhas jazem aqui. Quando minha cabeça começa a girar, passo o aparelho para ele e me inclino de volta contra a parede. Eu olho para baixo para os soldados dormindo, equipe e amigos, e quero saber quantos de nós nunca verão o sol novamente.Quando meus olhos caem em Peeta, cuja cabeça descansa diretamente perto de meus pés, vejo que ele está acordado. Desejo poder descobrir o que está em sua mente, que eu pudesse ir lá dentro e esclarecer a desordem de mentiras. Quando decido por alguma coisa eu posso falar.— Você tem se alimentado? — pergunto.Um leve balanço em sua cabeça indica que ele não tem. Eu abro uma lata de galinha e sopa de arroz e passo para ele, mantendo a tampa no caso dele tentar cortar seus pulsos ou qualquer coisa. Ele se senta e inclina a lata, fazendo barulho ao engolir a sopa sem real preocupação de mastigar. O fundo da lata reflete as luzes das máquinas, e eu recordo alguma coisa que está ardendo de volta na minha mente desde ontem.— Peeta, quando você perguntou sobre o que aconteceu para Darius e Lavinia, e Boggs falou para você que foi real, você falou que você pensava que sim. Porque não havia nada brilhante sobre aquilo. O que você quis dizer?— Oh. Eu não sei exatamente como explicar isso — ele me fala. — No começo, tudo era exatamente uma confusão completa. Agora eu posso separar certas coisas. Penso que há um modelo emergindo. As memórias que eles alteraram com o veneno de teleguiada têm essa estranha qualidade sobre elas. Como se fossem tão intensas ou as imagens não são estáveis. Você lembra como foi quando nós fomos picados?— Árvores despedaçadas. Havia borboletas coloridas e gigantes. Eu caí em uma fossa de bolhas laranjas — eu penso mais sobre isso. — Bolhas laranjas vibrantes.— Certo. Mas nada sobre Darius ou Lavinia foi como isso. Eu não acho que eles tinham me dado qualquer veneno ainda — ele diz.— Bem, o que é bom, não é? — pergunto. — Se você pode separar os dois, então pode descobrir o que é verdade.— Sim. E se eu pudesse criar asas, eu poderia voar. Só que pessoas não podem criar asas. Real ou não real?— Real — eu digo. — Mas pessoas não precisam de asas para sobreviver.— Mockingjays precisam.Ele termina a sopa e retorna a lata para mim.Na luz fluorescente, os círculos sob seus olhos são como contusões.— Ainda há tempo. Você pode dormir.Sem resistência, ele deita para baixo, mas somente fita a agulha sobre um dos relógios enquanto ela estremece para o lado. Lentamente, como eu faria com um animal ferido, minha mão se estica e toca uma onda de cabelo da sua testa. Ele congela com meu toque, mas não recua. Então eu continuo gentilmente alisando para baixo seu cabelo. Essa é primeira vez que eu voluntariamente o toco deste a última arena.— Você ainda está tentando me proteger. Real ou não real? — ele murmura.— Real — eu respondo. Isso parece requerer mais informação. — Porque isso é o que você e eu fazemos. Protegemos cada um o outro.Depois de um minuto ou mais, ele deriva para o sono.Pouco tempo antes das sete, Pollux e eu nos movemos entre os outros, despertando-os. Há os costumeiros bocejos e suspiros que acompanham o acordar. Mas meus ouvidos estão assimilando alguma coisa a mais, também. Quase como um assobio. Talvez isso seja somente vapor escapando de um tubo ou o distante chiado de um dos trens...Eu silencio o grupo para ter uma melhor interpretação disso. Há um assobio, sim, mas não é um som prolongado. Mais como múltiplas emanações que formam palavras. Uma só palavra. Ecoando por todos os túneis. Uma palavra. Um nome. Repetido mais e mais novamente.                                               Katniss.



Nenhum comentário:

Postar um comentário