terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 4




Nós caminhamos de volta para o trem em silêncio. No corredor fora da minha porta, Haymitch dá um tapinha no meu ombro e diz:— Poderia ser pior, você sabe.
Ele se dirige para seu compartimento, levando o cheiro de vinho com ele.No meu aposento, removo meus chinelos encharcados, meu roupão úmido e o pijama. Tem mais nas gavetas, mas eu só rastejo entre as cobertas da minha cama em minhas roupas íntimas. Olho para a escuridão, pensando em minha conversa com Haymitch. Tudo o que ele disse era verdade sobre as expectativas da Capital, meu futuro com Peeta, até seu último comentário. É claro, poderia ser pior que Peeta. Isso não é realmente o ponto, porém, não é?Uma das poucas liberdades que temos no Distrito 12 é o direito de casar com quem queremos, ou não casar afinal. E agora, até isso é tirado de mim. Eu me pergunto se o presidente Snow insistirá em termos filhos. Se tivermos, eles terão de enfrentar a colheita a cada ano. E não seria incrível ver o filho de não apenas um, mas de dois vencedores escolhido para a arena? Filhos de vencedores estiveram na arena antes. Isso sempre provoca muita emoção e gera discussão sobre como as probabilidades não estão a favor daquela família. Mas isso acontece com muita frequência para ser apenas sobre probabilidades. Gale está convencido de que a Capital faz isso de propósito, manipula os sorteios para adicionar drama extra. Tendo em conta todos os problemas que eu causei, provavelmente garanti a qualquer filho meu um lugar nos Jogos.Penso em Haymitch, solteiro, sem família, apagando o mundo com a bebida. Ele poderia ter escolhido qualquer mulher do distrito. E ele escolheu a solidão. Não é a solidão tranquila. É mais como confinamento solitário. Isso foi porque, tendo estado na arena, ele sabia que era melhor do que arriscar a alternativa? Eu tive uma prova dessa alternativa quando eles chamaram o nome de Prim no dia da colheita e eu a assisti caminhar para o palco para sua morte. Mas como sua irmã, eu pude tomar o lugar dela, uma opção proibida para a nossa mãe.Minha mente procura desesperadamente por uma saída. Eu não posso deixar o Presidente Snow condenar-me para isto. Mesmo que isso signifique tirar minha própria vida. Antes disso, porém, eu tentaria fugir. O que fariam se eu simplesmente desaparecesse? Desaparecesse na floresta e nunca mais saísse? Poderia eu ainda conseguir levar todos que eu amo comigo, começar uma nova vida no profundo do selvagem? Altamente improvável, mas não impossível.Eu balanço a cabeça para limpá-la. Este não é o momento de fazer planos de fuga selvagens. Devo concentrar-me no Tour da Vitória. O destino de muitas pessoas depende de eu fazer um bom espetáculo.O amanhecer vem antes do sono, e lá está Effie batendo na minha porta. Eu puxo qualquer roupa que está na parte superior da gaveta e me arrasto até o vagão-restaurante. Não vejo que diferença faz quando me levanto, uma vez que este é um dia de viagem, mas depois descubro que a maquiagem de ontem era apenas para me levar para a estação de trem. Hoje vai começar os trabalhos da minha equipe de preparação.— Por quê? Está frio demais para qualquer coisa para mostrar — resmungo.
— Não no Distrito Onze — diz Effie.
Distrito 11. Nossa primeira parada. Eu preferia começar em qualquer outro distrito, uma vez que este era o lar de Rue. Mas não é assim que o Tour da Vitória funciona. Geralmente começa no 12 e depois vai em ordem decrescente de distrito para o 1, seguido pela Capital. O distrito do vencedor é pulado e salvo para último. Uma vez que o 12 assume a celebração menos fabulosa – geralmente apenas um jantar para os tributos e um comício da vitória na praça, onde ninguém parece estar tendo alguma diversão – é provavelmente melhor nos tirar do caminho o mais depressa possível. Este ano, pela primeira vez desde que Haymitch venceu, a última parada da turnê será o 12, e a Capital pulará para as festividades.Tento aproveitar a comida como Hazelle aconselhou. A equipe da cozinha claramente quer me agradar. Eles já prepararam o meu favorito, ensopado de cordeiro com ameixas secas, dentre outras iguarias. Suco de laranja e um bule de chocolate quente esperam em meu lugar à mesa. Então eu como muito, e a refeição é irrepreensível, mas não posso dizer que estou gostando. Também estou chateada que ninguém, além de Effie e eu, tenha aparecido.— Onde está todo mundo? — pergunto.
— Oh, quem sabe onde Haymitch está — disse Effie.
Eu realmente não esperava Haymitch, porque ele provavelmente acabou de ir para a cama.— Cinna ficou até tarde trabalhando na organização de seu vagão de roupas. Ele deve ter mais de uma centena de roupas para você. Suas roupas de noite são excelentes. E a equipe de Peeta provavelmente ainda esta dormindo.
— Ele não precisa se preparar? — pergunto.
— Não do jeito que você precisa — Effie responde.
O que isso significa? Significa que eu sou obrigada a passar a manhã tendo os pelos arrancados do meu corpo enquanto Peeta dorme. Eu não tinha pensado muito sobre isso, mas na arena, os meninos têm que manter pelo menos alguns pelos do corpo enquanto que nenhuma das meninas tinha. Lembro-me de Peeta agora, enquanto eu o lavava no riacho. Muito loiro à luz do sol, uma vez que a lama e o sangue tinham sido lavados. Apenas o rosto ficou completamente liso. Nenhum dos rapazes deixou a barba crescer, e muitos tinham idade suficiente para deixar. Eu me pergunto o que fizeram com eles.Se eu me sinto em pedaços, minha equipe de preparação parece estar em pior condição, recusando o café e partilhando pequenas pílulas coloridas. Tanto quanto eu posso dizer, eles nunca se levantaram antes do meio dia a menos que haja algum tipo de emergência nacional, como os meus pelos nas pernas. Fiquei tão feliz quando eles cresceram de novo, também. Como se fosse um sinal de que as coisas poderiam estar voltando ao normal. Eu corro meus dedos ao longo do crespo suave para baixo em minhas pernas e me entrego para a equipe.Nenhum deles está entusiasmado para sua conversa habitual, então eu posso ouvir cada filamento sendo arrancado de seu folículo. Tenho que mergulhar em uma banheira cheia de uma solução espessa com cheiro desagradável enquanto meu rosto e cabelo são emplastados com cremes. Mais dois banhos seguiram em outra mistura menos repugnante. Sou depenada, lavada, massageada e ungida até que eu esteja esfolada.Flavius inclina meu queixo e suspira.— É uma pena que Cinna disse sem alterações em você.
— Sim, nós poderíamos realmente torná-la algo especial — disse Octavia.
— Quando ela for mais velha — diz Venia quase sombria. — Então ela vai ter que nos deixar.
Fazer o quê? Aumentar meus lábios como o do Presidente Snow? Tatuar meus seios? Tingir minha pele de magenta e implantar joias nela? Entalhar padrões decorativos no meu rosto? Dar-me garras curvas? Ou bigodes de gato? Vi todas essas coisas e muito mais nas pessoas na Capital. Será que eles realmente não têm ideia do quão bizarros parecem para o resto de nós?O pensamento de ser deixada aos caprichos da moda de minha equipe de preparação só contribui para as misérias competindo pela minha atenção – meu corpo abusado, minha falta de sono, meu casamento obrigatório e o terror de ser incapaz de satisfazer as demandas do Presidente Snow.Até o momento em que eu chego ao almoço, que Effie, Cinna, Portia, Haymitch e Peeta começaram sem mim, eu estou muito desanimada para falar. Eles estão excitados com a comida e como eles dormem bem em trens. Todo mundo está cheio de empolgação com o Tour. Bem, todo mundo menos Haymitch. Ele está cuidando de uma ressaca e se esforçando com um bolinho. Eu não estou realmente com fome, tampouco, talvez porque comi muito esta manhã ou talvez porque eu esteja tão infeliz. Eu brinco com uma tigela de caldo de carne, comendo apenas uma colher ou duas. Eu não posso nem olhar para Peeta – o meu futuro marido designado – embora eu saiba que nada disso é culpa dele.As pessoas percebem, tentam me trazer para a conversa, mas eu apenas os ignoro. Em algum momento, o trem para. Nosso servo informa que não será apenas uma parada para reabastecimento – uma parte não está funcionando e deve ser substituída. Irá requerer pelo menos uma hora.Isso causa em Effie uma agitação. Ela pega sua agenda e começa a reclamar como o atraso terá impacto sobre todos os eventos para o resto de nossas vidas. Finalmente, eu não aguento mais ouvi-la.— Ninguém se importa, Effie! — Estouro.
Todos na mesa olham para mim, mesmo Haymitch, quem você pensaria que estaria do meu lado nesta questão já que Effie o leva à loucura. Eu imediatamente me coloco na defensiva.— Bem, ninguém se importa! — repito, me levanto e deixo o vagão de jantar.
O trem de repente parece sufocante e eu definitivamente estou enjoada agora. Acho a porta de saída, forço-a para abrir – provocando algum tipo de alarme, que eu ignoro – e salto para o chão, esperando aterrissar na neve. Mas o ar é quente e perfumado sobre a minha pele. As árvores ainda mostram folhas verdes. A que distância do sul chegamos em um dia? Eu ando ao longo da via ferroviária, com os olhos semicerrados contra o brilho dos raios do sol, já lamentando as minhas palavras para Effie. Ela dificilmente tem culpa pela minha situação atual. Eu deveria voltar e pedir desculpas. Meu desabafo foi o auge dos maus modos, e modos importam profundamente para ela. Mas meus pés continuam ao longo da via ferroviária, passam o final do trem, deixando-o para trás. Um atraso de uma hora. Eu posso andar pelo menos vinte minutos em uma direção e fazê-la de volta com tempo de sobra disponível. Em vez disso, depois de algumas centenas de metros, me afundo no chão e fico ali, olhando para o espaço. Se eu tivesse um arco e flechas, eu iria apenas continuar?Depois de um tempo eu ouço passos atrás de mim. Será Haymitch, vindo para me dar uma bronca. Não é que eu não mereça isso, mas ainda não quero ouvi-la.— Eu não estou no clima para um sermão — advirto a moita de ervas daninhas próxima aos meus sapatos.
— Vou tentar ser breve — Peeta ocupa um lugar ao meu lado.
— Eu pensei que você fosse Haymitch — digo.
— Não, ele ainda está se esforçando com aquele bolinho. — Eu observo enquanto Peeta ajeita sua perna artificial. — Mau dia, hein?
— Não é nada.
Ele respira fundo.— Olha, Katniss, eu estava querendo falar com você sobre a forma como agi no trem. Quero dizer, o último trem. O que nos trouxe para casa. Eu sabia que você tinha alguma coisa com Gale. Eu estava com ciúmes dele antes mesmo de te conhecer oficialmente. E não era justo prendê-la a tudo o que aconteceu nos Jogos. Sinto muito.
Seu pedido de desculpas me pegou de surpresa. É verdade que Peeta me deu um gelo depois que confessei que meu amor por ele durante os Jogos era algo fingido. Mas eu não tenho rancor dele por isso. Na arena, desempenhei esse ponto de vista do romance por tudo o que valia a pena. Houve momentos em que eu honestamente não sei como me sentia a respeito dele. Eu ainda não sei, realmente.— Lamento, também — digo.
Não tenho certeza pelo que exatamente. Talvez porque há uma possibilidade real de que estou prestes a destruí-lo.— Não há nada para você se desculpar. Você estava apenas mantendo-nos vivos. Mas não quero que a gente continue assim, ignorando um ao outro na vida real e caindo na neve toda vez que houver uma câmera por perto. Então eu pensei que se eu parasse de ser tão, você sabe, magoado, poderíamos tentar apenas ser amigos.
Todos os meus amigos provavelmente vão acabar mortos, mas rejeitar Peeta não vai mantê-lo seguro.— Ok — respondo.
Sua oferta me faz sentir melhor. Menos duplicidade de alguma forma. Seria bom se ele viesse a mim com isso mais cedo, antes de eu saber que o Presidente Snow tinha outros planos e apenas sermos amigos não era mais uma opção para nós. Mas de qualquer forma, estou feliz por estarmos nos falando de novo.— Então, o que há de errado? — ele me pergunta.
Eu não posso dizer-lhe. Eu remexo na moita de ervas daninhas.— Vamos começar com algo mais básico. Não é estranho que eu sei que você arriscaria sua vida para salvar a minha... mas não sei qual é sua cor favorita? — ele começa.
Um sorriso desliza em meus lábios.— Verde. Qual é a sua?
— Laranja — ele responde.
— Laranja? Como o cabelo de Effie?
— Um pouco mais moderado — diz ele. — Mais como... pôr do sol.
Pôr do sol. Eu posso vê-lo imediatamente, o aro do sol descendo, o céu riscado com tons suaves de laranja. Lindo. Lembro-me do belo lírio de tigre e, agora que Peeta está falando comigo de novo, é tudo que eu posso fazer para não contar toda a história sobre o Presidente Snow. Mas eu sei que Haymitch não ia querer. É melhor eu ficar de conversa fiada.— Você sabe, todo mundo sempre fala com entusiasmo sobre suas pinturas. Sinto-me mal de não tê-las visto.
— Bem, eu tenho um vagão de trem inteiro cheio. — Ele levanta-se e oferece-me a mão. — Vamos.
É bom sentir seus dedos entrelaçados com os meus novamente, não para mostrar, mas por amizade real. Nós andamos de volta para o trem de mãos dadas. Na porta, eu me lembro.— Eu tenho que pedir desculpas a Effie primeiro.
— Não tenha medo de se impor rudemente — Peeta me diz.
Então quando voltamos para o vagão-restaurante, onde os outros ainda estão na hora do almoço, dou a Effie um pedido de desculpas que acho que é um exagero, mas em sua mente provavelmente consegue apenas compensar a minha falha de etiqueta. Para seu mérito, Effie aceita graciosamente. Ela diz que é claro que estou sob muita pressão. E seus comentários sobre a necessidade de alguém dar atenção à programação só dura cerca de cinco minutos. Na verdade, eu fui absolvida com facilidade.Quando Effie termina, Peeta me leva alguns carros para baixo para ver suas pinturas. Eu não sei o que eu esperava. Versões maiores da bela flor, talvez. Mas isso é algo totalmente diferente. Peeta pintou os Jogos.Alguns que você não iria compreender de imediato, se você mesmo não tivesse estado com ele na arena. Água escorrendo pelas rachaduras na nossa caverna. O leito seco da lagoa. Um par de mãos, suas próprias, escavando por raízes. Outras que qualquer espectador reconheceria. O chifre dourado chamado de Cornucópia. Clove organizando as facas dentro de sua jaqueta. Uma das Mutações, sem possibilidade de erro a loira de olhos verdes, chamada Glimmer, rosnando enquanto fazia seu caminho em direção a nós. E eu.Eu estou em todo lugar. No alto de uma árvore. Batendo uma camisa contra as pedras no riacho. Deitada inconsciente numa poça de sangue. E uma que eu não consigo reconhecer – talvez esta seja como eu parecia quando sua febre estava alta – emergindo de uma névoa cinza prata que corresponde exatamente aos meus olhos.— O que você acha? — ele me pergunta.
— Eu as odeio — digo. Eu quase posso sentir o cheiro do sangue, a sujeira, a respiração anormal das Mutações. — Tudo que eu faço é sair por aí tentando esquecer a arena e você a trouxe de volta à vida. Como você lembra dessas coisas tão claramente?
— Eu as vejo todas as noites — diz ele.
Eu sei o que ele quer dizer. Pesadelos – para quem eu não era uma estranha antes dos Jogos – agora me atormentam sempre que eu durmo. Mas o velho estado de prontidão, do meu pai sendo explodido em pedaços nas minas, é raro. Em vez disso eu revivo versões do que aconteceu na arena. Minha tentativa inútil de salvar Rue. Peeta sangrando até a morte. O corpo inchado de Glimmer se desintegrando em minhas mãos. O final horrível de Cato com as Mutações. Estes são os visitantes mais frequentes.— Eu também. Isso ajuda? Pintá-los?
— Eu não sei. Acho que estou com um pouco menos de medo de ir dormir à noite, ou eu digo a mim mesmo que estou. Mas eles não têm ido a lugar algum.
— Talvez eles não irão. Os de Haymitch não foram.
Haymitch não diz, mas tenho certeza que é por isso que ele não gosta de dormir no escuro.— Não. Mas para mim, é melhor acordar com um pincel do que com uma faca na minha mão — diz ele. — Então você realmente as odeia?
— Sim. Mas elas são extraordinárias. De verdade.
E elas são. Mas eu não quero mais olhar para elas.— Quer ver meu talento? Cinna fez um grande trabalho com ele.
Peeta ri.— Mais tarde.
O trem se move abruptamente para frente, e eu posso ver a terra passando por nós através da janela.— Venha, estamos quase no Distrito Onze. Vamos dar uma olhada nele.
Deslocamo-nos para o último carro do trem. Há cadeiras e sofás para sentar, mas o que é maravilhoso é que as janelas traseiras recolhem para o teto, então você está andando na parte de fora, ao ar livre, e você pode ver uma ampla extensão da paisagem. Grandes áreas abertas com rebanhos de gado leiteiro pastando neles. Tão diferente do nosso próprio lar densamente arborizado.Nós reduzimos a velocidade levemente e eu acho que poderíamos estar chegando a outra parada, quando uma barreira se ergue diante de nós. Elevando-se pelo menos a trinta e cinco metros no ar e coberto com cruéis bobinas de arame farpado, faz a nossa cerca no Distrito 12 parecer infantil. Meus olhos rapidamente inspecionam a base, que é alinhada com enormes placas de metal. Não deve ter nenhuma abertura debaixo delas, nenhum meio de fuga para a caça. Então vejo as guaritas, arranjadas uniformemente separadas, lotadas com guardas armados, tão fora de lugar entre os campos de flores silvestres em torno deles.— Isso é algo diferente — diz Peeta.
Rue me deu a impressão de que as regras no Distrito 11 eram mais severamente aplicadas. Mas eu nunca imaginei algo assim.Agora começam as colheitas, estendidas tanto quanto os olhos podem ver. Homens, mulheres e crianças vestindo chapéus de palha para evitar o sol endireitam-se, viram-se para nosso caminho, levam um momento para esticar as costas enquanto veem o trem passar. Eu posso ver pomares à distância, e me pergunto se esse é o lugar onde Rue teria trabalhado, recolhendo o fruto dos galhos mais finos no topo das árvores. Pequenas comunidades de barracos – em comparação, as casas nas minas são mais sofisticadas – brotam aqui e ali, mas estão todas abandonadas. Toda mão deve ser necessária para a colheita.E assim vai. Eu não posso acreditar no tamanho do Distrito 11.— Quantas pessoas você acha que mora aqui? — Peeta pergunta.
Eu balanço a cabeça. Na escola, se referem a ele como um grande distrito, isso é tudo. Não há números reais sobre a população. Mas essas crianças que vemos na câmera esperando pela colheita de cada ano, não podem ser apenas uma amostra dos que realmente vivem aqui. O que eles fazem? Tem sorteios preliminares? Escolhem os vencedores antes da hora e certificam-se de que eles estejam no meio da multidão? Como exatamente Rue acabou no palco com nada além do vento oferecendo para tomar seu lugar?Eu começo a cansar da vastidão, da imensidão deste lugar. Quando Effie vem dizer para nos vestir, não me oponho.Vou para o meu compartimento e deixo a equipe de preparação fazer meu cabelo e maquiagem. Cinna entra com um bonito vestido laranja estampado com folhas de outono. Eu penso no quanto Peeta vai gostar da cor.Effie juntou Peeta e eu e passou a programação do dia uma última vez. Em alguns distritos, os vencedores passeiam pela cidade enquanto os moradores aplaudem. Mas no 11 – talvez porque não há muito de uma cidade para começar, as coisas estando tão espalhadas, ou talvez porque eles não querem desperdiçar tantas pessoas enquanto a colheita está acontecendo – a aparição pública se limita à praça.Ocorre diante de seu Edifício da Justiça, uma enorme estrutura de mármore. Antigamente, ele deve ter sido um artigo de beleza, mas o tempo tem cobrado seu preço. Mesmo na televisão você pode ver hera ultrapassando a fachada em ruínas, a inclinação do telhado. A praça em si é rodeada de fachadas de lojas em condições precárias, a maioria das quais estão abandonadas. Onde quer que os afortunados vivam no Distrito 11, não é aqui.Nossa performance pública inteira será realizada ao ar livre, no que Effie se refere como a varanda, a extensão de azulejos entre as portas dianteiras e as escadas que está protegida por uma cobertura sustentada por colunas. Peeta e eu vamos ser introduzidos, o prefeito do 11 vai ler um discurso em nossa honra, e nós vamos responder com um roteiro de agradecimento fornecido pela Capital.Se um vencedor tinha algum aliado especial entre os tributos mortos, é considerado de bom tom acrescentar alguns comentários pessoais. Eu deveria dizer algo sobre Rue, e Thresh, também, é verdade, mas cada vez que tentei escrever em casa, acabei ficando com um papel em branco olhando-me no rosto: é difícil para mim falar sobre eles sem ficar emocionada.Felizmente, Peeta tem alguma coisa desenvolvida, e com algumas ligeiras modificações, pode servir para nós dois. E no final da cerimônia, vamos ser presenteados com algum tipo de placa, e então podemos retirar-nos para o Edifício da Justiça, onde um jantar especial será servido.Enquanto o trem está chegando à estação do Distrito 11, Cinna faz os últimos retoques em minha roupa, trocando minha tiara laranja por uma de ouro metálico e fixando o broche de mockingjay que eu usava na arena em meu vestido.Não há boas-vindas, comitê na plataforma, apenas uma equipe de oito Pacificadores que nos orientam para a parte de trás de um caminhão blindado. Effie torce o nariz quando a porta fecha fazendo barulho atrás de nós.— Realmente, você pensaria que todos nós seriamos criminosos — diz ela.
Nem todos nós, Effie. Só eu, penso.
O caminhão nos deixa na parte de trás do Edifício da Justiça. Somos apressados para dentro. Eu posso sentir o cheiro de uma refeição excelente sendo preparada, mas não bloqueia os odores de mofo e podridão. Eles nos deixaram sem tempo para olhar ao redor. Como nós fazemos um caminho mais curto para a entrada da frente, posso ouvir o hino iniciando lá fora na praça. Alguém prende um microfone em mim. Peeta pega a minha mão esquerda. O prefeito está nos apresentando quando as portas maciças abrem com um gemido.— Grandes sorrisos! — Effie diz, e nos dá uma cutucada.
Nossos pés começam a avançar.É isso. Aqui é onde eu tenho que convencer a todos o quanto estou apaixonada por Peeta, eu acho. A cerimônia solene está muito bem planejada, então não tenho certeza de como fazê-lo. Não é uma hora para beijos, mas talvez eu possa inserir um.Há muitos aplausos, mas nenhuma das outras reações que temos na Capital, os encorajamentos, gritos e assobios. Nós andamos através de toda a varanda sombreada até que o telhado termina e estamos de pé no topo de um grande lance de escadaria em mármore no sol resplandecente. Quando meus olhos se ajustam, vejo que os prédios da praça foram decorados com bandeiras que ajudam a encobrir o seu estado negligenciado. Está repleto de pessoas, mas novamente, apenas uma fração do número de pessoas que vivem aqui.Como de costume, um palco especial foi construído no fundo do palco para as famílias dos tributos mortos. Do lado de Thresh, há apenas uma mulher velha com uma corcunda e uma menina alta musculosa que eu suponho que é sua irmã. No de Rue... Não estou preparada para a família de Rue. Seus pais, cujos rostos ainda estão frescos com tristeza. Seus cinco irmãos mais novos, que se assemelham a ela tão intensamente. A figura delicada, os olhos castanhos luminosos. Eles formam um bando de pássaros escuros pequenos.Os aplausos cessam e o prefeito faz o discurso em nossa honra. Duas meninas vêm com buquês de flores enormes. Peeta fala a sua parte da resposta escrita e então eu noto meus lábios se movendo para concluir. Felizmente, minha mãe e Prim me treinaram para que eu possa fazê-lo com tranquilidade.Peeta tinha seus comentários pessoais escrito em um cartão, mas ele não o pega. Em vez disso, fala em seu estilo vitorioso e simples sobre Thresh e Rue chegando aos oito finalistas, sobre a forma como ambos me mantiveram viva – e desse modo mantendo-o vivo – e sobre como esta é uma dívida que jamais poderemos restituir. E então, ele hesita antes de adicionar algo que não estava escrito no cartão. Talvez porque ele pensou que Effie poderia fazê-lo remover.— Isso não pode, de nenhum modo substituir suas perdas, mas como um símbolo de nosso agradecimento nós gostaríamos que cada uma das famílias dos tributos do Distrito Onze recebesse um mês de nossos lucros todos os anos durante o período de nossas vidas.
A multidão não pode evitar senão responder com suspiros e murmúrios. Não há nenhum precedente para o que Peeta fez. Eu nem mesmo sei se é legal. Ele provavelmente não sabe, também, então não pediu no caso de não ser. Quanto às famílias, eles apenas olharam para nós em estado de choque. Suas vidas foram mudadas para sempre quando Thresh e Rue foram perdidos, mas este presente irá mudá-los novamente. Um mês de ganhos de tributo pode facilmente abastecer uma família por um ano. Enquanto vivemos, eles não vão passar fome.Eu olho para Peeta e ele me dá um sorriso triste. Eu ouço a voz de Haymitch. “Poderia ser pior”. Neste momento, é impossível imaginar como eu poderia fazer melhor. O presente... é perfeito. Então quando me levanto na ponta dos pés para beijá-lo, não parece forçado afinal.O prefeito caminha à frente e nos presenteia cada um com uma placa que é tão grande que eu tenho que largar o meu buquê para segurá-la. A cerimônia está prestes a terminar quando noto uma das irmãs de Rue olhando para mim. Ela deve ter cerca de nove anos e é quase uma réplica exata de Rue, até a forma como ela fica com os braços ligeiramente abertos. Apesar da boa notícia sobre o prêmio, ela não está feliz. Na verdade, seu olhar é de reprovação. Será que é porque eu não salvei Rue?Não. É porque eu ainda não a agradeci, acho.Uma onda de vergonha corre através de mim. A menina tem razão. Como eu posso ficar aqui, passiva e muda, deixando todas as palavras para Peeta? Se ela tivesse ganhado, Rue nunca teria deixado a minha morte ser desprezada. Lembro-me de como eu cuidei na arena para cobri-la com flores, para garantir que sua perda não passaria despercebida. Mas esse gesto não vai significar nada se eu não apoiá-lo agora.— Espere!
Eu tropeço para frente, pressionando a placa em meu peito. Meu tempo reservado para falar veio e se foi, mas devo dizer alguma coisa. Eu devo muito. E mesmo que eu tivesse prometido todos os meus ganhos para as famílias, não perdoaria o meu silêncio hoje.— Espere, por favor.
Eu não sei como começar, mas uma vez que o faço, as palavras saem dos meus lábios como se tivessem se formando no fundo da minha mente há muito tempo.— Eu quero oferecer os meus agradecimentos aos tributos do Distrito Onze — eu digo.
Eu olho para o par de mulheres do lado de Thresh.— Eu só falei com Thresh uma vez. Apenas o suficiente para ele poupar a minha vida. Eu não o conhecia, mas sempre o respeitei. Por sua força. Por sua recusa a jogar os Jogos nos termos de qualquer pessoa exceto os seus próprios. Os Carreiristas queriam que ele fizesse equipe com eles desde o início, mas ele não faria isso. Eu o respeitava por isso.
Pela primeira vez, a velha corcunda – ela é a avó do Thresh? – levanta a cabeça e o traço de um sorriso toca em seus lábios.A multidão caiu em silêncio agora, tão silenciosa que eu me pergunto como conseguem. Todos eles devem estar segurando a respiração.Viro-me para a família de Rue.— Mas eu sinto como se conhecesse Rue, e ela sempre estará comigo. Tudo que é admirável me lembra dela. Eu a vejo nas flores amarelas que crescem no prado próximo a minha casa. Vejo-a nos mockingjays que cantam nas árvores. Mas acima de tudo, eu a vejo na minha irmã, Prim. — Minha voz está sem confiança, mas eu estou quase terminando. — Obrigada por seus filhos. — Eu levanto o meu queixo para falar à multidão. — E obrigada a todos pelo pão.
Eu fico lá, sentindo-me estilhaçada e pequena, milhares de olhos mirados em mim. Há uma longa pausa. Então, em algum lugar no meio da multidão, alguém assobia a melodia mockingjay de quatro notas de Rue. Aquela que sinalizava o fim do dia de trabalho nos pomares. Aquela que significava segurança na arena. Ao final da canção, eu encontro a pessoa que assobiava, um homem velho encarquilhado com uma camisa vermelha desbotada e macacões. Seus olhos encontram os meus.O que acontece em seguida não é uma coincidência. É muito bem executado para ser espontâneo, porque acontece em uníssono completo. Cada pessoa na multidão pressiona os três dedos do meio de sua mão esquerda contra os seus lábios e os estendem para mim. É o nosso sinal do Distrito 12, o último adeus que eu dei a Rue na arena.Se eu não tivesse falado com o Presidente Snow, este gesto poderia levar-me às lágrimas. Mas, com suas ordens recentes para acalmar os distritos, frescas em meus ouvidos, isso me enche de pavor. O que ele vai pensar desta saudação muito pública para a menina que desafiou a Capital?O total impacto do que eu fiz me golpeia. Não foi intencional – eu só queria expressar os meus agradecimentos – mas provoquei algo perigoso. Um ato de discordância do povo do Distrito 11. Este é exatamente o tipo de coisa que eu deveria estar desarmando!Eu tento pensar em algo para dizer para minar o que acaba de acontecer, para negá-lo, mas posso ouvir a leve ruptura da estática, indicando que o meu microfone foi cortado e o prefeito assumiu. Peeta e eu agradecemos uma rodada final de aplausos. Ele me conduz de volta para a porta, sem saber que tudo deu errado.Eu me sinto estranha e tenho que parar por um momento. Pequenos fragmentos brilhantes de sol dançam diante dos meus olhos.— Você está bem? — Peeta pergunta.
— Só tonta. O sol estava muito forte — digo. Eu vejo seu buquê. — Esqueci minhas flores — murmuro.
— Eu vou buscá-las — diz ele.
— Eu posso — respondo.
Poderíamos estar seguros dentro do Edifício da Justiça a esta altura, se eu não tivesse parado, se eu não tivesse deixado as minhas flores. Em vez disso, do sombreamento da varanda, vemos a coisa toda.Um par de Pacificadores arrastando o velho que assobiou para o topo da escadaria. Forçando-o de joelhos diante a multidão. E colocando uma bala em sua cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário