terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 3




O cheiro de sangue estava em seu hálito.O que ele fez? Penso eu. Bebeu? Eu imagino-o bebendo sangue em uma xícara de chá. Mergulhando um biscoito naquilo e o tirando, pingando o líquido vermelho.
Do lado de fora da janela, um carro ganha vida, suave e tranquilo como o ronronar de um gato, em seguida desaparece. Saiu da mesma forma que chegou, despercebido.O quarto parece estar girando lentamente, em círculos tortos, e penso que vou desmaiar. Eu me inclino para frente e agarro a mesa com a outra mão. A outra ainda segura o lindo biscoito de Peeta. Eu acho que tinha um lírio sobre ele, mas agora ele foi reduzido a migalhas no meu punho. Eu nem percebi que o estava esmagando, mas acho que tinha que me prender em algo, enquanto meu mundo saia do controle.Eu não consigo, penso. Eu não sou tão boa. Peeta que é bom, agradável. Ele consegue fazer pessoas acreditarem em qualquer coisa. Eu só fico calada e deixo-o fazer a maior parte possível da conversação. Mas não foi Peeta que começou tudo. Fui eu.
Eu ouço o leve, rápido pisar da minha mãe no salão. Ela não pode saber, eu penso. Não pode saber sobre nada disso. Eu estendo minha mão sobre a bandeja e rapidamente tiro os pedaços de biscoito da minha palma e dedos. Eu tomo um gole instável do meu chá.— Está tudo bem, Katniss? — pergunta ela.
— Está tudo bem. Nunca o vimos na televisão, mas o presidente sempre visita os vitoriosos antes do Tour para desejá-los sorte — digo brilhantemente.
O rosto da minha mãe se enche de alívio.— Oh, eu achei que era algum tipo de problema.
— De forma alguma. O problema será quando minha equipe de preparação vir como eu deixei minha sobrancelha crescer.
Minha mãe ri, e eu penso sobre como não há volta depois que assumi a responsabilidade tomar conta da família quando eu tinha onze anos. Como sempre terei de protegê-la.— Devo preparar seu banho? — pergunta ela.
— Seria ótimo — eu digo, e posso ver como ela está contente com minha resposta.
Desde que estive em casa, tenho tentado consertar meu relacionamento com minha mãe. Pedindo para ela fazer coisas para mim ao invés de esnobar qualquer oferta, como fiz durante anos por raiva. Deixando-a pegar todo dinheiro que eu ganho. Devolvendo-a abraços ao invés de tolerá-los. O tempo que passei na arena me fez perceber que eu precisava parar de puni-la por algo que ela não podia evitar. Porque às vezes coisas acontecem às pessoas e elas não estão preparadas para lidar com elas. Como comigo, por exemplo. Agora mesmo.Além do mais, há uma coisa maravilhosa que ela fez quando eu voltei para o distrito. Após nossos amigos e familiares cumprimentarem Peeta e eu na estação de trem, poucas perguntas eram feitas pelos repórteres. Alguém perguntou à minha mãe o que ela achava do meu novo namorado, e ela respondeu que, enquanto Peeta fosse um modelo do que um jovem deve ser, eu era muito jovem e não deveria ter namorado algum. Em seguida ela encarou Peeta.Houve muitas risadas e comentários como “Alguém está encrencado” da imprensa, e Peeta largou minha mão e saiu de perto de mim. Isso não durou muito tempo – havia muita pressão para agir de maneira diferente – mas nos deu uma desculpa para sermos um pouco mais reservados do que seríamos na Capital. E talvez isso possa explicar o quão pouco que eu fui vista com Peeta desde que as câmeras se foram.Eu subo as escadas até o banheiro, onde uma banheira quente aguarda. Minha mãe adicionou um pequeno saco de flores secas que perfumam o ar. Nenhuma de nós está acostumada com a luxúria de ligar uma torneira e ter uma quantidade ilimitada de água quente em nossas mãos. Nós só tínhamos água fria em nossa casa na Costura, e um banho quente significava ferver água no fogo.Eu tiro minhas roupas e entro na água sedosa – minha mãe havia posto algum tipo de óleo também — e tento me concentrar nas coisas.A primeira pergunta é a quem contar, se eu for contar a alguém. Não para minha mãe ou Prim, obviamente; elas só ficariam doentes de preocupação. Não para Gale. Mesmo que eu pudesse falar para ele. O que ele faria com a informação de qualquer forma? Se estivéssemos sozinhos, eu poderia tentar persuadi-lo a fugir. Certamente ele conseguiria sobreviver na floresta. Mas ele não está sozinho e certamente não abandonará sua família. Ou eu. Quando chegar a casa, terei de contar algo a ele sobre por que nossos domingos são uma coisa do passado, mas eu não posso pensar nisso agora. Só na minha próxima jogada. Além do mais, Gale já está tão zangado e frustrado com a Capital que às vezes acho que ele vai organizar sua própria rebelião. A última coisa que ele precisa é de um incentivo. Não, eu não posso contar a ninguém que estou deixando para trás no Distrito 12.Ainda há pessoas em quem eu possa confiar, começando por Cinna, meu estilista. Mas eu acho que Cinna já deve estar em perigo, e não quero colocá-lo em mais encrenca ao me aproximar mais dele. Então há Peeta, que seria meu parceiro nessa decepção, mas como eu começo o diálogo? Hey, Peeta, lembra quando eu te disse que estava meio que fingindo estar apaixonada por você? Bem, agora eu preciso que você esqueça isso e comece a fingir que está apaixonado por mim ou o presidente pode matar Gale. Eu não posso. Além do mais, Peeta terá um bom desempenho sabendo o que está em jogo ou não.Sobra Haymitch. Bêbado, louco, o direto Haymitch, em quem eu acabei de derramar uma bacia de água fria. Como meu mentor nos Jogos era seu dever me manter viva. Eu só posso esperar que ele ainda esteja disposto a fazer esse trabalho.Deslizo para dentro da água, deixando-a bloquear os sons a minha volta. Eu gostaria que a banheira se expandisse para que eu pudesse nadar nela, como costumava fazer em domingos de verão na floresta com meu pai.Esses dias eram de um agrado especial. Nós saíamos de manhã cedo e fazíamos caminhada na floresta até, geralmente, um pequeno lago que ele encontrou enquanto caçava. Eu nem me lembro de ter aprendido a nadar, eu era tão jovem quando me ensinaram. Só me lembro de mergulhar, dar cambalhotas e remar aleatoriamente. O fundo lamacento do lago embaixo dos meus dedos. O cheiro de flores e folhagem. Boiando de costas, como estou agora, encarando o céu azul enquanto o barulho da floresta é silenciado pela água.Ele punha as aves aquáticas que estavam aninhadas em volta da margem em um saco, eu caçava ovos nas gramas, e nós dois cavávamos à procura de raízes de katniss, a planta que me deu o nome, nas partes rasas. À noite, quando chegávamos em casa, minha mãe fingia que não me reconhecia porque eu estava tão limpa. Então ela cozinhava um jantar maravilhoso de pato assado e katniss cozido com molho.Eu nunca levei Gale ao lago. Eu poderia tê-lo levado. Demora muito para chegar lá, mas as aves aquáticas eram tão fáceis de pegar que se pode compensar pelo tempo perdido caçando. Todavia, é um lugar que eu nunca quis compartilhar com ninguém, um lugar que pertence apenas a meu pai e eu. Desde os Jogos, quando eu tive pouco com o que me ocupar, eu fui lá duas vezes. Nadar ainda era agradável, mas as visitas mais me deprimiram. Ao passar desses últimos cinco anos, o lago impressionantemente não mudou nada e eu estou quase irreconhecível.Até mesmo debaixo da água eu posso ouvir o som da comoção. Buzinas de carros, gritos de saudações, portas batendo. Só poderia significar que minha equipe havia chegado. Eu só tenho tempo para me secar e entrar num roupão antes da minha equipe de preparação invadir o banheiro. Não há privacidade. A respeito do meu corpo, não temos segredos entre essas três pessoas e eu.— Katniss, suas sobrancelhas! — grita Venia logo de cara, e mesmo com a nuvem negra sobre mim, eu tive que omitir uma risada.
Seu cabelo azul-claro estava espetado, e as tatuagens douradas que geralmente estão confinadas em cima de suas sobrancelhas estavam ondulando por baixo de seus olhos, tudo contribuindo para a impressão de que eu havia literalmente chocado-a.Octavia chega e acaricia suavemente as costas de Venia, seu corpo curvo parecia mais volumoso do que o comum perto do corpo magro e reto de Venia.— Não, não. Você pode consertar suas sobrancelhas em dois tempos. Mas o que eu vou fazer com essas unhas?
Ela pega minha mão e a pressiona entre suas duas verde-ervilha. Não, sua pele não é exatamente verde-ervilha agora. É um verde mais claro. A mudança de cor é sem dúvida uma tentativa de ficar a par das tendências da moda caprichosa da Capital.— Sério, Katniss, você poderia ter deixado algo com que possamos trabalhar! — ela lamenta.
É verdade. Eu venho comendo minhas unhas nos últimos dois meses. Pensei em parar com o hábito, mas não vi nenhuma boa razão para fazê-lo.— Sinto muito — murmuro.
Eu não passei muito tempo me preocupando com como afetaria minha equipe de preparação.Flavius levanta algumas mechas do meu cabelo molhado e enrolado. Ele faz um sinal de desaprovação com a cabeça, fazendo seus cachos alaranjados balançarem.— Alguém encostou nisto desde a última vez que nos vimos? — pergunta ele severamente. — Lembre-se, nós especificamente lhe pedimos para não mexer em seu cabelo.
— Sim! — respondo, grata por poder mostrar que eu não os ignorei completamente. —Quero dizer, não, ninguém o cortou. Eu me lembrei disso.
Não, eu não lembrei. É mais por que eu nunca pensei nisso. Desde que estive em casa, tudo que fiz foi enfiá-lo em sua habitual trança nas minhas costas.Isso parece comovê-los, e todos me beijam, me colocam numa cadeira no meu quarto, e, como sempre, começam a falar sem parar sem nem perceber se eu estou ouvindo. Enquanto Venia reinventa minhas sobrancelhas, Octavia me dá unhas falsas e Flavius massageia meu cabelo, eu ouço tudo sobre a Capital. Que hit havia sido os Jogos, como as coisas tem estado vazias desde que eles acabaram, como estão todos ansiosos para que Peeta e eu nos encontremos novamente no fim do Tour da Vitória. Depois disso, não demorará muito para que a Capital comece a se preparar para o Massacre Quaternário.— Não é emocionante?
— Não se sente sortuda?
— No seu primeiro ano como vitoriosa, já vai ser mentora em um Massacre Quaternário!
Suas palavras transbordam excitação.— Oh, sim — digo neutramente.
É o máximo que posso fazer. Em um ano comum, ser mentor de tributos é um pesadelo. Agora eu não consigo andar pela escola sem me perguntar que criança eu terei de treinar. Mas para piorar as coisas, este é o aniversário de 75 anos dos Jogos Vorazes, e isso significa também um Massacre Quaternário. Eles acontecem a cada vinte e cinco anos, marcando o aniversário da derrota dos distritos com celebrações exageradas e, para diversão extra, alguma mudança miserável nos tributos. Eu nunca estive viva para presenciar um, é claro. Mas eu me lembro de ouvir na escola que no segundo Massacre Quaternário, a Capital exigiu que fosse coletado o dobro de tributos para a arena. Os professores não entraram em muitos detalhes, o que é surpreendente, porque esse foi o ano em que o morador do Distrito 12 Hamitch Abernathy ganhou a coroa.— É bom que Haymitch esteja se preparando para muita atenção! — Guincha Octavia.
Haymitch nunca mencionou para mim sua experiência pessoal na arena. Eu nunca perguntaria. E se um dia vi uma reprise dos Jogos na televisão, eu era muito jovem para me lembrar. Mas a Capital não o deixaria esquecer. De certa forma, é uma coisa boa que Peeta e eu estejamos ambos disponíveis como mentores durante o Massacre, porque é certo que Haymitch será desperdiçado.Depois de exaurir o assunto do Massacre Quaternário, minha equipe de preparação fala de um monte de outras coisas sobre suas incompreensíveis vidas bobas. Quem disse qualquer coisa sobre alguém que eu nunca ouvi falar, que tipo de sapatos eles compraram e uma longa história de Octavia sobre que erro foi fazer todos vestirem penas para sua festa de aniversário.Em breve minhas sobrancelhas estão pungentes, meu cabelo macio e sedoso, e minhas unhas prontas para serem pintadas. Aparentemente, eles foram instruídos para preparar apenas minhas mãos e rosto, provavelmente porque todo o resto estaria coberto no tempo frio.Flavius quer muito usar seu batom roxo em mim, mas me deixa com um rosa à medida que começaram a pintar meu rosto e unhas. Eu posso perceber pela paleta que Cinna mandou que me deixassem bem feminina e jovem, não sensual. Bom. Eu nunca convenceria ninguém de nada se estou tentando ser provocativa. Haymitch deixou isso muito claro quando estava me treinando para minha entrevista para os Jogos.Minha mãe entra, um pouco timidamente, e diz que Cinna a pediu para mostrar a equipe como ela fez meu cabelo no dia da colheita. Eles respondem com entusiasmo e depois observam, completamente absortos, enquanto ela começa a fazer a elaborada trança. No espelho, eu posso ver seus rostos sérios seguindo-a mais ainda, sua ânsia quando é sua vez de tentar um passo. Na verdade, eles estão tratando minha mãe tão bem e respeitosamente que eu me sinto mal por me sentir tão superior a eles. Quem sabe o que eu poderia ter sido ou sobre o que eu falaria se tivesse crescido na Capital? Talvez meu maior arrependimento também tivesse sido mandar as pessoas se vestirem com penas para a minha festa de aniversário.Quando meu cabelo está pronto, eu encontro Cinna lá embaixo na sala de estar, e só vê-lo me dá mais esperança. Ele está como sempre, roupas simples, cabelo castanho, só um pouco de maquiagem dourada nos olhos. Nós nos abraçamos e eu mal consigo me conter de falar sobre todo meu episódio com o Presidente Snow. Não, eu decidi contar a Haymitch primeiro. Ele saberá melhor o fardo que carrega.Mas é tão fácil falar com Cinna. Ultimamente temos nos falado muito pelo telefone que veio com a minha casa. É meio que uma piada, porque quase ninguém que eu conheço possui um. Peeta tem, mas obviamente eu não ligo para ele. Haymitch jogou o seu na parede anos atrás. Minha amiga Madge, a filha do prefeito, tem um telefone em casa, mas se nós queremos nos falar, o fazemos pessoalmente. No início, o telefone quase não foi usado. Até que Cinna começou a ligar para trabalhar o meu talento.Todo vitorioso deve ter um. Seu talento é a atividade que você tem já que não trabalha na escola nem na indústria de seu distrito. Pode ser qualquer coisa, mesmo, qualquer coisa sobre qual eles podem entrevistar. Peeta realmente tem um talento, que é pintar. Ele tem posto glacê nos bolos e biscoitos por anos na padaria de sua família. Mas agora ele é rico e pode comprar tinta e tela.Eu não tenho um talento, a não ser se contarem caça ilegal, o que eles não contam. E cantar, o que eu nunca faria para a Capital. Minha mãe tentou me fazer ter interesse em uma variedade de alternativas convencionais de uma lista que Effie Trinket mandou para ela. Cozinhar, arrumar flores, tocar flauta. Nenhum deles deu certo, mesmo Prim tendo um talento pelas três.Finalmente Cinna chegou e se ofereceu para ajudar a desenvolver minha paixão por moda, o que realmente precisa de desenvolvimento, pois é inexistente. Mas eu disse sim, porque significava falar com Cinna e ele prometeu que ele faria todo o trabalho.Agora ele está organizando coisas em volta da minha sala: roupas, tecidos e pranchetas com modelos que ele desenhou. Eu pego uma prancheta e examino um vestido que supostamente criei.— Sabe, acho que eu sou bem promissora.
— Vista-se, sua inútil — diz ele, jogando um monte de roupas em mim.
Eu posso não ter nenhum interesse em projetar roupas, mas adorei as que Cinna fez para mim. Como essa. Calças pretas feitas de um material grosso e quente. Camisa branca confortável. Uma camisola tecida com fios verdes, azuis e cinzas de lã. Botas de couro atadas que não prendem meus dedos.— Não fui eu quem desenhou esse conjunto? — pergunto.
— Não, você aspira desenhar sua roupa e ser como eu, seu herói da moda — diz Cinna.
Ele me entrega um pequeno maço de cartas.— Leia isto enquanto estiverem filmando as roupas. Tente parecer como se se importasse.
Só agora, Effie Trinket chega vestindo uma peruca laranja-abóbora para lembrar a todos:— Nós temos um horário!
Ela me beija nas duas bochechas enquanto acena na equipe de filmagem, e depois me manda entrar em posição. Effie é a única razão pelo qual chegamos em algum lugar na Capital a tempo, então eu tento acomodá-la. Eu começo a andar por aí dizendo coisas sem significado como “Não adoraram?”. A equipe de som me grava lendo as minhas cartas em uma voz alegre para que eles possam inserir depois, então eu sou levada para fora do quarto para que eles possam filmar os desenhos que eu/Cinna fiz/fez em paz.Prim saiu mais cedo da escola para o evento. Agora ela está na cozinha, sendo entrevistada por outra equipe. Ela está adorável com um vestido azul-céu que destaca seus olhos, seu cabelo loiro amarrado com um laço combinando. Ela está se inclinando um pouco para frente com seus dedos na sua fina bota branca como se estivesse prestes a decolar, como se...Bam!É como se alguém tivesse realmente me batido no peito. Ninguém o fez literalmente, é claro, mas a dor é tão real que eu dou um passo para trás. Eu aperto meus olhos e não vejo Prim – vejo Rue, a garota de doze anos do Distrito 11 que foi minha aliada na arena. Ela podia voar, como um pássaro, de árvore em árvore, pegando os ramos delgados. Rue, que eu não salvei. Que eu deixei morrer. Eu a imagino deitada no chão com a lança ainda enfiada em seu estômago...Quem mais eu falharia em salvar da vingança da Capital? Quem mais morrerá se eu não satisfizer Presidente Snow? Eu percebo que Cinna está tentando por um casaco em mim, então levanto meus braços. Eu sinto pelos, por dentro e por fora, me envolvendo. Não é de nenhum animal que eu conheça.— Arminho — ele me diz enquanto dobro a manga branca.
Luvas de couro. Um lenço vermelho brilhoso. Algo peludo cobrindo minhas orelhas.— Você está trazendo protetores de ouvido para a moda novamente.
Eu odeio protetores de ouvido, penso eu. Eles fazem que fique difícil de escutar, e já que eu fiquei surda de uma orelha na arena, desgosto elas mais ainda. Depois que venci, a Capital consertou minha orelha, mas ainda me encontro testando-a.Minha mãe corre com algo em suas mãos.— Para dar sorte — diz ela.
É o broche que Madge me deu antes de eu partir para os Jogos Vorazes. Um mockingjay voando em um círculo de ouro. Eu tentei dá-lo a Rue, mas ela não aceitou. Ela disse que o broche era a razão pela qual ela confiou em mim. Cinna o fixa no nó do lenço.Effie Trinket está por perto, batendo palmas.— Atenção, todos! Estamos prestes a fazer a primeira cena externa, onde os vitoriosos se cumprimentam no começo de sua viagem maravilhosa. Muito bem, Katniss, grande sorriso, você está muito animada, não?
Eu não exagero quando digo que ela me empurra para fora.Por um momento, eu não posso enxergar muito bem por causa da neve, que agora está descendo para o sereno. Então noto Peeta na porta da frente do outro lado.Em minha mente, imagino a direta do Presidente Snow, “Convença-me”, e eu sei que devo.Meu rosto esboça um grande sorriso e eu começo a andar em direção a Peeta. Então, como eu não consigo suportar mais um segundo, começo a correr. Ele me segura e me gira e então ele escorrega – ele não está no controle absoluto de sua perna artificial – e nós caímos na neve, eu em cima dele, e é quando nós damos nosso primeiro beijo em meses.Está cheio de pelos, flocos de neve e batom, mas por baixo disso tudo, posso sentir a estabilidade que Peeta traz a tudo. E sei que não estou sozinha, por pior que eu o tenha machucado, ele não me deixará exposta em frente das câmeras. Ele não me condenará com um beijo rejeitado. Ele ainda cuida de mim, como na arena. Por algum motivo, esses pensamentos me dão vontade de chorar. Ao invés disso, eu o levanto em pé, ponho minha luva em seu braço e seguimos nosso caminho.O resto do dia é um borrão: chegar à estação, distribuir adeus a todos, o trem chegando, a equipe antiga – Peeta e eu, Effie e Haymitch, Cinna e Portia, a estilista de Peeta – jantando uma refeição indescritivelmente deliciosa que eu não me lembro qual.Então eu ponho um pijama e um roupão volumoso, sentada no meu compartimento, esperando que os outros dormissem. Eu sei que Haymitch permanecerá acordado por horas. Ele não gosta de dormir quando está escuro lá fora.Quando o trem parece estar quieto, ponho meus chinelos e vou até sua porta. Eu tive que bater várias vezes antes de ele abrir a porta, hesitante, como se estivesse certo de que eu trago notícias ruins.— O que você quer? — ele diz, quase me fazendo desmaiar com uma nuvem de vapor de vinho.
— Eu preciso falar com você — sussurro.
— Agora? — ele diz.
Eu aceno com a cabeça.— É melhor ser algo bom — ele diz, mas eu tenho certeza de que toda palavra dita no trem está sendo gravada. — Então? — ele rosna.
O trem começa a frear e por um segundo, penso que o Presidente Snow está observando e não aprova minha confiança em Haymitch e decidiu me matar agora mesmo. Mas só estávamos parando para encher o tanque.— O trem está abafado — digo.
É uma frase inofensiva, mas eu percebo que os olhos de Haymitch se estreitam de entendimento.— Eu sei do que você precisa.
Ele me empurra passando por mim e balança pelo corredor até uma porta. Quando ela se abre, uma explosão de neve nos atinge. Ele cai no chão.Um funcionário da Capital corre para ajudar, mas Haymitch acena positivamente para ele.— Eu só queria um pouco de ar fresco. Só por um minuto.
— Sinto muito, ele está bêbado — eu me desculpo. — Eu o ajudarei.
Eu me abaixo e sigo seu caminho, encharcando meus chinelos com neve, enquanto ele me leva para o fim do trem onde não seremos ouvidos. Então ele se vira para mim.— O que foi?
Eu conto tudo a ele. Sobre a visita do presidente, sobre Gale, sobre como todos vamos morrer se eu falhar. Seu rosto fica sóbrio, envelhece na luz traseira vermelha.— Então você não pode falhar.
— Se você pudesse apenas me ajudar a passar essa viagem... — eu começo.
— Não, Katniss, não é só essa viagem.
— O que você quer dizer?
— Mesmo se você conseguir, eles estarão de volta em alguns meses para nos levar a todos os Jogos. Você e Peeta serão mentores agora, todo ano a partir de hoje. E todo ano eles averiguarão o romance e publicarão os detalhes de sua vida pessoal, e você nunca mais poderá viver feliz para sempre com aquele garoto.
Todo o impacto do que ele diz me atinge. Eu nunca terei uma vida com Gale, mesmo se eu quiser. Nunca poderei viver sozinha. Terei que estar eternamente apaixonada por Peeta. A Capital vai insistir nisso. Eu terei alguns anos talvez, porque eu ainda tenho apenas 16, para ficar com minha mãe e Prim. E então... e então...— Você entende o que eu estou querendo dizer?
Ele me pressiona. Eu aceno com a cabeça. Ele quer dizer que há apenas um futuro, se eu quero manter aqueles que eu amo vivos e me manter viva. Eu terei que me casar com Peeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário