terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 23




Um relógio. Eu quase posso ver as mãos fazendo o tique-taque das doze seções da arena. Cada hora começa um novo horror, uma nova arma dos Gamemakers, e o fim de uma anterior. Relâmpagos, chuva de sangue, nevoeiro, macacos – aquelas eram as primeiras quatro horas do relógio. As dez, uma onda. Eu não sei o que acontece nas outras sete, mas sei que Wiress está certa.Neste momento, a chuva de sangue está caindo e estamos na praia abaixo do segmento dos macacos, muito próximos do nevoeiro para o meu gosto. Os vários ataques permanecem dentro das fronteiras da selva? Não necessariamente. A onda não ficou. Se o nevoeiro sair da selva, ou os macacos retornarem...— Levantem-se — ordeno, acordando Peeta, Finnick e Johanna. — Acordem... temos de sair daqui.
Há tempo suficiente, entretanto, para explicar a teoria do relógio para eles. Sobre o tique-taque de Wiress e como os movimentos de grandes mãos invisíveis ativam uma força mortal em casa seção.Acho que convenci todos que estão conscientes, exceto Johanna, que é naturalmente contrária a gostar de qualquer coisa que eu sugira. Mas até ela aceita que é melhor se prevenir do que remediar.Enquanto os outros juntam nossas poucas posses e colocam Beetee de volta dentro do seu macacão, eu levanto Wiress. Ela acorda com um “tique-taque!” cheio de pânico.— Sim, tique-taque, a arena é um relógio. É um relógio, Wiress, você estava certa —digo. — Você estava certa.
Alívio preenche seu rosto – acho que porque alguém finalmente entendeu o que ela sabia provavelmente desde o primeiro toque dos sinos.— Meia-noite.
— Começa a meia-noite — confirmo.
Uma memória aparece no meu cérebro. Vejo um relógio. Um relógio de mão com Plutarco Heavensbee.— Começa a meia-noite — Plutarco diz.
E então meu mockingjay aparece brevemente e some. Em retrospecto, é como se ele tivesse me dado uma dica sobre a arena. Mas por que ele faria isso? Naquela hora, eu não era mais um tributo nesses Jogos que ele. Talvez ele tivesse pensado que isso iria me ajudar como uma mentora. Ou talvez isso tivesse sido planejado há um bom tempo.Wiress aponta para a chuva de sangue.— Uma e meia — diz.
— Exatamente. Uma e meia. E as duas, um nevoeiro envenenado começa ali — digo, apontando para a selva mais próxima. — Então temos de ir para algum lugar seguro agora.
Ela sorri e se levanta obedientemente.— Você está com sede?
Entrego a ela o recipiente de tecido e ela bebe um quarto dele. Finnick dá a ela o último pedaço de pão e ela o mastiga. Com a inabilidade para se comunicar superada, ela está funcionando novamente.Verifico minhas armas. Amarro a goteira e o tubo de remédio no paraquedas no meu cinto.Beetee ainda está aéreo, mas quando Peeta tenta levantá-lo, ele se recusa.— Wire — diz.
— Ela está aqui — Peeta diz a ele. — Wiress está bem. Ela está vindo, também.
Mas ainda assim ele fica parado.— Wire — insiste.
— Ah, eu sei o que ele quer — Johanna fala impacientemente.
Ela atravessa a praia e pega o cilindro que tiramos do seu cinto quando o banhamos. Está coberto com uma grossa camada de sangue coagulado.— Essa coisa inútil. É algum tipo de arame ou algo assim. Foi como ele se cortou. Correu para a Cornucópia para pegar isso. Não sei que tipo de arma isso deve ser. Acho que você pode retirar um pedaço e usá-lo para estrangular ou algo assim. Mas realmente, você consegue imaginar Beetee estrangulando alguém?
— Ele ganhou os Jogos dele com arame. Construindo uma armadilha elétrica — diz Peeta. — É a melhor arma que ele poderia ter.
Há algo estranho em Johanna. Algo que não parece ser realmente verdadeiro. Suspeito.— Parece que você já tinha chegado a essa conclusão — digo. — Já que você o apelidou de Parafuso e tudo.
Johanna olha para mim com os olhos estreitos, perigosamente.— Sim, isso foi realmente algo estúpido da minha parte, não foi? — diz. — Acho que estive distraída mantendo seus amiguinhos vivos. Enquanto você estava... o quê, mesmo? Deixando Mags ser morta?
Meus dedos se apertando ao redor do punho da faca no meu cinto.— Vá em frente. Tente. Não me importo se está no comando, vou rasgar sua garganta— diz Johanna.
Sei que não posso matá-la agora. Mas é apenas questão de tempo com Johanna e eu. Antes que uma mate a outra.— Talvez seja melhor nós termos cuidado onde pisamos — Finnick avisa, lançando-me um olhar. Ele toma o rolo e o joga direito no peito de Beetee. — Aí o seu arame, Parafuso. Preste atenção onde você o coloca.
Peeta levanta o agora não resistente Beetee.— Para onde?
— Gostaria de ir para a Cornucópia e observar. Só para ter certeza de que estamos certos sobre o relógio — diz Finnick.
Parece ser um plano tão bom quanto qualquer outro. Além disso, eu não me importaria de ter a chance de conseguir armas novamente. E há seis de nós agora. Mesmo se você não contar com Beetee e Wiress, temos quatro bons lutadores. É tão diferente de como eu estava no ano passado a esse ponto, fazendo tudo sozinha. Sim, é maravilhoso ter aliados contanto que você possa ignorar o pensamento de que terá de matá-los.Beetee e Wiress provavelmente encontrarão um modo de morrer sozinhos. Se tivermos de fugir de algo, o quão longe eles conseguiriam? Johanna, francamente, eu poderia matá-la facilmente se tiver de proteger Peeta. Ou talvez apenas para calar a boca dela. O que eu realmente preciso é que alguém elimine Finnick por mim, dado que eu não acho que possa fazer isso pessoalmente. Não depois do que ele fez por Peeta. Penso em alguma tática para fazê-lo encontrar os Carreiristas. É frio, eu sei. Mas quais são minhas opções? Agora que sabemos sobre o relógio, ele provavelmente não morrerá na selva, então alguém tem de matá-lo em batalha.Por isso ser tão repelente para se pensar que minha mente freneticamente tenta mudar de assunto. Mas a única coisa que me distrai da minha atual situação é fantasiar sobre matar o Presidente Snow. Não é exatamente o sonho certo para uma garota de dezessete anos, acho, mas é muito satisfatório.Caminhamos pela faixa de areia mais próxima, aproximando-nos da Cornucópia com cuidado, só para o caso de os Carreiristas estarem ocultos lá. Eu duvido que eles estejam, porque estivemos na praia por horas e não houve nenhum sinal de vida. A área está abandonada, como eu esperava. Apenas o grande chifre dourado e uma pilha de armas estão lá.Quando Peeta deita Beetee no pedaço de sombra que a Cornucópia provém, ele chama Wiress. Ela se encolhe do lado dele e ele coloca o rolo de arame em suas mãos.— Limpe, sim? — pede.
Wiress assente e corre para a beira da água, onde ela afunda o rolo na água. Ela começa a cantar baixinho alguma música engraçada, sobre um rato correndo em um relógio. Deve ser para crianças, mas parece fazê-la feliz.— Ah, essa música de novo não — diz Johanna, revirando os olhos. — Foi isso por horas antes de ela começar a fazer tique-taque.
De repente Wiress se levanta muito rígida e aponta para a selva.— Duas — diz.
Sigo seu dedo para onde a parede de névoa começou a escoar para praia.— Sim, olhe, Wiress está certo. São duas horas e o nevoeiro começou.
— Como o mecanismo de um relógio — Peeta termina. — Você foi muito esperta em descobrir isso, Wiress.
Wiress sorri e volta a cantar e afundar seu rolo.— Ah, ela é mais que esperta — diz Beetee. — Ela é intuitiva.
Todos nós nos viramos para olhar Beetee, que parece estar voltando à vida.— Ela pode pressentir coisas antes de qualquer pessoa. Como um canário em uma de suas minas de carvão.
— O que é isso? — Finnick me pergunta.
— É um pássaro que levamos para as minas para nos alertar se há ar sufocante — digo.
— O que ele faz, morre? — Johanna pergunta.
— Para de cantar primeiro. É quando você deve sair. Mas se o ar estiver muito ruim, ele morre, sim. E você também.
Eu não quero conversar sobre pássaros morrendo. Eles trazem a lembrança da morte do meu pai e a morte de Rue, e a morte de Maysilee Donner e minha mãe herdando seu pássaro. Ah, maravilha, e agora estou pensando em Gale, nas profundezas daquela mina horrível, com a ameaça de Presidente Snow pairando sobre sua cabeça. É tão fácil fazer parecer um acidente lá. Um canário em silêncio, uma centelha e nada mais.Volto a pensar em matar o presidente.Apensar de sua irritação com Wiress, Johanna está mais feliz do que em qualquer outro momento na arena. Enquanto estou aumentando meu estoque de flechas, ela fica examinando as coisas até aparecer com um par de machados que parecem bastante letais. Parece uma escolha estranha até que a vejo atirar um com tal força que ele fica preço no dourado da Cornucópia.É claro. Johanna Mason. Distrito 7. Lenhadores. Aposto que ela usa machados desde quando pôde engatinhar. É como Finnick com seu tridente. Ou Beetee com seu arame. Rue com seu conhecimento sobre plantas.Percebo que é apenas outra desvantagem que os tributos do Distrito 12 veem encarando através dos anos. Não podemos descer até as minas até ter dezoito anos. Parece que a maioria dos outros tributos aprendeu algo sobre suas atividades bem cedo. Há coisas que você faz em uma mina que podem ser úteis nos Jogos. Empunhar uma enxada. Explodir coisas. Dá-lhe uma vantagem. Da forma como minha caça fez. Mas nós aprendemos tarde demais.Enquanto estou mexendo as armas, Peeta fica acocorado no chão, desenhando algo com a ponta da sua faca em uma folha larga e macia que ele trouxe da floresta.Olho sobre seu ombro e vejo que ele está criando um mapa da arena. No centro está a Cornucópia no seu círculo de areia com doze faixas saindo dela. Parece uma torta dividida em doze pedaços iguais. Há outro círculo representado a linha da água e outro levemente maior indicando o limite da selva.— Olhe como a Cornucópia está posicionada — ele diz para mim.
Examino a Cornucópia e vejo o que ele quer dizer.— O final aponta para doze horas — digo.
— Certo, então este é o início do nosso relógio — ele continua, arranhando rapidamente os números de um a doze ao redor do relógio. — Doze é a zona do relâmpago.
Ele desenha um raio pequeno na cunha correspondente, em seguida, trabalha no sentido horário adicionando sangue, neblina e macacos nas seções seguintes.— E das 10 às 11 é a onda — acrescento.
Ele acrescenta isso. Finnick e Johanna se juntam a nós neste momento, armados até os dentes com tridentes, machados e facas.— Vocês perceberam algo incomum nos outros? — Pergunto para Johanna e Beetee, uma vez que eles podem ter visto algo que nós não vimos.
Mas tudo o que eles viram foi um monte de sangue.— Acho que eles poderiam considerar qualquer coisa.
— Eu vou marcar aquelas armas dos Gamemakers que nós sabemos, que nós seguimos antes na selva, então vamos ficar cientes dessas — diz Peeta, desenhando linhas diagonais nas praias de nevoeiro e das ondas. Em seguida, ele se senta para trás. —Bem, é muito mais do que nós sabíamos esta manhã, de qualquer forma.
Todos acenamos em acordo, é quando eu noto. O silêncio. Nosso canário parou de cantar.Eu não espero. Carrego uma seta e viro, tenho um vislumbre de uma Gloss ensopada deslizando Wiress para o solo, sua garganta cortada em um luminoso sorriso vermelho. A ponta da minha seta desaparece na sua têmpora direita, e no instante em que é preciso para recarregar, Johanna enterrou uma lâmina de machado no peito de Cashmere. Finnick desvia de longe uma lança de Brutus na direção de Peeta e Enobaria usa a faca em sua coxa. Se não houvesse uma Cornucópia para se abaixar atrás, eles estariam mortos, ambos os tributos do Distrito 2. Eu salto para a frente em perseguição.Boom! Boom! Boom! O canhão confirma que não há maneira de ajudar Wiress, não há necessidade de terminar com Gloss ou Cashmere. Meus aliados e eu estamos circundando o chifre, começando a caçar Brutus e Enobaria, que estão correndo para baixo numa faixa de areia em direção à floresta.
De repente o chão dá um solavanco debaixo dos meus pés e eu sou arremessada ao lado na areia. O círculo de terra que detém a Cornucópia começa a girar rápido, muito rápido, e eu posso ver a floresta passando em um borrão. Sinto a força centrífuga me puxando em direção à água e cravo minhas mãos e os pés na areia, tentando entender alguma coisa sobre o terreno instável. Entre a areia voando e as tonturas, tenho que espremer os olhos fechados. Não há literalmente nada que eu possa fazer, mas esperar até que, sem desaceleração, começamos a parar.Tossindo e enjoada, sento-me lentamente para encontrar meus companheiros na mesma condição. Finnick, Johanna e Peeta estão pendurados. Os três corpos foram lançados para fora na água do mar.A coisa toda, da falta da música de Wiress até agora, não pode ter levado mais de um minuto ou dois. Sentamos lá ofegantes, raspando a areia de nossas bocas.— Onde está Parafuso? — diz Johanna.
Estamos de pé. Um círculo trêmulo da Cornucópia confirma que ele se foi. Finnick o localiza cerca de vinte metros para fora na água, apenas mantendo-se à tona, ele nada em sua direção para transportá-lo de volta.É quando eu me lembro do fio e como era importante para ele. Eu olho ao redor freneticamente. Onde ele está? Onde ele está? E então eu o vejo, ainda seguro nas mãos de Wiress, longe na água. Meu estômago se contrai com o pensamento do que devo fazer em seguida.— Cubram-me — digo aos outros.
Deixo de lado as minhas armas e corro para baixo na plataforma mais próxima ao seu corpo. Sem abrandar, mergulho na água e nado até ela. Com o canto do meu olho, posso ver o aerobarco aparecendo sobre nós, a garra começando a descer para levá-la embora. Mas eu não paro. Continuo nadando o máximo quanto posso e acabo batendo em seu corpo. Eu chego ofegante, tentando evitar engolir a água manchada de sangue que se espalha da ferida aberta em seu pescoço. Ela está flutuando sobre suas costas, carregado por seu cinto e pela morte, olhando para o sol implacável. Quando abro caminho na água, tenho que arrancar a bobina de fio de seus dedos, porque seu aperto final sobre ela é muito forte. Não há nada que eu possa fazer, mas, em seguida, fecho suas pálpebras, sussurrando adeus, e nado para longe. No momento que eu impulsiono a bobina até a areia e retiro-me da água, seu corpo desapareceu. Mas eu ainda posso sentir seu gosto de sangue misturado com o sal do mar.Volto à Cornucópia. Finnick trouxe um Beetee de volta ainda vivo, embora um pouco encharcado, sentado e cheirando a água. Ele teve o bom senso de pendurar seus óculos, então pelo menos ele pode ver. Eu coloco o rolo de fio no seu colo. Está cintilante e limpo, não há mais sangue. Ele desvenda um pedaço do fio e mexe através de seus dedos. Pela primeira vez eu vejo, e é diferente de qualquer fio que eu conheço. A dourada pálida cor é tão fina como um fio de cabelo. Gostaria de saber quão longo é. Deve precisar de quilômetros disso para preencher o carretel grande. Mas não pergunto, porque sei que ele está pensando em Wiress.Eu olho para o rosto sóbrio dos outros. Agora Finnick, Johanna e Beetee perderam os seus parceiros de distrito. Eu vou até Peeta e envolvo meus braços em volta dele, e por enquanto todos nós ficamos em silêncio.— Vamos sair dessa ilha fedorenta — Johanna diz finalmente.
Há apenas a questão das armas agora, que em grande parte retiramos. Felizmente, as trepadeiras aqui são fortes e a goteira e o tubo de remédio, envolto em um paraquedas, ainda estão garantidos no meu cinto. Finnick tira a camisa e amarra em torno da ferida de faca que Enobaria fez na sua coxa, não é profunda. Beetee acha que pode andar agora, se nós formos devagar, então eu o ajudo. Decidimos ir para a praia das doze horas. Isso deve fornecer algumas horas de calmaria e manter-nos livres de qualquer resíduo tóxico. E então a cabeça de Peeta, Johanna e Finnick se voltam para três direções diferentes.— Doze horas, certo? — diz Peeta. — O final aponta para doze horas.
— Antes de nos girarem — diz Finnick. — Eu estava julgando pelo sol.
— O sol só lhe diz que são quatro horas, Finnick — digo.
— Eu pensei no ponto de Katniss, conhecer a hora não significa necessariamente que você saiba onde está o quatro no relógio. Você pode ter uma ideia geral da direção. A menos que você considere que pode ter deslocado o anel externo de selva — Beetee discorda.
Não, o ponto de Katniss foi muito mais básico do que isso. Beetee articulou uma teoria muito além do meu comentário do sol. Mas eu apenas aceno a cabeça como se eu estivesse na mesma página o tempo todo.— Sim, de modo que quaisquer uns desses caminhos poderiam levar a doze horas — completo.
Nós circulamos ao redor da Cornucópia, perscrutando a floresta. Tem uma uniformidade desconcertante. Lembro-me da altura da árvore que levou o primeiro raio em doze horas, mas cada setor tem uma estrutura similar. Johanna pensa em seguir o rastro de Enobaria e Brutus, mas eles foram feridos ou levados. Não há nenhuma maneira de dizer onde nada é.— Eu nunca deveria ter mencionado o relógio — digo amargamente. — Agora eles tiraram essa vantagem perfeitamente.
— Somente temporariamente — Beetee fala. — As dez vamos ver a onda de novo e estar de volta na pista.
— Sim, eles não podem redesenhar toda a cena — concorda Peeta.
— Isso não importa — Johanna fala impaciente. — Você tinha que nos dizer, ou nunca teríamos mudado o nosso acampamento em primeiro lugar, desmiolada.
Ironicamente, sua lógica, mesmo que humilhante, é a única resposta que me conforta. Sim, eu tinha que dizer-lhes para levá-los a se mover.— Vamos, eu preciso de água. Alguém tem um bom pressentimento?
Aleatoriamente escolhemos um caminho e o tomamos, sem ter ideia de qual número estamos a caminho. Quando alcançamos a selva, perscrutamos, tentando decifrar o que pode estar esperando lá dentro.— Bem, deve ser a hora do macaco. E eu não vejo nenhum deles lá — diz Peeta. — Eu vou tentar furar uma árvore.
— Não, é a minha vez — interrompe Finnick.
— Eu vou, pelo menos, vigiar a sua volta.
— Katniss pode fazer isso — Johanna intervém. — Nós precisamos de você para fazer outro mapa. O outro foi levado fora.
Ela puxa uma folha grande de uma árvore e estende as mãos para ele.Por um momento, estou desconfiada que eles estão tentando nos dividir e nos matar. Mas não faz sentido. Eu vou ter vantagem sobre Finnick se ele estiver lidando com a árvore e Peeta é muito maior do que Johanna. Então sigo Finnick cerca de quinze metros na selva, onde ele encontra uma boa árvore e começa a apunhalar para fazer um buraco com a faca.Enquanto eu fico lá, com as armas prontas, não posso perder a desconfortável sensação de que algo está acontecendo e que tem a ver com Peeta. Eu refaço nossos passos, a partir do momento em que o gongo soou, em busca da minha fonte de desconforto. Finnick reboca Peeta para fora de sua placa de metal. Finnick revive Peeta após o campo de força parar seu coração. Mags correndo para a neblina, para que Finnick pudesse carregar Peeta. A usuária de morfina se arremessando na frente dele para bloquear o ataque do macaco. A luta com o Profissional foi tão rápida, mas Finnick bloqueou Brutus de bater em Peeta mesmo que isso significasse Enobaria ter esfaqueado sua perna. E até agora Johanna o faz desenhar um mapa em uma folha em vez de deixá-lo se arriscar na selva...Não há dúvida sobre isso. Por motivos completamente incompreensíveis para mim, alguns dos vencedores estão tentando mantê-lo vivo, mesmo que isso signifique sacrificar a si mesmos.Estou pasma. Por um lado, esse é meu trabalho. Por outro, não faz sentido. Apenas um de nós pode sair. Então, por que eles escolheram proteger Peeta? O que teria Haymitch possivelmente lhes dito, o que teria ele negociado para fazê-los colocar a vida Peeta acima de suas próprias?Eu sei minhas próprias razões para manter Peeta vivo. Ele é meu amigo e esta é a minha maneira de desafiar a Capital, para subverter seus terríveis Jogos. Mas se eu não tivesse laços reais com ele, o que me faria querer salvá-lo, para escolhê-lo ao invés de mim? Certamente ele é corajoso, mas todos nós fomos corajosos o suficiente para sobreviver aos Jogos. Não é a qualidade boa que é difícil de ignorar, mais ainda... e depois eu penso nisso, o que pode Peeta fazer muito melhor do que o resto de nós. Ele pode usar as palavras. Ele destruiu o resto dos competidores nas entrevistas. E talvez seja por causa da bondade essencial que o faz mover uma multidão – senão um país – para o seu lado com a reviravolta de uma simples frase.Lembro-me de pensar que dádiva o líder da nossa revolução deveria ter. Teria Haymitch convencido os outros com isso? A língua de Peeta teria poder muito maior contra a Capital do que qualquer força física que o resto de nós poderia reivindicar? Eu não sei. Ainda parece um salto muito longo para alguns dos tributos. Quero dizer, estamos falando de Johanna Mason aqui. Mas que outra explicação pode haver para seus decididos esforços de mantê-lo vivo?— Katniss, tem a goteira? — Finnick pergunta, trazendo-me de volta à realidade.
Eu corto a videira que amarra a goteira ao meu cinto e seguro o tubo de metal para ele.É quando eu ouço o grito. Tão cheio de medo e dor que gela meu sangue. E tão familiar. Eu deixo cair a goteira, esqueço onde eu estou ou o que está pela frente, só sei que devo alcançá-la, protegê-la. Eu corro loucamente na direção da voz, sem me importar com o perigo, rasgando cipós e galhos, através de qualquer coisa que me impeça de alcançá-la.De chegar até minha irmãzinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário