terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 18




Eu ainda estou queimando um pouco, por isso com uma mão hesitante Caesar toca meu chapéu. O branco foi queimado, deixando um leve véu preto, que vai do decote do vestido até a parte de trás.— Penas — diz Caesar. — Você parece um pássaro.
— Um mockingjay, acho — corrijo, dando as minhas asas um pequeno balanço. — É a ave do broche que eu uso como um símbolo.
Uma sombra de reconhecimento passa pelo rosto de Caesar, e posso dizer que ele sabe que o mockingjay não é apenas o meu símbolo. Que simboliza muito mais. Que o que será visto como uma mudança do traje espalhafatoso na Capital está repercutindo de uma forma totalmente diferente em todos os distritos. Mas ele faz o melhor disso.— Bem, tiro o chapéu para o seu estilista. Eu não acho que alguém possa dizer que isso é a coisa mais espetacular que nos já vimos em uma entrevista. Cinna, acho melhor você fazer uma reverência!
Caesar gesticula para Cinna se levantar. Ele se levanta, e faz uma pequena, graciosa reverência. E de repente eu estou com muito medo por ele. O que ele fez? Algo terrivelmente perigoso. Um ato de rebelião por si só. E ele fez por mim. Eu me lembro de suas palavras...“Não se preocupe. Eu sempre direciono minhas emoções no meu trabalho. Desse jeito, eu não machuco ninguém além de mim mesmo.”E temo de que ele tenha se machucado além do que se pode reparar. O significado da minha ardente transformação não passará despercebido para o Presidente Snow.O público, que tinha estado paralisado em silêncio, irrompe em violentos aplausos. Eu mal posso escutar o sino que indica que meus 3 minutos terminaram. Caesar me agradece e eu volto para o meu assento, meu vestido agora mais leve que o ar.Quando passo por Peeta, que está indo para sua entrevista, ele não encontra meus olhos. Eu me sento com cuidado, mas apesar das nuvens de fumaça aqui e ali, eu aparento estar ilesa, então viro minha atenção para sua entrevista.Caesar e Peeta têm sido um par bem natural desde que apareceram juntos ano passado. Seus fáceis trocadilhos, com uma pitada cômica, e a habilidade para seguir em momentos comoventes, como a confissão de amor de Peeta por mim, os fizeram um enorme sucesso com o público. Eles abrem com algumas piadas sobre fogo, pena e aves cozinhadas. Mas todos podem perceber que Peeta está preocupado, então Caesar direciona a conversa bem no assunto que está na mente de todos.— Então, Peeta, como foi quando, depois de tudo que você passou, descobrir sobre o Massacre Quaternário? — pergunta Caesar.
— Eu fiquei em choque. Quero dizer, em um minuto estou vendo Katniss tão linda em todos aqueles vestidos de casamento, e no outro... — Peeta gagueja.
— Você percebeu que nunca haverá um casamento? — Caesar pergunta gentilmente.
Peeta pausa por um longo momento, como se tivesse decidindo algo. Ele olha para a plateia encantada, depois para o chão, finalmente depois olha para Caesar.— Caesar, você acha que todos seus amigos aqui guardam um segredo?
Um riso desconfortável emana do público. O que ele quer dizer? Guardar segredo de quem? Todo mundo está assistindo.— Eu tenho certeza disso — Caesar responde.
— Nós já nos casamos — Peeta diz calmamente.
A multidão reage com espanto, e eu tenho que enterrar meu rosto nas pregas da minha saia para que eles não possam ver a minha confusão. Onde ele acha que vai com isso?— Mas... como isso é possível? — pergunta Caesar.
— Oh, não é um casamento oficial. Não fomos a um Edifício da Justiça nem nada assim. Mas nós nos casamos em um ritual no Distrito 12. Eu não sei como é nos outros distritos. Mas tem no nosso — Peeta diz, e ele faz brevemente um brinde.
— Seus familiares estavam lá? — Caesar pergunta.
— Não, não contamos a eles. Nem ao menos para Haymitch. E a mãe da Katniss nunca teria aprovado. Mas veja, nós sabíamos que se nós casássemos na Capital, não haveria um brinde. E nem queríamos esperar mais. Então um dia, simplesmente decidimos —Peeta diz. — E para nós, estamos mais casados do que qualquer pedaço de papel ou uma grande festa poderia nos fazer.
— Então isso foi antes do Massacre Quaternário? — Caesar indaga.
— Claro que foi antes do Massacre. Tenho certeza que nunca teríamos se fosse depois de sabermos — Peeta responde, parecendo zangado. — Mas quem poderia prever isso? Ninguém. Quando passamos pelos Jogos, nós vencemos, todos pareciam tão felizes em nos ver juntos e, em seguida, do nada, quero dizer, como poderíamos prever uma coisa dessas?
— Você não poderia, Peeta — Caesar põe a mão em volta de seus ombros. — Como você disse, ninguém poderia. Mas tenho que confessar, estou feliz que vocês dois tenham tido pelo menos alguns meses de felicidades juntos.
Aplausos enormes. Como se isso me encorajasse, olho para cima de minhas penas e deixo o público ver o meu trágico sorriso de agradecimento. A fumaça das penas fizeram meus olhos lacrimejarem, que acrescentou um toque legal.— Eu não estou contente — Peeta continua. — Eu queria que tivéssemos esperado até que a coisa toda fosse oficializada.
Isso pega Caesar de surpresa.— Certamente um breve momento é melhor do que nenhum?
— Talvez eu pensasse assim, também, Caesar — diz Peeta amargamente — se não fosse pelo bebê.
Ali. Ele fez de novo. Jogou uma bomba que destrói todos os esforços dos outros tributos que vieram antes dele. Bem, talvez não. Talvez este ano ele tenha apenas acendido o pavio de uma bomba que os vencedores tinham construído. Esperando que alguém a pudesse detoná-la. Talvez achando que seria eu no meu vestido de noiva. Não sabendo que enquanto eu confio no talento de Cinna, Peeta não precisa de nada mais do que sua inteligência.Como uma bomba que explode, isso envia acusações de injustiça e barbárie e crueldade voando em todas as direções. Até mesmo o mais apaixonado pela Capital, o faminto pelos Jogos, a pessoa mais sedenta por sangue lá fora não pode ignorar, que pelo menos por um momento, como horrorosa essa coisa toda é.Eu estou grávida.O público não pode absorver as novidades de uma vez. Isso tem que atacá-los e afundar-se e ser confirmado por outras vozes, antes de começarem a soar como um rebanho de animais feridos, gemendo, gritando, pedindo socorro. E eu? Eu sei que meu rosto foi projetado em close-up de perto no telão, mas eu não faço o mínimo esforço para esconder. Porque por um momento, até eu estava processando o que Peeta tinha acabado de dizer. Não era a coisa que eu mais temia sobre o casamento, sobre o futuro, a perda do meu filho para os Jogos? E poderia ser verdade agora, não poderia? Se eu não tivesse passado a vida construindo camadas de defesas até eu recuar a sugestão de casamento e família?Caesar não pode conter a multidão de novo, nem mesmo quando o alarme soa. Peeta acena com adeus e volta ao seu lugar sem mais conversa. Eu posso ver os lábios de Caesar se movendo, mas o lugar está um caos total e não consigo ouvir uma palavra.Só a explosão do hino, tocado tão alto, que posso senti-lo vibrar através de meus ossos, nos permite saber onde estamos no programa. Eu automaticamente me levanto, e quanto o faço, sinto Peeta estender a mão para mim.Lágrimas correm pela sua face enquanto eu seguro sua mão. Quão reais são as lágrimas? Este é um reconhecimento de que ele foi perseguido pelos mesmos medos que eu tenho? Que cada vencedor tem? Todos os pais em todos os distritos em Panem?Eu olho para a multidão, mas os rostos da mãe e do pai Rue passam diante dos meus olhos. Sua tristeza. Sua perda. Dirijo-me espontaneamente para Chaff e ofereço minha mão. Eu sinto meus dedos se fecharem em torno do toco que agora completa seu braço e agarro. E então acontece. Para cima e para baixo da linha, os vencedores começam a dar as mãos. Alguns imediatamente, como Wiress e Beetee. Outros em dúvida, mas apanhados nas demandas daqueles que os cercam, como Brutus e Enobaria. No momento em que o hino execuções chega as suas notas finais, todos os 24 de nós estão em uma linha reta no que deve ser a primeira demonstração pública de união entre os distritos desde os dias sombrios. Você pode ver a realização disso enquanto as telas começam a ficarem pretas. É tarde demais, porém. Na confusão, eles não nos cortaram a tempo. Todo o mundo já viu.Não há desordem no palco agora, também, enquanto as luzes se apagam e somos deixados aos tropeços para voltar ao Centro de Treinamento. Eu perdi Chaff, mas Peeta me guia até o elevador. Finnick e Johanna tentam se juntar a nós, mas Pacificadores os bloqueiam e nós vamos para cima sozinhos.No momento em que saímos do elevador, Peeta agarra meus ombros.— Não há muito tempo, então me diga. Existe alguma coisa que eu tenho que desculpar?
— Nada — eu digo.
Foi um grande salto que tomaram sem o meu consentimento, mas fico feliz de não ter ficado ciente de nada, não ter tido tempo de rebatê-lo, para deixar qualquer dúvida em Gale sobre como eu me sinto sobre o que Peeta fez. Que foi autorizado.Em algum lugar, muito longe, um lugar chamado Distrito 12, onde minha mãe e minha irmã e amigos vão ter de lidar com as consequências a partir desta noite. Basta apenas um passeio de aerobarco em breve distância existe uma arena onde, amanhã, Peeta, eu e os outros tributos vamos enfrentar nossas próprias formas de punição. Mas, mesmo se todos nós encontrássemos extremidades terríveis, algo que aconteceu no palco esta noite não pode ser desfeito. Nós, vencedores, encenando nossa própria rebelião e talvez, apenas talvez, a Capital não será capaz de conter isso.Esperamos pelos outros para voltar, mas quando o elevador se abre, só Haymitch aparece.— Está uma loucura lá fora. Todo mundo foi mandado para casa e eles cancelaram o resumo de entrevistas na televisão.
Peeta e eu corremos para a janela e vemos a comoção muito abaixo de nós na rua.— O que estão dizendo? — Peeta pergunta. — Eles estão pedindo ao presidente para parar os Jogos?
— Eu não acho que eles próprios sabem o que perguntar. Toda a situação é inédita. Mesmo a ideia de se opor a agenda da Capital é uma fonte de confusão para o povo aqui — Haymitch diz. — Mas de maneira nenhuma Snow iria cancelar os Jogos. Vocês sabem, né?
Eu sei. Claro, ele nunca poderia recuar agora. A única opção que resta para ele é contra-atacar duramente.— Os outros foram para casa? — pergunto.
— Eles foram obrigados a isso. Eu não sei quanta sorte eles têm de ficar junto com a plebe — Haymitch diz.
— Então, nunca veremos Effie novamente — diz Peeta. Nós não a vimos na manhã dos Jogos do ano passado. — Você dará nosso obrigado a ela?
— Mais do que isso. Faça com que seja especial. É Effie, afinal — interrompo. — Diga o quão gratos nos somos e como ela sempre foi a melhor escolta e diga-lhe... diga-lhe enviamos o nosso amor.
Durante algum tempo ficamos ali em silêncio, adiando o inevitável. Então Haymitch se manifesta.— Eu acho que esse é o lugar onde nós dizemos nosso adeus também.
— Algumas últimas palavras de conselho? — Peeta pergunta.
— Fiquem vivos — Haymitch diz rispidamente.
Isso é quase uma piada velha entre a gente agora. Ele nos dá a cada um rápido abraço, e posso dizer que é tudo o que ele pode suportar.— Vão para a cama. Vocês precisam descansar.
Eu sei que deveria dizer um monte de coisas para Haymitch, mas não consigo pensar em nada que ele já não saiba, realmente, e minha garganta está tão apertada duvido que alguma coisa fosse sair de qualquer jeito. Então, mais uma vez, deixo Peeta falar por nós dois.— Cuide-se, Haymitch.
Atravessamos a sala, mas na porta, a voz Haymitch nós para.— Katniss, quando você estiver na arena... — ele começa.
Então ele faz uma pausa. Ele para de uma maneira que mais faz entender que eu já o desapontei.— O quê? — pergunto defensivamente.
— Lembre-se apenas de quem são seus inimigos — Haymitch me diz. — Isso é tudo. Agora vão embora. Saiam daqui.
Nós andamos pelo corredor. Peeta quer parar em seu quarto para tomar banho para tirar a maquiagem e me encontrar em poucos minutos, mas não vou deixá-lo. Tenho certeza que, se uma porta se fecha entre nós, ela vai travar e eu vou ter que passar a noite sem ele. Além disso, tenho um banheiro no meu quarto. Eu me recuso a largar a sua mão.Se dormimos? Eu não sei. Nós passamos a noite abraçados, em um lugar entre o sonho e a vigília. Sem falar. Os dois com medo de perturbar a esperança do outro de que seremos capazes de aproveitar o máximo dos nossos preciosos minutos de descanso.Cinna e Portia chegam com o amanhecer, e eu sei Peeta terá que ir. Tributos entram na arena sozinhos. Ele me dá um beijo leve.— Vejo você em breve.
— Até logo — respondo.
Cinna, que vai ajudar a vestir-me para os Jogos, me acompanha até o telhado. Estou prestes a montar a escada para o aerobarco quando me lembro.— Eu não disse adeus a Portia.
— Eu vou dizer a ela — diz Cinna.
A corrente elétrica me congela no lugar na escada até que o médico injeta o rastreador no meu antebraço esquerdo. Agora, eles serão sempre capazes de me encontrar na arena. O aerobarco decola, e eu olho para fora da janela até que tudo some.Cinna continua me pressionando para comer e, quando isso falhar, para beber. Eu consigo continuar bebendo água, pensando nos dias de desidratação que quase me matou no ano passado. Pensando em como vou precisar da minha força para deixar Peeta vivo.Quando alcançamos o a área de preparação da arena, eu tomo banho. Cinna faz tranças no meu cabelo até minhas costas e me ajuda a vestir as roupas simples. Este ano, a roupa dos tributos é um macacão azul equipado, feito de material muito resistente, com zíperes na frente. Um cinto de seis polegadas de largura estofado revestido de plástico roxo brilhante. Um par de sapatos de nylon com sola de borracha.— O que você acha? — pergunto, segurando o tecido fora para Cinna examinar.
Ele franze a testa enquanto ele esfrega o tecido fino entre os dedos.— Eu não sei. Ela vai oferecer pouco em termos de proteção do frio ou da água.
— Sol? — pergunto, imaginando um sol escaldante sobre um deserto estéril.
— Possivelmente. Se ele foi tratado — diz ele. — Ah, eu quase esqueci isso.
Ele tira o meu broche de ouro do mockingjay do bolso e o fixa no macacão.— Meu vestido era fantástico noite passada — eu digo.
Fantástico e imprudente. Mas Cinna deve saber disso.— Eu pensei que você ia gostar — ele dá um sorriso apertado.
Nós nos sentamos, como fizemos no ano passado, de mãos dadas até que a voz me diz se preparar para o lançamento. Ele me leva até a placa de metal circular e fecha o zíper do pescoço do meu macacão de forma segura.— Lembre-se, garota em chamas‚ eu ainda estou apostando em você.
Ele beija minha testa e dá passos para trás enquanto as lâminas do cilindro de vidro ficam ao meu redor.— Obrigada — respondo, embora ele provavelmente não possa me ouvir.
Eu levanto o meu queixo, segurando a minha cabeça erguida do jeito que ele sempre me diz para fazer, e espero para placa ser lançada. Mas não. Ela ainda não é lançada.Eu olho para Cinna, erguendo minhas sobrancelhas para uma explicação. Ele apenas sacode a cabeça de leve, tão perplexo quanto eu. Por que eles estão adiando?De repente a porta atrás dele é aberta bruscamente e três Pacificadores entram na sala.Dois deles estão nos braços de Cinna, eles o algemam por trás, enquanto o terceiro o bate na têmpora com tanta força que ele cai de joelhos. Mas eles continuam batendo nele com luvas de metal maciço, abrindo talhos no rosto e no corpo. Eu estou gritando tudo que posso, batendo no vidro inflexível, tentando alcançá-lo. Os Pacificadores me ignoram completamente enquanto eles arrastam o corpo mole de Cinna da sala. Tudo o que resta são as manchas de sangue no chão.Doente e aterrorizada, eu sinto a placa começar a subir. Eu ainda estou encostada no vidro quando a brisa apanha o meu cabelo e me obrigo a endireitar-se.Bem a tempo, também, porque o vidro está recuando e eu estou livre na arena. Algo parece que está errado na minha visão, O terreno é muito claro e brilhante e se mantém ondulante. Eu olho para os meus pés e vejo que a minha placa de metal é cercada por ondas azuis que voltam por cima da minha bota. Lentamente eu levanto os meus olhos e contemplo a água se espalhando em todas as direções.Eu só posso formar um pensamento claro.Isto não é lugar para uma garota em chamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário