terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 15




Estive em preparação com Flavius, Venia e Octavia por inúmeras vezes, que deveria ser uma antiga rotina de sobrevivência. Mas eu não tinha me preparado para sofrimento emocional que me esperava. Em alguns pontos durante a preparação, cada um deles caiu em lágrimas pelo menos duas vezes, e Octavia tem realmente soltados gemidos durante toda manhã.Acontece que eles realmente se apegaram a mim e a ideia de minha volta à arena os devastaram. Combinado com o fato de me perder eles também perderão seus convites para os grandes eventos sociais, em particular meu casamento, toda a coisa se tornou insuportável. A ideia de ser forte por alguém que nunca entrou nas suas cabeças, e eu me encontrei na posição de confortá-los.É interessante, porém, quando eu penso no que Peeta disse sobre o atendente do trem estar tão infeliz pelos vitoriosos terem que lutar novamente. Sobre as pessoas da Capital não estarem gostando disso. Ainda acho que tudo isso vai ser esquecido uma vez que os barulhos dos gongos soarem, mas ainda é uma revelação que aqueles da Capital sentem alguma coisa por nós. Eles certamente não têm problema nenhum em ver crianças serem assassinadas todos os anos. Mas talvez eles saibam demais sobre os vitoriosos, especialmente aqueles que foram celebridades por anos, para esquecer que somos seres humanos. É mais como ver seus próprios amigos morrerem, mas parecido como é para aqueles dos nossos distritos.Quando Cinna aparece, eu estou irritada e exausta de confortar a equipe de preparação, especialmente porque suas lágrimas me lembram constantemente daquelas que sem dúvidas estão sendo derramadas em casa. Paro lá no meu fino robe com uma dor fina na minha pele e no coração, e sei que não posso suportar nem mais um olhar de lamento. Então no momento em que ele entra pela porta e eu solto:— Juro que se você chorar, eu te mato aqui e agora.Cinna apenas sorri.— Teve uma manhã úmida?— Você pode me torcer — respondo.Cinna põe seus braços envolta dos meus ombros e me conduz para almoçar.— Não se preocupe. Eu sempre canalizo minhas emoções no meu trabalho. Desse jeito eu não machuco ninguém, a não ser eu mesmo.— Eu não posso passar por isso de novo — o advirto.— Eu sei. Eu vou falar com eles — Cinna diz.O almoço me faz sentir um pouco melhor. Faisão com uma seleção de geleias de joias coloridas, versões pequenas de vegetais nadando na manteiga e purê de batatas com salsinha. Para sobremesa mergulhamos pedaços de frutas dentro de chocolate derretido, e Cinna tem que pedir um segundo pote porque eu comecei a comer a coisa com uma colher.— Então, o que vamos vestir na cerimônia de abertura? — Finalmente pergunto enquanto raspo o segundo pote vazio. — Faróis ou fogo?Eu sei que a carruagem vai exigir com que Peeta e eu estejamos vestidos com algo relacionado a carvão.— Alguma coisa nessa linha — diz ele.Quando chega a hora de colocar a roupa para a cerimônia de abertura, meu time de preparação aparece, mas Cinna os manda embora, dizendo que eles fizeram um trabalho espetacular nessa manhã, que não há mais nada para ser feito. Eles vão para a recuperação, felizmente me deixando nas mãos de Cinna. Ele prepara meu cabelo primeiro, do jeito trançado que minha mãe lhe apresentou, e depois prossegue com minha maquiagem. No ano passado, ele usou pouco para que o público me reconhecesse quando eu entrasse na arena. Mas agora meu rosto está quase todo coberto por dramáticas luzes e sombras escuras. Sobrancelhas altamente arqueadas, maçãs do rosto marcadas, olhos ardentes, os lábios com um roxo escuro.A fantasia parece simples a princípio, apenas um macacão preto que me cobre da cabeça até embaixo. Ele coloca a metade da coroa idêntica a que recebi como vitoriosa na minha cabeça, mas essa é feita de metal preto pesado, não de ouro. Então, ele ajusta a luz do quarto para simular crepúsculo e então pressiona um botão dentro do tecido do meu pulso. Olho para baixo, fascinada, enquanto minha fantasia ganha vida, primeiro com uma suave luz dourada, mas gradualmente se transformando em laranja-vermelho de um carvão em chamas. Eu pareço como se estivesse sido coberta por brasas – não, eu sou uma brasa direto da nossa lareira. As cores sobem e descem, se alteram e se misturam, exatamente da maneira como o carvão faz.— Como você fez isso? — pergunto com espanto.— Portia e eu passamos muitas horas observando o fogo — Cinna disse. — Agora olhe para você.Ele me volta em direção ao espelho para que eu possa ver todo o efeito. Eu não vejo uma garota, ou nem mesmo uma mulher, mas algum ser sobrenatural, como se parecesse que ela fosse transformar sua casa em um vulcão que destruiu a dominação do Haymitch muitas vezes. A coroa negra, que agora perece vermelho quente, lança sombras estranhas no meu rosto dramaticamente inventado. Katniss, a garota em chamas, deixou para trás suas chamas bruxuleantes, as joias e os vestidos de velas suaves. Ela está tão mortal quanto o próprio fogo.— Eu acho que é disso que eu preciso para encarar os outros — comento.— Sim, eu acho que dias de batons rosas e arco-íris estão atrás de você — Cinna fala. Ele toca de novo o botão no meu pulso, apagando a minha luz. — Não vamos gastar sua bateria. Quando estiver na carruagem dessa vez, nada de acenos, nada de sorrisos. Eu só quero que você olhe para frente, como se todo o público estivesse abaixo da sua presença.— Finalmente algo em que eu sou boa.Cinna tem mais algumas coisas para resolver, então decido ir até o térreo do Centro de Treinamento, que abriga o grande ponto de encontro para os tributos e seus carros antes da cerimônia de abertura. Estou esperando encontrar Peeta e Haymitch, mas eles ainda não chegaram. Ao contrário do ano passado, quando todos os tributos eram praticamente colados em suas carruagens, a cena é muito social. Os vitoriosos, ambos os tributos deste ano e seus mentores, estão espalhados em pequenos grupos, conversando.Claro, todos eles se conhecem e eu não conheço ninguém, e eu não sou o tipo de pessoa que vai em frente se apresentar. Então, eu apenas acaricio o pescoço de um dos meus cavalos e tento não ser notada. Não dá certo.O mastigar ruidoso atinge meus ouvidos antes mesmo que eu note que ele está ao meu lado, e quando viro minha cabeça, os famosos olhos verde oceano de Finnick Odair estão apenas centímetros dos meus.— Oi, Katniss — ele diz, como se nós dois nos conhecêssemos por anos, apesar do fato de nunca termos nos encontrado.— Oi, Finnick — respondo, casualmente também, embora eu esteja me sentindo desconfortável na sua proximidade, especialmente porque ele tem tanta pele nua exposta.— Quer um cubo de açúcar? — diz ele, oferecendo a sua mão, que está cheia. — Eram para ser dos cavalos, mas quem se importa? Eles tem anos para comer açúcar, considerando que você e eu... bem, se vemos algo doce, é melhor pegar rápido.Finnick Odair é algo como uma lenda viva em Panem. Desde que ganhou o Sexagésimo quinto Jogos Vorazes quando tinha apenas 14 anos, ele ainda é um dos vitoriosos mais jovens. Vindo do Distrito 4, ele era um Profissional, então as chances já estavam ao seu favor, mas o que nenhum treinador não poderá alegar ter dado a ele era a sua extraordinária beleza.Alto, atlético, com a pela dourada e o cabelo cor de bronze e aqueles incríveis olhos. Enquanto os outros tributos daquele ano foram muito pressionados para conseguir um punhado de grãos ou algumas lutas para um presente, Finnick nunca precisou de nada, nem comida, nem medicamentos, nem armas. Levou uma semana para seus competidores perceberem que era ele quem deveria ser morto, mas era tarde demais. Ele era o melhor lutador com as lanças e facas que tinha encontrado na Cornucópia.Quando ele recebeu um paraquedas prateado com um tridente – que foi o presente mais caro que eu já vi ser dado na arena – tudo estava acabado. A indústria do Distrito 4 é a pesca. Ele esteve em um barco a vida toda. O tridente era uma natural e mortal extensão do seu braço. Ele teceu uma rede com algum tipo de videira que encontrou, usou-a para enredar seus adversários para que ele pudesse espetá-los com seu tridente, e com uma questão de dias a coroa era dele.Os cidadãos da Capital ficaram babando em cima dele desde então.Por causa da sua pouca idade, eles não puderam realmente tocá-lo por um ano ou dois. Mas desde que ele completou dezesseis anos, gastou seu tempo sendo perseguido por aquelas que eram desesperadamente apaixonadas por ele. Ninguém manteve o favoritismo dele por muito tempo. Ele pode passar por quatro ou cinco, em sua visita anual. Velha ou nova, linda ou simples, rica ou muito rica, ele manterá sua companhia e pegará seus extravagantes presentes, mas ele nunca fica, e uma vez que ele vai nunca mais volta.Não posso argumentar que Finnick não é uma das mais impressionantes e sensuais pessoas do planeta. Mas posso dizer honestamente que ele nunca me atraiu. Talvez ele seja bonito demais, ou talvez ele seja fácil demais de conseguir, ou talvez seja por realmente ele ser muito fácil de se perder.— Não, obrigada — eu digo para o açúcar. — Eu adoraria pegar emprestado sua roupa qualquer dia desses, embora.Ele está envolto em um líquido dourado que é estrategicamente atado em sua virilha para que então tecnicamente ele não possa ser chamado de nu, mas ele está o mais próximo disso que você pode chegar.Tenho certeza de que sua estilista acha que quanto mais Finnick o público vê, melhor.— Você com certeza me aterrorizou quando subiu. O que aconteceu com os vestidinhos de garotinhas? — ele pergunta.Ele molha apenas os lábios muito ligeiramente com a língua. Provavelmente isso leva a maior parte do povo à loucura. Mas por alguma razão tudo que eu consigo pensar é no velho Cray, salivando sobre alguma jovem pobre e morta de fome.— Eu os modifiquei — respondo.Finnick pega o colar da minha roupa e gira entre seus dedos.— É ruim demais essa coisa do Massacre Quaternário. Você poderia ter se virado como um bandido na Capital. Joias, dinheiro, qualquer coisa que quisesse.— Eu não gosto de joias, e tenho mais dinheiro do que preciso. Além do mais, em que você gasta todo seu dinheiro, Finnick?— Oh, eu não lido com algo tão comum como dinheiro há anos — Finnick diz.— Então como eles te pagam pelo prazer da sua companhia? — pergunto.— Com segredos — ele diz, suavemente. Ele inclina a cabeça para que então os lábios fiquem quase em contato com os meus. — E quanto a você, garota em chamas? Você tem algum segredo que vale meu tempo?Por alguma razão estúpida, eu coro, mas me forço a permanecer no chão.— Não, eu sou um livro aberto — sussurro de volta. — Todos parecem saber dos meus segredos antes que eu mesma saiba deles.Ele sorri.— Infelizmente, acho que isso é verdade. — Seus olhos cintilantes olham para o lado —Peeta está vindo. Sinto muito você ter tido que cancelar seu casamento. Eu sei quão devastador deve ser para você.Ele joga outro cubo de açúcar na boca e sai.Peeta está do meu lado, vestido com uma roupa igual a minha.— O que Finnick Odair quer? — ele pergunta.Eu me viro e coloco meus lábios perto dos de Peeta e piscando minhas pálpebras como Finnick.— Ele me ofereceu cubos de açúcar e queria saber todos os meus segredos — falo com minha voz mais sedutora.Peeta ri.— Ugh, não mesmo.— Sério. Te conto mais quando minha pele parar de formigar.— Você não acha que teríamos terminado assim se só um de nós tivesse ganhado? —ele diz, encarando os outros vitoriosos. — Apenas em outra parte do show dos horrores?— Claro, especialmente você.— Oh, e por que especialmente eu? — Ele diz com um sorriso.— Porque você tem uma fraqueza por coisas bonitas e eu não — digo com um ar de superioridade. — Ele te seduziriam nas formas da Capital e você estaria completamente perdido.— Ter um olhar para a beleza não é a mesma coisa do que fraqueza — Peeta aponta. —Exceto quando se trata de você.A música começa e eu vejo as largas portas se abrindo para o primeiro carro, ouço o rugido da multidão.— Vamos?Ele levanta uma mão para me ajudar a entrar na carruagem.Eu subo e o puxo depois de mim.— Fique quieto — eu digo, e endireito sua coroa. — Você viu seu terno ligado? Nós estaremos fabulosos novamente.— Absolutamente. Mas Portia disse que estamos muito acima disso de tudo. Sem acenos nem nada. Onde eles estão, afinal?— Eu não sei — olho o cortejo de carros. — Talvez seja melhor irmos em frente e nos ligar.Nós fazemos, e quando começamos a brilhar, posso ver as pessoas apontando para nós e conversando, e eu sei que, mais uma vez, vamos ser o assunto da cerimônia de abertura. Estamos quase na porta, quando viro minha cabeça ao redor, mas nem Portia nem Cinna, que estiveram conosco até o final do último segundo ano passado, estão à vista.— Nós deveríamos dar as mãos esse ano? — pergunto.— Acho que eles deixaram para nós decidirmos — Peeta responde.Eu olho para aqueles olhos azuis que nenhuma quantidade de maquiagem dramática pode tornar verdadeiramente mortal e me lembro como, apenas a um ano atrás, eu estava preparada para matá-lo. Convencida de que ele estava tentando me matar.Agora, tudo está invertido. Eu estou determinada a mantê-lo vivo, mesmo sabendo que o custo disso será a minha vida, mas uma parte de mim que não é tão valente para que pudesse estar feliz por ser Peeta ao meu lado e não Haymitch.Nossas mãos se encontram sem mais discussões. É claro que iremos para isso como um só.A voz da multidão levanta-se em um grito universal enquanto nós entramos na fraca luz da noite, mas nenhum de nós reage. Eu simplesmente fixo meus olhos em um ponto ao longe e finjo que não há público, não há histeria.Eu não posso evitar olhar para nós nos enormes telões ao longo do percurso, e não estamos apenas bonitos, estamos obscuros e poderosos. Não, mais.Nós somos os amantes do Distrito 12, aqueles que sofreram tanto e gostaram tão pouco de terem sido vencedores, que não buscam a aprovação dos fãs, nem agraciá-los com sorrisos, ou pegar seus beijos. Nós somos implacáveis.E eu adoro isso. Chega a ser eu mesma no passado.Quando nós fazemos a volta da Cidade Circular, posso ver que alguns dos outros estilistas tentaram roubar a ideia de Cinna e Portia de iluminar seus tributos. A luz elétrica cravejada nas roupas do Distrito 3, que os fazem parecer eletrônicos, pelo menos faz sentido. Mas o que são os criadores de gado do Distrito 10, que se vestem como as vacas, estão fazendo com cintos de fogo? Grelhar a si mesmos? Patético.Peeta e eu, por outro lado, estamos tão fascinantes, com nossas roupas de carvão que mudam constantemente, que a maioria dos tributos está nos encarando. Nós parecemos particularmente fascinantes para o par de Distrito 6, que são conhecidos como viciados em morfina. Ambos são magros, com flacidez na pele amarelada. Eles não podem alargar ainda mais seus olhos enormes, mesmo quando o presidente Snow começa a falar da sua varanda, acolhendo-nos todos para o Massacre. O hino toca, enquanto nós fazemos nossa última viagem ao redor do círculo, eu estou errada ou vejo o presidente olhando fixamente para mim também?Peeta e eu esperamos até as portas do Centro de Treinamento fecharem atrás de nós para relaxar. Cinna e Portia estão lá, satisfeitos com nosso desempenho, e Haymitch fez uma aparição este ano também, só que ele não está na nossa carruagem, ele está com os tributos do Distrito 11. Vejo-o acenando em nossa direção e depois eles o seguem para nos cumprimentar.Conheço Chaff de vista porque passei anos assistindo ele passar uma garrafa para Haymitch na televisão. Ele tem a pele negra, cerca de um metro e oitenta de altura e um de seus braços termina em um toco, porque ele perdeu a mão nos Jogos que ganhou 30 anos atrás. Tenho certeza que eles lhe ofereceram uma prótese artificial, como fizeram com Peeta quando tiveram que amputar sua perna, mas acho que ele não aceitou.A mulher, Seeder, parece quase como se ela pudesse ser da Costura, com sua pele morena e cabelos pretos e lisos, com mechas prateadas. Apenas seus olhos castanhos dourados a marcam como de outro distrito. Ela deve ter em torno de sessenta anos, mas ainda parece forte, e não há sinal que ela tomou como escape o licor, morfina ou qualquer outro medicamento, durante os anos. Antes de qualquer um de nós dizer uma palavra, ela me abraça. Eu sei que de alguma forma, deve ser por causa da Rue e Thresh. Antes que eu possa me conter, sussurro:— A família?— Estão vivos — ela diz me largando suavemente.Chaff lança o braço bom em torno de mim e me dá um beijo bem na boca. Eu o empurro para trás, assustada, enquanto ele e Haymitch dão gargalhadas.Esse é todo o tempo que temos antes dos atendentes da Capital estarem firmemente nos guiando em direção ao elevador. Eu tenho a nítida sensação de que eles não estão confortáveis com a camaradagem entre os vencedores, que não conseguiam se importar menos.Enquanto eu ando em direção ao elevador, minha mão ainda está ligada com a de Peeta, alguém sussurra ao meu lado. A garota tira um cocar de ramos frondosos e o atira para trás dela, sem se preocupar em olhar para onde ele cai.Johanna Mason. Do Distrito 7, madeira e papel, deste modo a árvore. Ela ganhou por ser muito convincente se mostrando como fraca e indefesa para que ela pudesse ser ignorada. Então demonstrou uma maldosa habilidade para assassinato. Ela está irritada com o cabelo espetado e rola seus grandes olhos castanhos.— Minha roupa não é horrível? Meu estilista é o maior idiota da Capital. Nossos tributos foram árvores durante 40 anos por causa dele. Gostaria de ter pego Cinna. Você está fantástica.A garota fala. Aquela coisa que eu sempre fui ruim. Opiniões sobre roupas, cabelo, maquiagem. Então eu menti.— Sim, ele está me ajudando na minha própria linha de roupas. Você deveria ver o que ele pode fazer com veludo.Veludo. O único tecido que veio na minha cabeça.— Eu vi. Em sua turnê. E aquele sem alças que você vestiu no Distrito 2? Aquele azul escuro com diamantes? Tão lindo que eu queria chegar até a televisão e rasgá-lo direto de suas costas — ela diz.Aposto que você fez, eu penso. A poucos centímetros da minha carne.Enquanto esperamos pelo elevador, Johanna abre o zíper do resto da sua árvore, deixando-a cair no chão, e então a chutando com nojo. Com exceção dos chinelos de sua árvore verde, ela não tem um ponto vestido.— Assim é melhor.Acabamos no mesmo elevador que ela, e ela passa toda a viagem até o sétimo andar conversando com Peeta sobre suas pinturas, enquanto a luz do traje dele ainda está brilhando refletindo nos seios nus dela. Quando ela vai embora, eu o ignoro, mas sei que ele está sorrindo. Eu largo sua mão assim que as portas se fecham atrás de Chaff e Seeder, nos deixando sozinhos, e ele cai na gargalhada.— O quê? — pergunto, voltando-me para ele, enquanto saímos para nosso andar.— É você, Katniss. Você não pode ver?— O que tem eu?— A razão pela qual eles estão agindo assim. Finnick com o açúcar, Chaff te beijando e toda a coisa de Johanna se despindo. — Ele tenta colocar um tom sério, sem sucesso.— Eles estão jogando com você porque você é tão... você sabe.— Não, eu não sei.E eu realmente não tenho ideia do que ele está falando.— É como quando você não pôde me olhar nu na arena, mesmo eu estando quase morto. Você é tão... pura — ele diz finalmente.— Não sou não — digo. — Eu tenho praticamente rasgado suas roupa toda vez que tem uma câmera pelo o último ano.— Sim, mas... Quer dizer, para a Capital, você é pura — diz ele, tentando claramente me acalmar. — Para mim, você é perfeita. Eles estão apenas te provocando.— Não, eles estão rindo de mim, assim como você! — Digo.— Não.Peeta balança a cabeça, mas ele ainda está segurando um sorriso. Eu estou repensando seriamente na questão de quem deve sair vivo desses Jogos quando a porta do elevador se abre.Haymitch e Effie se juntam a nós, parecendo satisfeitos com alguma coisa. Então a cara de Haymitch fica rígida.O que eu fiz agora? quase digo, mas vejo que ele está olhando atrás de mim, na entrada da sala de jantar.Effie pisca na mesma direção, então diz brilhantemente:— Parece que eles tem um par formado esse ano.Eu me viro e dou de cara com a garota Avox ruiva que me atendia ano passado, até os Jogos começarem. Eu penso o quanto é bom ter um amigo por perto. Eu noto o jovem garoto do lado dela, outro Avox, também ruivo. Deve ser o que Effie disse sobre um par formado.Então um calafrio me percorre. Porque eu também o conheço. Não da Capital, mas pelos anos que eu tenho tido de conversa no Prego, brincando sobre a sopa da Greasy Sae, e pelo menos no dia em que o vi deitado inconsciente na praça enquanto a vida sangrava de Gale.Nosso novo Avox era Darius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário