terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 27




Tudo parece surgir de uma vez. A Terra explode em uma chuva de sujeira e matéria vegetal. Árvores estouram em chamas. Até o céu se enche de flores coloridas de luz. Eu não posso pensar por que o céu está sendo bombardeado até eu perceber que os Gamemakers estão disparando fogos de artifício lá em cima, enquanto a destruição real ocorre no terreno. Apenas no caso de não ser bastante divertido assistir a obliteração da arena e dos demais tributos. Ou talvez para iluminar nosso final sangrento.
Será que não vão deixar ninguém sobreviver? Haverá um vencedor no Septuagésimo Quinto Jogos Vorazes? Talvez não. Depois de tudo, que esse é o Massacre Quaternário, mas... o que foi que o Presidente Snow leu no cartão?
...um lembrete para os rebeldes, que mesmo o mais forte entre eles não podem superar o poder da Capital...
Nem mesmo o mais forte dos fortes triunfará. Talvez nunca tivessem a intenção de ter um vencedor nestes Jogos em tudo. Ou talvez o meu último ato de rebelião forçou sua ajuda.
Sinto muito, Peeta, eu penso. Me desculpe, eu não poderei salvá-lo.
Salvá-lo? O mais provável é que eu roubei a sua última chance de vida, condenando-o, destruindo o campo de força. Talvez, se tivéssemos jogado por todas as regras, eles pudessem tê-lo deixado vivo.
O aerobarco se materializa em cima de mim sem aviso prévio. Se ele estava quieto, e um mockingjay empoleirado próximo à mão, eu teria ouvido a selva ficar em silêncio e depois o pássaro fazer o chamado que precede o aparecimento das aeronaves da Capital. Mas meus ouvidos nunca poderiam escutar qualquer coisa tão delicada neste bombardeio.
A garra desce da parte inferior até que esteja diretamente em cima. O metal desliza as garras em mim. Eu quero gritar, correr, conseguir um jeito de evitar isso, mas estou congelada, impotente para fazer qualquer coisa, exceto esperar fervorosamente que eu vou morrer antes de chegar às figuras sombrias que me aguardam acima. Eles não têm poupado a minha vida para me coroar a vencedora, mas para fazer a minha morte, lenta e publicamente possível.
Meus piores temores se confirmam quando o rosto que me cumprimenta dentro do aerobarco pertence a Plutarco Heavensbee, o Gamemaker Chefe. Que confusão eu fiz nos seus bonitos Jogos com o tique-taque inteligente do relógio e na competição dos vencedores. Ele vai sofrer por seu fracasso, provavelmente, perder a sua vida, mas não antes que ele me veja punida.
Sua mão chega para mim, eu acho que ele vai me golpear, mas ele faz algo pior. Com o polegar e o seu dedo indicador, ele desliza minhas pálpebras fechadas, sentenciando-me para a vulnerabilidade das trevas. Eles não podem fazer nada para mim agora e eu não vou mesmo vê-lo chegando.
Meu coração bate com tanta força o sangue começa a fluir de debaixo da minha atadura de musgo encharcada. Meus pensamentos vêm a ser nebulosos. Possivelmente eu posso sangrar até a morte antes que eles possam me reviver depois de tudo. Em minha mente, eu sussurro um agradecimento para Johanna Mason pela excelente ferida que ela infligiu enquanto eu desmaio.
Quando nado de volta à semiconsciência, posso sentir que estou deitada sobre uma mesa acolchoada. Há a sensação de tubos beliscando meu braço esquerdo. Eles estão tentando me manter viva, porque, se eu deslizar silenciosamente, privadamente para a morte, será uma vitória.
Ainda estou em grande parte incapaz de me mover, abrir minhas pálpebras, levantar a cabeça. Mas o meu braço direito recuperou um pequeno movimento. Caindo pesadamente através de meu corpo, sentindo como se fosse uma nadadeira, não, algo menos animado, como um taco. Eu não tenho uma coordenação motora real, nenhuma prova de que eu ainda tenho os dedos. No entanto, consigo balançar o meu braço ao redor, até que eu rasgo o tubo para fora. Um sinal sonoro dispara, mas não consigo ficar acordada para descobrir quem ele vai chamar.
A próxima vez que eu acordo, minhas mãos estão atadas para baixo da mesa, os tubos de volta no meu braço. Eu posso abrir os meus olhos e erguer a cabeça um pouco, porém. Estou em uma grande sala com teto baixo e uma luz prateada. Há duas fileiras de camas de frente umas para as outras. Eu posso ouvir a respiração do que assumo como os meus colegas vencedores. Diretamente ao meu lado eu vejo Beetee com cerca de dez máquinas diferentes ligadas a ele.
Apenas vamos morrer! Eu grito em minha mente. Eu bato minha cabeça para trás duramente sobre a mesa e desmaio novamente.
Quando eu finalmente, verdadeiramente, acordo, as restrições se foram. Eu levanto minha mão e descubro que tenho dedos que podem se mover ao meu comando novamente. Eu me esforço para a posição sentada e me mantenho sobre a mesa almofadada até que sala entra em foco. Meu braço esquerdo está enfaixado, mas os tubos pendurados ficaram ao lado da cama. Estou sozinha, exceto por Beetee, que ainda está ao meu lado, sendo sustentado por seu exército de máquinas.
Onde estão os outros, então? Peeta, Finnick, Enobaria, e... e... mais um, certo? Ou Johanna ou Chaff ou Brutus estavam ainda vivos quando as bombas começaram. Tenho certeza que eles vão querer fazer um exemplo de todos nós. Mas para onde é que eles os levaram? Os moveram do hospital para a prisão?
— Peeta... — sussurro.
Eu queria tanto protegê-lo. Ainda estou resolvida. Desde que eu não conseguiria mantê-lo seguro em vida, devo encontrá-lo, matá-lo agora, antes da Capital começar a escolher os meios agonizantes de sua morte. Eu deslizo minhas pernas para fora da mesa e procuro ao redor por uma arma. Existem algumas seringas seladas em plástico estéril em uma mesa perto da cama do Beetee. Perfeito. Tudo o que você precisa é de ar e um tiro certeiro em uma de suas veias.
Faço uma pausa por um momento, considerando matar Beetee. Mas se eu fizer isso, o monitor vai começar a apitar e eu serei capturada antes de eu chegar a Peeta. Faço uma promessa silenciosa de voltar e acabar com ele se eu puder.
Estou nua, exceto por uma camisola fina, então deslizo a seringa para o curativo que recobre a ferida no meu braço. Não há guardas na porta. Sem dúvida, estou quilômetros abaixo do centro de treinamento ou em algum forte da Capital, e a possibilidade de minha fuga é inexistente. Isso não importa. Eu não estou fugindo, estou terminando um trabalho.
Eu rastejo por um corredor estreito para uma porta de metal que fica entreaberta. Alguém está por trás dela. Pego a seringa e segure-a na minha mão. Achato-me contra a parede, escuto as vozes dentro.
— Comunicações estão fora em sete, dez e doze. Mas o Onze tem o controle de transporte agora, por isso há, pelo menos, a esperança de um deles receber comida.
Plutarco Heavensbee. Eu penso. Embora eu tenha apenas falado com ele uma vez. Uma voz rouca pede uma pergunta.
— Não, me desculpe. Não há nenhuma maneira que eu possa levá-lo ao Quatro. Mas eu dei ordens especiais para sua recuperação se possível. É o melhor que posso fazer, Finnick.
Finnick. Minha mente se esforça para fazer sentido à conversa, do fato de que ela está ocorrendo entre Plutarco Heavensbee e Finnick. Ele é tão próximo e querido para a Capital, que ele vai ser dispensado de seus crimes? Ou ele realmente não tem ideia do que Beetee planejou? Ele pediu algo a mais. Algo pesado com desespero.
— Não seja estúpido. Essa é a pior coisa que poderia fazer. Buscar sua morte com certeza. Enquanto você estiver vivo, eles vão mantê-la viva como isca — diz Haymitch.
Haymitch! Eu bato na porta e tropeço na sala. Haymitch, Plutarco e um Finnick em péssimo estado sentam-se em torno de uma mesa posta com uma refeição não comida. Luz do dia corre na curva da janela, e ao longe eu vejo o topo de uma floresta de árvores. Nós estamos voando.
— Terminou de bater em si mesma, querida? — diz Haymitch, incomodo evidente na sua voz.
Mas como eu me inclino para frente, ele se aproxima e pega meus pulsos, equilibrando-me. Ele olha para minha mão.
— Então é você e uma seringa contra a Capital? Veja, é por isso que ninguém a deixa fazer planos.
Encaro-o sem compreender.
— Deixe isso.
Sinto o aumento da pressão no meu pulso direito até a minha mão é forçada a abrir e eu libero a seringa. Ele me senta numa cadeira ao lado Finnick.
Plutarco coloca uma tigela de caldo na minha frente. Um pão. Desliza uma colher na minha mão.
— Coma — diz ele em uma voz muito mais amável do que a que Haymitch usou.
Haymitch se senta na minha frente.
— Katniss, vou explicar o que aconteceu. Eu não quero você fazendo qualquer pergunta até eu terminar. Você entendeu?
Eu aceno entorpecida. E é isso que ele me diz.
Havia um plano para tirar-nos da arena a partir do momento em que o Massacre foi anunciado. Os tributos vencedores de 3, 4, 6, 7, 8 e 11 tiveram diferentes graus de conhecimento sobre ele. Plutarco Heavensbee foi, durante vários anos, parte de um grupo secreto com o objetivo de derrubar a Capital. Ele fez questão que o fio estivesse entre as armas. Beetee estava encarregado de queimar um buraco no campo de força. O pão que recebemos na arena era um código para o momento do resgate. A seção onde se originou o pão indicava o dia. Três. O número de rolos as horas. Vinte e quatro horas.
O aerobarco pertence ao Distrito 13. Bonnie e Twill, as mulheres que conheci na floresta do 8, estavam certas sobre sua existência e sua capacidade de defesa. Estamos atualmente em uma viagem muito indireta para o Distrito 13. Entretanto, a maioria dos distritos de Panem está em uma rebelião em grande escala.
Haymitch para para ver se eu estou seguindo. Ou talvez ele acabou pelo momento.
É muita coisa para assimilar, elaborar este plano em que eu era uma peça, tal como eu era para ser uma peça nos Jogos Vorazes. Usada sem consentimento, sem conhecimento. Pelo menos nos Jogos Vorazes, eu sabia que estava sendo usada.
Meus supostos amigos foram muito mais reservados.
— Você não me disse — minha voz está tão áspera quanto a de Finnick.
— Não foi dito a você e tampouco a Peeta. Não podíamos arriscar — diz Plutarco. — Eu estava preocupado até mesmo que você poderia mencionar minha indiscrição com o relógio durante os Jogos.
Ele retira seu relógio de bolso e corre o polegar através do cristal, iluminando o mockingjay.
— É claro, quando eu mostrei isso, estava apenas avisando você sobre a arena. Como uma mentora. Eu pensei que poderia ser um primeiro passo para ganhar sua confiança. Nunca sonhei que você seria um tributo novamente.
— Eu ainda não entendo porque Peeta e eu não entramos no plano — digo.
— Porque uma vez que o campo de força explodiu, você seria unicamente a primeira que eles tentariam capturar, e quanto menos você soubesse, melhor — diz Haymitch.
— A primeira? Por quê? — digo, tentando me agarrar à sucessão de pensamentos.
— Pelo mesmo motivo que o resto de nós concordou em morrer para mantê-la viva — diz Finnick.
— Não, Johanna tentou me matar — rebato.
— Johanna bateu em você para cortar o rastreador de seu braço e levar Brutus e Enobaria para longe de você — Haymitch treplica.
— O que? — Minha cabeça dói assim e eu quero que eles parem de falar em círculos. — Eu não sei do que vocês estão falando.
— Nós tínhamos que salvar você, porque você é o mockingjay, Katniss — diz Plutarco. — Enquanto você viver, a revolução vive.
O pássaro, o broche, a música, as bagas, o relógio, o biscoito, o vestido que estourou em chamas. Eu sou o mockingjay. A única que sobreviveu apesar dos planos da Capital. O símbolo da rebelião. É o que eu suspeitava na floresta quando descobri Bonnie e Twill. Embora eu nunca tenha compreendido a magnitude. Mas então, não era para eu entender. Penso na ironia de Haymitch estar nos meus planos de fugir do Distrito 12, começar o meu próprio levante, até mesmo a própria noção de que poderia existir um Distrito 13.
Subterfúgios e enganos. E se ele poderia fazer isso, por trás da máscara de sarcasmo e embriaguez, de forma convincente e por tanto tempo, sobre o que mais ele tem mentido? Eu sei o que mais.
— Peeta — sussurro, o meu coração afundando.
— Os outros mantiveram Peeta vivo porque se ele morresse, nós saberíamos que não haveriam mantido uma aliança — diz Haymitch. — E não podíamos arriscar deixar você desprotegida.
Suas palavras são triviais sua expressão inalterada, mas ele não consegue esconder o tom de cinza que colore seu rosto.
— Onde está Peeta? — assobio para ele.
— Ele foi apanhado pela Capital, juntamente com Johanna e Enobaria — Haymitch responde. E, finalmente, ele tem a decência de baixar o seu olhar.
Tecnicamente, eu estou desarmada. Mas ninguém deve subestimar o prejuízo que podem fazer as unhas, especialmente se o destino não está preparado. Eu pulo na mesa e ataco com minhas o rosto de Haymitch, fazendo com que o sangue flua e causando danos a um olho. Então somos dois gritando coisas terríveis, um para o outro, e Finnick está tentando me arrastar para fora, e sei que depois de tudo Haymitch não pode me machucar, pois eu sou o mockingjay. Eu sou o mockingjay e é muito difícil me manter viva como isso.
Outra mão ajuda Finnick e estou de volta na minha maca, meu corpo contido, meus pulsos amarrados, então bato minha cabeça em fúria uma e outra vez contra a mesa. Uma agulha cutuca meu braço e minha cabeça dói tanto que eu paro de brigar e simplesmente lamento de uma forma horrível de morrer animalesca.
A droga causa sedação, não durmo, então eu estou presa em pensamentos indistintos, devidamente em miséria e dolorida durante o que parece ser sempre. Eles reinseriram seus tubos e falam comigo em suaves vozes que nunca me alcançam. Tudo o que posso pensar é em Peeta, deitado em uma mesa semelhante em algum lugar, enquanto eles tentam quebrá-lo para obter informações que ele nem sequer tem.
— Katniss, Katniss, me desculpe.
A voz de Finnick vem da cama ao meu lado e entra em minha consciência. Talvez porque nós estamos no mesmo tipo de dor.
— Eu queria voltar por ele e Johanna, mas eu não podia me mover.
Eu não respondo. As boas intenções de Finnick Odair significam menos que nada.
— Isso é melhor para ele do que para Johanna. Eles vão descobrir que ele não sabe nada muito rápido. E eles não irão matá-lo se eles acharem que podem usá-lo contra você.
— Como isca? — eu digo para o teto. — Como eles usarão Annie de isca, Finnick?
Eu posso ouvi-lo chorando, mas eu não me importo. Eles provavelmente não vão incomodá-la ou mesmo questioná-la, ela está tão longe, se foi. Se foi certamente para fora da extremidade profunda anos atrás em seus Jogos. Há uma boa chance de que eu esteja indo na mesma direção. Talvez eu já esteja ficando louca e ninguém tem coragem de me dizer. Sinto-me louca o suficiente.
— Eu gostaria que ela estivesse morta — diz ele. — Eu gostaria que eles todos estivessem mortos e nós também. Seria melhor.
Bem, não há nenhuma boa resposta para isso. Eu mal posso contestá-lo desde que eu estava andando por aí com uma seringa para matar Peeta quando os encontrei. Eu quero realmente vê-lo morto? O que eu quero... o que eu quero é tê-lo de volta. Mas eu nunca vou tê-lo de volta agora. Mesmo se as forças rebeldes pudessem de alguma forma derrubar a Capital, você pode ter certeza que o último ato do Presidente Snow seria cortar a garganta de Peeta. Não. Eu nunca vou trazê-lo de volta.
Então morto é o melhor.
Mas será que Peeta sabe disso ou ele vai continuar lutando? Ele é tão forte e tão bom mentiroso. Será que ele pensa que tem uma chance de sobreviver? Será que ele ainda se importa com isso? Ele não estava pensando nele, de qualquer maneira. Ele já tinha anunciado o fim de sua vida. Talvez, se ele souber que fui resgatada, ele esteja mesmo feliz. Sente que cumpriu sua missão de manter-me viva.
Acho que o odeio ainda mais do que odeio Haymitch.
Eu desisto. Paro de falar, responder, recusar comida e água. Eles podem bombear o que quiserem no meu braço, mas é preciso mais do que isso para manter uma pessoa uma vez que ela perdeu a vontade de viver. Até tenho uma cômica noção de que se eu morrer, talvez permitam que Peeta viva. Não como uma pessoa livre, mas como um Avox ou alguma coisa, esperando os futuros tributos do Distrito 12. Então, talvez ele pudesse encontrar alguma maneira de escapar.
Minha morte poderia, de fato, ainda salvá-lo.
Se não for possível, não importa. É o suficiente para morrer de despeito. Para punir Haymitch, que, de todas as pessoas nessa podridão de mundo, transformou Peeta e eu e em pedaços em seus Jogos. Eu confiava nele. Eu coloquei o que era precioso nas mãos de Haymitch. E ele me traiu.
“Veja, é por isso que ninguém a deixa fazer planos”, disse.
Isso é verdade. Ninguém no seu perfeito juízo iria deixar-me fazer os planos. Porque eu, obviamente, não posso identificar um amigo de um inimigo.
Muitas pessoas chegam para conversar comigo, mas eu faço que todas as suas palavras soem como os cliques dos insetos na selva. Sem sentido e distantes. Perigoso, mas só se me aproximar. Sempre que as palavras começam a tornarem-se distintas, eu lamento, até que me dão mais analgésicos e a droga faz efeito.
Até um momento, abro os olhos e encontro alguém que não posso bloquear olhando para mim. Alguém que não alega, ou explica, ou acha que ele pode alterar meu projeto com súplicas, porque só ele sabe realmente como eu opero.
 Gale — sussurro.
— Hey, Catnip.
Ele desce e empurra um fio de cabelo fora dos meus olhos. Um dos lados do rosto foi razoavelmente queimado recentemente. Seu braço está em uma tipoia, e eu posso ver as ataduras sob a camisa de mineiro. O que aconteceu com ele? Como ele está mesmo aqui? Algo muito ruim aconteceu em casa.
Não é tanto uma questão de esquecer Peeta com a lembrança do outro. Só é preciso um olhar para Gale e ele vem surgindo no presente, exigindo ser reconhecido.
— Prim? — eu engasgo.
— Ela está viva. Assim como sua mãe. Peguei-as a tempo.
— Elas não estão no Distrito Doze? — pergunto.
— Depois dos Jogos, eles enviaram aviões. Jogaram bombas incendiárias. — Ele hesita. — Bem, você sabe o que aconteceu com o Prego.
Eu sei. Eu o vi explodir. Esse antigo armazém incorporado com pó de carvão. Todo o distrito está coberto com o material. Um novo tipo de horror começa a subir dentro de mim quando eu imagino bombas incendiárias baterem sobre a Costura.
— Elas estão no Distrito Doze? — repito.
Como se dizer isso, de alguma forma afastasse a verdade.
— Katniss — Gale sussurra.
Eu reconheço essa voz. É a mesma que ele usa para abordar animais feridos antes que ele forneça um golpe mortal. Instintivamente eu levanto minha mão para bloquear as suas palavras, mas ele a agarra e segura com força.
— Não — murmuro.
Mas Gale não vai esconder segredos de mim.
— Katniss, não existe mais Distrito Doze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário