terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 26




O hino começa, mas não há rostos no céu esta noite. A audiência estará agitada, com sede de sangue. A armadilha de Beetee é uma promessa suficiente, no entanto, porque os Gamemakers não enviaram outros ataques. Talvez eles estejam apenas curiosos para ver se ela vai funcionar.
No que Finnick e eu julgamos ser cerca de nove horas, deixamos nosso acampamento de cascas espalhadas, atravessamos para a praia de doze horas e começamos a caminhada em silêncio até a árvore do relâmpago, à luz da lua. Nossos estômagos cheios nos tornam mais à vontade e sem fôlego do que estávamos na subida da manhã. Eu começo a me arrepender dessa última dúzia de ostras.
Beetee pede para Finnick ajudá-lo, e o resto de nós fica de vigia. Antes que ele mesmo atribua qualquer tipo de fio para a árvore, Beetee desenrola metros e metros do material. Ele tem Finnick segurando firmemente em torno de um galho quebrado e o coloca no chão. Então, eles estão em cada lado da árvore, passando o carretel para trás como que para envolver o fio ao redor do tronco. A princípio, parece arbitrário, então eu vejo um padrão, como um intrincado labirinto, aparecendo à luz do luar ao lado de Beetee. Eu me pergunto se faz alguma diferença a forma como o fio é colocado, ou se isto é apenas para acrescentar à especulação do público. Aposto que a maioria deles sabe tanto sobre eletricidade quanto eu.
O trabalho no tronco fica completo apenas quando ouvimos a onda começar. Eu realmente nunca percorri o ponto perto das dez horas que estoura. Deve haver algum acúmulo, depois a onda em si, e então as consequências das enchentes. Mas o céu me diz que são 10:30.
É quando Beetee revela o resto do plano. Uma vez que nos movemos mais rapidamente por entre as árvores, ele quer que Johanna e eu levemos a bobina para baixo através da selva, desenrolando o fio à medida que avançamos. Temos que colocá-lo na praia de doze horas e soltar o carretel de metal, com o que resta, profundamente na água, certificando-se que ele afunde. Então correr para a selva. Se formos agora, neste momento, devemos fazê-lo em segurança.
— Eu quero ir com elas como um vigia — Peeta diz imediatamente.
Após o momento com a pérola, eu sei que ele está menos disposto do que nunca para me deixar sair de seus olhos.
— Você é muito lento. Além disso, eu preciso de você para o final. Katniss vigiará — diz Beetee. — Não há tempo para debater isso. Sinto muito. Se as meninas quiserem sair de lá vivas, eles precisam se mexer agora.
Ele estende a bobina para Johanna.
Eu não gosto do plano mais do que Peeta gosta. Como posso protegê-lo à distância? Mas Beetee está certo. Com a perna, Peeta é muito lento para descer a encosta no tempo. Johanna e eu somos as mais rápidas e mais firmes no chão da floresta. Eu não consigo pensar em outra alternativa. E se confio em alguém aqui além de Peeta, é Beetee.
— Está certo — Peeta concorda. — Bem, basta soltar a bobina e voltar direto.
— Não para a zona do raio — Beetee me lembra. — Vão para a árvore do setor de um-para-duas horas. Se vocês acharem que estão correndo contra o tempo, passem mais um. Nem pense em voltar para a praia, no entanto, até que eu possa avaliar o dano.
Pego o rosto de Peeta com minhas mãos.
— Não se preocupe, vejo você à meia-noite. — Dou-lhe um beijo e antes que ele possa objetar qualquer coisa, eu o deixo para ir com Johanna. — Preparada?
— Porque não? — Johanna diz com um encolher de ombros.
Ela está claramente mais feliz em estarmos trabalhando juntas do que eu estou. Mas todos nós alcançamos a armadilha de Beetee.
— Você vigia, eu desenrolo. Podemos trocar depois.
Sem uma discussão mais aprofundada, descemos a ladeira. Na verdade, há muito pouca discussão entre nós em tudo. Nós nos movemos muito rápido, uma manejando a bobina, a outra observando o relógio. Cerca de metade do caminho para baixo, nós ouvimos os cliques começarem a aumentar, indicando que são depois de onze horas.
— É melhor nos apressar — Johanna anuncia. — Se quisermos colocar uma boa distância entre nós e a água antes de estourar um raio. Apenas no caso de Parafuso ter calculado um pouco mal.
— Eu vou levar a bobina por um tempo — digo.
É um trabalho mais duro que o de vigiar, e ela já teve um turno longo.
— Aqui — Johanna diz me passando a bobina.
Ambas as nossas mãos ainda estão no cilindro de metal, quando há uma ligeira vibração. De repente, o fino fio dourado de cima retrocede para nós, se ajuntando em laços emaranhados e ondas em torno de nossos pulsos. Em seguida, a extremidade cortada se enrola em nossos pés.
Leva apenas um segundo para registrar essa virada rápida de eventos. Johanna e eu olhamos uma para a outra, mas nenhuma de nós tem que dizer isso. Alguém não muito acima de nós cortou o fio. E eles estarão sobre nós a qualquer momento.
Minha mão se liberta do fio e acaba de fechar nas penas de uma flecha quando o cilindro de metal se choca com o lado da minha cabeça. A próxima coisa que eu sei é que estou deitada de costas nas trepadeiras, uma dor terrível na minha têmpora esquerda. Algo está errado com os meus olhos. Minha visão embaçada entra e sai de foco, quando me esforço para transformar as duas luas flutuando no céu em uma. É difícil para respirar, e eu percebo Johanna sentada no meu peito, prendendo-me nos ombros, com os joelhos.
Há uma facada no meu antebraço esquerdo. Eu tento empurrá-la longe, mas ainda estou muito incapacitada. Johanna escava alguma coisa, acho que a ponta de sua faca, na minha carne, girando ao redor. Há um excruciante rasgo e uma sensação de calor escorre pelo meu punho, enchendo minha mão. Ela golpeia meu braço e reveste metade do meu rosto com o meu sangue.
— Fique abaixada! — ela assobia.
Seu peso sai do meu corpo e eu estou sozinha.
Fique abaixada? Eu penso. O quê? O que está acontecendo? Meus olhos fechados, bloqueando o mundo incoerente, quando eu tento dar sentido à minha situação.
Tudo o que posso pensar é Johanna empurrando Wiress na praia. “Somente fique abaixada, sim?” Mas ela não atacou Wiress. Não assim. Eu não sou Wiress, de qualquer maneira. Eu não sou louca. “Somente fique abaixada, sim?” ecoa dentro do meu cérebro.
Passo a passo vêm. Dois pares. Pesados, não tentando esconder os seus paradeiros.
A voz do Brutus.
— Ela está bem morta! Vamos lá, Enobaria!
Pés entrando na noite.
Eu estou? Eu derivo dentro e fora da consciência à procura de uma resposta. Eu estou boa como morta? Não estou em posição para fazer um argumento em contrário. Na verdade, o pensamento racional seria uma luta. Isto é o que eu sei. Johanna me atacou. Esmagando o cilindro na minha cabeça. Cortando meu braço, fazendo provavelmente irreparáveis danos às veias e artérias, e, em seguida, Brutus e Enobaria aparecem antes que ela tivesse tempo de acabar comigo.
A aliança acabou. Finnick e Johanna devem ter tido um acordo para se voltar contra nós esta noite. Eu sabia que nós deveríamos tê-los deixado esta manhã. Eu não sei onde Beetee se posiciona. Mas eu fiz um jogo justo, e assim Peeta o fez.
Peeta! Meus olhos se abrem em pânico. Peeta está esperando na árvore, confiante e desprevenido. Talvez Finnick até mesmo já o matou.
— Não — eu sussurro.
O fio foi cortado a uma distância curta afastada pelos Carreiristas. Finnick, Beetee e Peeta – eles podem não saber o que está acontecendo aqui.
Eles só podem estar se perguntando o que aconteceu, porque o fio foi está folgado ou até mesmo suspenso em volta da árvore. Isso, por si só, não pode ser um sinal para matar, pode? Certamente esta foi a hora que apenas Johanna decidiu que havia chegado para quebrar com a gente. Matar-me. Fugir dos Carreiristas. Então influenciar Finnick a lutar o mais rapidamente possível.
Eu não sei. Eu não sei. Eu só sei que eu tenho que voltar para Peeta e mantê-lo vivo. É preciso cada medida de vontade que tenho para me empurrar para cima em uma posição sentada e me arrastar até o lado de uma árvore com meus pés. É sorte que eu tenho algo para segurar, porque a selva se inclina para trás e para frente. Sem qualquer aviso, eu me inclino para frente e vomito a festa do marisco, ofegando até não poder estar mais nenhuma ostra restando no meu corpo. Tremendo e escorregadia de suor, avalio a minha condição física.
Quando eu levanto o meu braço danificado, sangue esguicha na minha cara e o mundo faz outra mudança alarmante. Eu espremo os olhos fechados e me agarro à árvore até que as coisas fiquem um pouco mais estáveis. Então dou alguns passos com cuidado para uma árvore vizinha, retiro um pouco de musgo, e sem examinar a ferida ainda mais, coloco como curativo no meu braço.
Melhor. Definitivamente melhor não ver. Então, permito que a minha mão toque timidamente a cabeça ferida. Há um enorme inchaço, mas não muito sangue. Obviamente, tenho alguns danos internos, mas não me parece em risco de sangrar até a morte. Pelo menos não a minha cabeça.
Eu seco minhas mãos no musgo e começo um aperto instável no meu arco, com meu braço esquerdo danificado. Firmo uma seta no entalhe para o fio. Faço meus pés subirem a encosta.
Peeta. Meu desejo de morrer. Minha promessa. Para mantê-lo vivo. Meu coração levanta um pouco quando percebo que ele deve estar vivo porque nenhum canhão foi disparado. Talvez Johanna estivesse agindo sozinha, sabendo que Finnick ficaria do lado dela uma vez que suas intenções fossem claras. Embora seja difícil de adivinhar o que se passa entre os dois. Eu penso em como ele olhou a sua confirmação antes de concordar em ajudar a definir a armadilha de Beetee. Há uma muito mais profunda aliança com base em anos de amizade e quem sabe mais o quê. Portanto, se Johanna se voltou contra mim, eu não deveria mais confiar Finnick.
Eu chego a essa conclusão apenas alguns segundos antes de ouvir alguém correndo ladeira abaixo na minha direção. Nem Peeta nem Beetee conseguem se mexer nesse ritmo. Eu mergulho atrás de uma cortina de cipós, ocultando-me na hora certa.
Finnick voa por mim, sua pele sombria com o remédio, saltando através da vegetação rasteira como um cervo. Ele logo chega ao ponto do meu ataque, vendo o sangue.
— Johanna! Katniss! — ele chama.
Eu me obrigo a ficar até que ele vai à direção que Johanna e os Carreiristas tomaram.
Me movo tão rapidamente quanto posso sem transformar o mundo em um turbilhão. Minha cabeça pulsa com o ritmo rápido do meu coração. Os insetos, possivelmente animados pelo cheiro de sangue, aumentaram os seus cliques até que é um barulho contínuo nos ouvidos. Não, espere. Talvez meus ouvidos estejam realmente ressonantes com o golpe. Quando os insetos se calarem, será impossível dizer. Mas quando os insetos ficarem silenciosos, os raios vão começar. Eu tenho que me mover mais rápido. Eu tenho que pegar Peeta.
boom de um canhão me ergue por um momento. Alguém morreu. Eu sei que, com todos correndo em volta armados e com medo agora, poderia ser qualquer um. Mas quem quer que seja, acredito que a morte estará desencadeando uma espécie de vale-tudo aqui fora na noite. As pessoas vão matar primeiro e perguntar sobre as suas motivações mais tarde. Eu forço minhas pernas em uma corrida.
Algo prende os meus pés e caio no chão. Eu sinto que se envolve em torno de mim, entrelaçando-me em fibras afiadas. A rede! Esta deve ser uma das redes de mentira de Finnick, posicionada para me interceptar, e ele deve estar nas proximidades, com o tridente na mão.
Eu me agito em volta por um momento, só trabalhando o tecido mais firmemente em torno de mim, e então eu vejo um relance do que é a luz do luar. Confusa, levanto meu braço e vejo que estou presa nos cintilantes fios de ouro. Não se trata de uma das redes de Finnick, mas do fio de Beetee. Eu cuidadosamente me levanto de pé e descubro que estou em uma porção de coisas que peguei em um tronco no meu caminho de volta para a árvore de raios. Lentamente eu me solto do fio, saio do seu alcance, e continuo a subir.
O lado bom é que eu estou no caminho certo e que não fui tão desorientada pelo ferimento na cabeça a ponto de perder o meu senso de direção. O lado ruim é que me lembro da tempestade que se aproxima. Eu ainda posso ouvir os insetos, mas eles estão começando a desaparecer?
Eu mantenho os laços de fio a poucos metros à minha esquerda como um guia quando corro, mas tomo cuidado para não tocá-los. Se esses insetos estão desaparecendo e o primeiro raio está prestes a atingir a árvore, então toda a sua força virá oscilando pelo fio e qualquer um em contato com ele morrerá.
A árvore entra em vista, o tronco enfeitado com ouro. Eu devagar, tento avançar furtivamente, mas estou apenas com sorte de estar na vertical. Eu procuro um sinal dos outros. Ninguém. Ninguém está lá.
— Peeta? — chamo baixinho. — Peeta?
Um suave gemido me responde e eu chicoteio ao redor para encontrar uma figura deitada em cima na terra.
— Beetee! — exclamo.
Corro e me ajoelho ao lado dele. O gemido deve ter sido involuntário. Ele não está consciente, embora eu não possa ver nenhuma ferida, exceto um corte abaixo da dobra do cotovelo dele. Pego um punhado de musgo nas proximidades e desajeitadamente o envolvo, enquanto eu tento acordá-lo.
— Beetee! Beetee, o que está acontecendo! Quem o cortou? Beetee!
Eu o sacudo da maneira que você nunca deve fazer com uma pessoa ferida, mas eu não sei mais o que o que fazer. Ele geme de novo e brevemente levanta a mão para afastar-me.
Isso é quando percebo que ele está segurando uma faca, a que Peeta levava anteriormente, eu penso, e está envolta livremente no fio.
Perplexa, eu fico e levanto o fio, confirmando que está ligado de volta para a árvore. Leva-me um momento para lembrar-me do segundo, muito mais curto, que Beetee enrolou em um galho e deixou no chão antes mesmo dele iniciar seu projeto na árvore. Eu pensei que tinha algum significado elétrico, tinha sido colocado de lado para ser usado posteriormente. Mas nunca foi isso, porque provavelmente há uns bons 20, 25 metros aqui.
Eu aperto meus olhos até o morro e percebo que estamos apenas a alguns passos do campo de força. Há indicadores no lugar, no alto e à minha direita, assim como estavam esta manhã. O que Beetee fez? Será que ele realmente tentaria conduzir a faca no campo de força da maneira que Peeta fez por acaso? E qual é o negócio com o fio? Esteve presente no seu plano de apoio? Se eletrificar a água falhasse, ele pretendia enviar a energia do raio no campo de força? O que faria, afinal? Nada? Muita coisa? Fritar todos nós? O campo de força deve ter muito mais energia, também, eu acho. O no Centro de Treinamento era invisível. Este parece de alguma forma, espelhar a selva. Mas eu já vi vacilar quando Peeta golpeou-o com a faca e quando minha seta o atingiu. O mundo real encontra-se bem por trás dele.
Meus ouvidos não estão zumbindo. Foram os insetos, afinal. Eu sei que é agora, porque eles estão sumindo rapidamente e eu não ouço nada, exceto os sons da selva. Beetee é inútil. Eu não posso acordá-lo. Eu não posso salvá-lo. Não sei o que ele estava tentando fazer com a faca e o fio e ele é incapaz de explicar. O musgo curativo no meu braço está encharcado e não adianta enganar-me. Eu estou tão tonta que eu desmaiarei em questão de minutos. Eu tenho que ficar longe dessa árvore e...
— Katniss!
Eu ouço sua voz que está um tanto distante. Mas o que ele está fazendo? Peeta deve ter descoberto que todo mundo está nos caçando agora.
— Katniss!
Eu não posso protegê-lo. Não posso me mover muito rápido e minhas habilidades de tiro são questionáveis na melhor das hipóteses. Eu faço uma coisa que pode tirar os atacantes longe dele e trazê-los para mim.
— Peeta! — grito.
— Peeta! Eu estou aqui! Peeta!
Sim, eu vou puxá-los, qualquer um na minha vizinhança, longe de Peeta e mais para mim e para a árvore de raios que em breve será uma arma em si.
— Eu estou aqui! Eu estou aqui!
Ele não chegará. Não com aquela perna e de noite. Ele nunca vai chegar a tempo.
— Peeta!
Ele está em andando. Eu posso ouvi-los chegando. Dois deles. Estrondeando através da selva. Meus joelhos começam a cair e eu afundo junto com Beetee, descansando o meu peso sobre meus calcanhares. Meu arco e flecha se elevam na posição.
Se eu puder tirá-los, Peeta vai sobreviver ao resto?
Enobaria e Finnick chegam à árvore do relâmpago. Eles não podem me ver, sentada acima na encosta, a minha pele camuflada em pomada. Eu miro no pescoço de Enobaria. Com alguma sorte, quando eu matá-la, Finnick vai mergulhar atrás da árvore para se esconder justamente quando o relâmpago atingir. E vai ser a qualquer momento. Há apenas uns ligeiros cliques de insetos, aqui e lá. Eu posso matá-los agora. Eu posso matar os dois.
Outro canhão.
— Katniss! — A voz de Peeta uiva para mim.
Mas dessa vez eu não respondo. Beetee ainda respira fracamente ao meu lado. Ele e eu vamos morrer em breve. Finnick e Enobaria e vão morrer. Peeta está vivo. Dois canhões soaram. Brutus, Johanna, Chaff. Dois deles já estão mortos. Isso vai deixar Peeta com apenas um tributo para matar. E isso é o melhor que posso fazer. Um inimigo.
Inimigo. Inimigo. A palavra está puxando uma memória recente. Puxando-a para o presente. O olhar na face de Haymitch “Katniss, quando você estiver na arena...” A carranca, o receio. “O que?” Eu ouço minha própria voz contrair-se quando eu o irrito alguma acusação tácita. “Basta você lembrar quem é o inimigo” Haymitch diz. “Isso é tudo.”As últimas palavras de conselho de Haymitch para mim. Por que haveria de lembrar? Eu sempre soube quem era o inimigo. Quem nos mata de fome e nos tortura e nos mata na arena. Quem vai logo matar todos que eu amo.
Meu arco cai quando registro seu significado. Sim, eu sei quem é o inimigo. E não é Enobaria.
Eu finalmente vejo a faca de Beetee com olhos claros. Minhas mãos tremendo deslizam o fio do cabo, o amarro em torno das penas da seta, e prendo com um nó que aprendi no treinamento.
Levanto-me virando para o campo de força, me revelando plenamente, mas não mais caridosa. Só me preocupando com onde eu devo direcionar a minha seta, onde Beetee teria conduzido a faca se tivesse podido escolher. Meu arco se inclina até ao lugar oscilando, a falha, a... como ele chamou naquele dia? A fenda na armadura. Eu deixo a flecha ir, vejo-a bater a sua marca e desaparecer, puxando o fio de ouro atrás de si.
Meu cabelo se eriça e um raio atinge a árvore.
Um flash branco corre pelo fio, e por um momento, a cúpula explode em uma deslumbrante luz azul. Eu sou jogada para trás, para o chão, inútil, paralisada, olhos congelados na vastidão, quando pedaços de matéria suave caem em cima de mim. Eu não posso alcançar Peeta. Eu não posso nem alcançar a minha pérola. Meus olhos se esforçam para captar uma última imagem de beleza para levar comigo.
Logo antes de começar as explosões, eu acho uma estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário