terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 6




Nesse breve movimento, eu vejo o fim da esperança, o começo da destruição de tudo que eu amo no mundo. Eu não posso adivinhar a forma em que meu castigo virá, a largura que a rede será lançada, mas quando estiver acabado, provavelmente não restará nada.Então você poderia pensar que, neste momento, eu estaria em desespero. Isso que é estranho. O meu principal sentimento é de alívio. Por poder desistir desse jogo. Que a questão de saber se eu posso ou não ter sucesso foi respondida, mesmo que a resposta seja um sonoro “não”. Que se situações desesperadas pedem ações desesperadas, eu posso agir quão desesperadamente eu quiser.Só não aqui, ainda não. É essencial voltar ao Distrito 12, pois a principal parte de qualquer plano inclui minha mãe e irmã, Gale e sua família. E Peeta, se eu puder convencê-lo a vir conosco. Eu adiciono Haymitch na lista. São essas as pessoas que eu devo levar comigo quando eu escapar para a selva. Como eu irei convencê-los, aonde nós iremos nesse inverno rigoroso, o que será necessário para evitar ser capturada são perguntas sem respostas. Mas pelo menos agora eu sei o que devo fazer.Então ao invés de amarrotada no chão e choramingando, eu me encontro de pé e com mais confiança do que eu tive em semanas. Meu sorriso, apesar de um pouco insano, não é forçado. E quando Presidente Snow silencia a audiência e diz:— O que vocês acham de organizar uma cerimônia de casamento aqui mesmo na Capital?
Eu fiz o papel de garota-quase-catatônica-com-alegria sem problemas.Ceasar Flickerman pergunta ao presidente se ele tem uma data em mente.— Oh, antes de marcarmos uma data, é melhor esclarecer tudo com a mãe de Katniss— diz o presidente. A audiência dá uma grande risada e o presidente põe seu braço em volta de mim. — Talvez se o país todo tiver isso em mente, possamos casá-la antes dos trinta anos.
— Você provavelmente terá que aprovar uma nova lei — digo com uma risadinha.
— Se for necessário — o presidente fala com bom humor conspiratório.
Oh, como nós dois nos divertimos.A festa, realizada no cômodo de banquetes da mansão do Presidente Snow, não tem igual. O teto de quarenta pés foi transformado em um céu estrelado, e as estrelas pareciam exatamente como em casa. Suponho que são as mesmas vistas da Capital, mas quem diria? Há sempre muita luz das cidades para ver as estrelas aqui.Mais ou menos metade do caminho entre o chão e o teto, músicos flutuavam no que pareciam ser nuvens brancas, mas eu não consegui ver o que as segurava. Mesas de jantar tradicionais foram trocadas por inúmeros sofás e cadeiras, algumas lareiras em volta, além de jardins de flores perfumadas e lagos com peixes exóticos, para que as pessoas possam comer e beber ou fazer o que quiserem com bastante conforto. Há uma grande área com azulejos no centro da sala que serve para tudo, seja para dançar ou como palco para artistas que vem e vão, ou outro lugar para se enturmar com os convidados vestidos extravagantemente.Mas a verdadeira estrela da noite é a comida. Mesas cheias de especiarias revestem as paredes. Tudo que você imaginar, e coisas com quais você nunca sonhou, estão a espera. Bois inteiros assados, porcos e bodes girando em espetos. Grandes pratos com frangos recheados com frutos saborosos e nozes. Frutos do mar mergulhados em molhos ou começando a ser mergulhados em molhos picantes. Incontáveis queijos, pães, vegetais, doces, água ou vinho e cascatas de bebidas que cintilam com chamas.Meu apetite voltou junto com meu desejo de contra-atacar. Após semanas de estar preocupada demais para comer, estou faminta.— Eu quero experimentar tudo na sala — falo para Peeta.
Eu posso vê-lo tentando ler minha expressão, entender minha transformação. Já que ele não sabe que o Presidente Snow pensa que eu falhei, ele só pode supor que eu acho que tivemos sucesso. Talvez até que eu tenha alguma felicidade sincera em nosso noivado. Seus olhos refletem sua perplexidade, mas brevemente, pois estamos sendo filmados.— Então é melhor você apressar seu ritmo — diz ele.
— Ok, só uma mordida de cada prato.
Minha resolução é violada quase imediatamente na primeira mesa, o qual eu comi por volta de vinte sopas, quando eu me deparo com uma mistura cremosa de abóbora salpicada com nozes e minúsculas sementes pretas.— Eu poderia comer apenas isso a noite inteira! — exclamo.
Mas eu não como apenas isso. Eu me enfraqueço de novo com um caldo verde claro que só posso descrever como tendo sabor de primavera, e novamente quando experimento uma sopa cor-de-rosa espumosa pontilhada com framboesas.Rostos aparecem, nomes são compartilhados, fotos tiradas, beijos dados nas minhas bochechas. Aparentemente meu broche mockingjay criou uma nova sensação da moda, pois várias pessoas vieram me mostrar seus acessórios. Meu pássaro havia sido replicado em fivelas de cinto, bordados na gola de seda, até mesmo tatuagens nas partes íntimas. Todos querem usar o símbolo do vencedor. Eu só posso imaginar como isso deixa o Presidente Snow louco. Mas o que podemos fazer? Os Jogos são um grande hit aqui, onde os frutos eram só um símbolo de uma garota desesperada tentando salvar seu amante.Peeta e eu não precisamos nos esforçar para arrumar companhia, somos constantemente procurados. Nós somos o que ninguém quer perder nesta festa. Eu ajo como se estivesse encantada, mas não ligo para essas pessoas da Capital. Elas são apenas distrações da comida.Cada mesa apresenta novas tentações, e até com meu restrito regime de um-pouco-de-cada-prato, eu comecei a encher rapidamente. Pego um pequeno frango assado, mordo, e minha língua se inunda com um molho laranja. Delicioso. Mas eu faço Peeta comer o restante, pois quero continuar experimentando coisas e a ideia de desperdiçar comida, como eu vi várias pessoas fazendo tão casualmente, é repugnante pra mim. Depois de dez mesas estou cheia, e só experimentei uma pequena parte dos pratos disponíveis.Agora minha equipe de preparação se aproxima. Eles estão quase incoerentes entre o álcool que consumiram e seu êxtase por estarem presenciando um acontecimento tão importante.— Por que não está comendo? — pergunta Octavia.
— Eu estava comendo, mas não posso aguentar nem mais uma mordida — respondo.
Todos eles riem como se fosse a coisa mais boba que eles já ouviram.— Ninguém deixa que isso os impeça! — diz Flavius. Eles nos leva até uma mesa que tem taças de vinho cheias com um líquido claro. — Beba isto!
Peeta pega uma para tomar um gole e eles enlouquecem.— Aqui não! — grita Octavia.
— Você tem que beber lá dentro — Venia esclarece, apontando para portas que levavam até os banheiros. — Se não você vai sujar o chão!
Peeta olha novamente para a taça e se recompõe.— Você quer dizer que isso vai me fazer vomitar?
Minha equipe de preparação ri histericamente.— Claro que sim, para que você possa continuar comendo — Octavia responde. — Eu já fui lá duas vezes hoje. Todos fazem isso, ao contrário como poderiam se divertir em uma festa?
Eu estou sem palavras, encarando todos os pequenos e bonitos copos e tudo o que sugerem. Peeta senta-se à mesa tão rígido que se imagina que pode explodir a qualquer momento.— Venha, Katniss, vamos dançar.
Música filtra para baixo das nuvens enquanto ele me puxa para longe da equipe, a mesa e para o chão. Nós só sabemos algumas danças em casa, do tipo que é acompanhada por uma rabeca e flauta e que necessita de muito espaço. Mas Effie nos mostrou algumas que são populares na Capital. A música é lenta e onírica, então Peeta me puxa para seus braços e movemos em um círculo com praticamente nenhum passo. Você poderia fazer essa dança em um prato de torta. Nós ficamos quietos por um tempo. Então Peeta fala com uma voz tensa.— Você segue em frente, pensando que pode lidar com isso, pensando que talvez não sejam tão ruins, e então... — ele se interrompe.
Eu só posso pensar no corpo emaciado da criança na mesa de nossa cozinha como minha mãe prescreve o que os pais não podem dar. Mais comida. Agora que somos ricos, devemos mandar um pouco para casa com eles. Mas antigamente não havia nada para dar, e as crianças passavam fome de qualquer forma. E aqui na Capital estão vomitando para sentir o prazer de encher suas barrigas várias vezes. Não por uma doença física ou psicológica, não por comida estragada. É o que todos fazem em uma festa. Esperado. Parte da diversão.Um dia, quando passei para dar a caça a Hazelle, Vick estava doente com um resfriado forte. Sendo parte da família de Gale, o garoto come melhor do que noventa por cento do resto do Distrito 12. Mas ainda assim ele passava quase quinze minutos falando sobre como eles abriram uma lata de xarope de milho do Dia da Parcela e que cada um tomou uma colherada com pão e que talvez tomarão mais essa semana. Como Hazelle disse que ele poderia tomar um pouco numa xícara de chá para suavizar sua tosse, mas ele não se sentiria bem se os outros não tomassem um pouco, também. Se é assim na casa de Gale, como será nas outras casas?— Peeta, eles nos trouxeram aqui para lutar até a morte para seu entretenimento —digo. — Sério, isso não é nada em comparação.
— Eu sei. Eu sei disso. É só que às vezes eu não consigo suportar. Até que... eu não sei o que farei. — Ele pause, depois sussurra — talvez estejamos enganados, Katniss.
— Sobre o quê? — pergunto.
— Sobre tentar acalmar as coisas nos distritos.
Minha cabeça vira rapidamente de lado a lado, mas ninguém parece ter escutado. A equipe de filmagem está numa mesa de mariscos, e os casais dançando perto de nós ou estão muito bêbados ou muito envolvidos entre si para nos notar.— Desculpe — ele fala.
E devia se desculpar mesmo. Não se pode falar coisas assim num lugar como este.— Guarde isso para quando estivermos em casa — respondo.
Neste momento Portia aparece com um homem grande que parece vagamente familiar. Ela o apresenta como Plutarco Havensbee, o novo Gamemaker Chefe. Plutarco pergunta a Peeta se pode me roubar para uma dança. Peeta recompõe seu rosto para as câmeras e naturalmente me passa, avisando o homem a não ficar muito apegado.Eu não quero dançar com Plutarco Havensbee. Não quero sentir sua mão, uma sobre mim e outra no meu quadril. Eu não estou acostumada a ser tocada, a não ser por Peeta e minha família, e Gamemakers estão abaixo de larvas na minha lista de criaturas com as quais eu quero contato com minha pele. Mas ele parece perceber isso e me segura a quase um braço de distância quando vamos dançar.Nós batemos papo sobre a festa, sobre o entretenimento, sobre a comida, e então ele faz uma piada sobre treinamento de esquivar de socos. Eu não entendo, e percebo que ele é o homem que tropeçou com a tigela de ponche quando atirei uma flecha nos Gamemakers durante o treinamento. Bem, não neles na verdade. Eu atirei numa maçã na boca de um de seus porcos assados. Mas eu os fiz pular.— Oh, você é aquele que... — eu rio, lembrando quando ele caiu com a tigela de ponche.
— Sim. E você ficará feliz em saber que eu nunca me recuperei — diz Plutarco.
Eu quero dizer que há vinte e dois tributos mortos que também nunca se recuperarão dos Jogos que ele ajudou a criar. Mas eu só digo:— Bom. Então, você é o Gamemaker Chefe este ano? Deve ser uma grande honra.
— Cá entre nós, não há muita concorrência para o cargo. É muita responsabilidade.
É, o último cara morreu, penso. Ele devia saber sobre Seneca Crane, mas não parece nem um pouco preocupado.
— Vocês já estão planejando o Massacre Quaternário?
— Oh, sim. Bem, eles estão trabalhando nisso há anos, é claro. Arenas não são construídas em um dia. Mas os, digamos assim, sabores dos Jogos estão sendo determinados agora. Acredite ou não, temos uma reunião de estratégia hoje a noite.
Plutarco dá um passo para trás e tira do bolso um relógio dourado. Ele abre a tampa, olha as horas e para.— Eu terei que ir embora em breve. — Ele vira o relógio para que eu possa ver. —Começa a meia-noite.
— Isso parece tarde para... — começo, mas então algo me distrai.
Por um momento Plutarco passa seu dedo pela superfície de cristal do relógio e uma imagem aparece rapidamente, brilhando como se fosse iluminada. É outro mockingjay, como o que tenho no broche do meu vestido. Mas este desaparece. Ele fecha o relógio.— É muito bonito — elogio.
— Oh, é mais do que bonito, é único. Se alguém perguntar por mim, eu fui para casa dormir. Essa reunião deveria ser um segredo. Mas eu pensei que seria seguro contar a você.
— Sim, seu segredo está a salvo comigo.
Ao apertar minha mão, ele faz uma pequena reverência, um gesto comum na Capital.— Bem, nos vemos no próximo verão nos Jogos, Katniss. Tudo de bom com seu noivado, e boa sorte com sua mãe.
— Eu vou precisar — respondo.
Plutarco desaparece e eu ando pela multidão, procurando por Peeta, enquanto estranhos me dão parabéns. Pelo meu noivado, pela minha vitória nos Jogos, pela escolha do meu batom. Eu respondo, mas na verdade só estou pensando em Plutarco me exibindo seu bonito, único relógio. Havia algo estranho nele. Quase clandestino, mas por quê? Talvez ele achasse que outra pessoa roubaria sua ideia de por um mockingjay que desaparece numa face de relógio. Sim, ele provavelmente pagou uma fortuna para fazê-lo e agora não pode mostrá-lo porque alguém pode fazer uma versão barata e falsificada. Só na Capital.Encontro Peeta admirando uma mesa de bolos elaboradamente decorados. Padeiros saíram da cozinha especificamente para falar de glacê com ele, e pode-se vê-los tropeçando uns sobre os outros para fazer perguntas a ele. A seu pedido, eles reúnem uma variedade de bolinhos para ele levar ao Distrito 12, para que ele possa examinar o trabalho em silêncio.— Effie disse que temos que estar no trem à uma. Eu me pergunto que horas são — diz ele, olhando por aí.
— Quase meia-noite — respondo.
Eu arranco uma flor de chocolate de um bolo com os dedos e o roo. Não estou me preocupando com boas maneiras.— É hora de dizer obrigado e adeus! — Effie aparece no meu cotovelo.
É um daqueles momentos em que eu adoro sua pontualidade compulsiva. Nós pegamos Cinna e Portia, ela nos acompanha para se despedir das pessoas importantes, e então nos leva até a porta.— Não deveríamos agradecer ao Presidente Snow? — pergunta Peeta. — É a casa dele.
— Oh, ele não gosta muito de festas. Muito ocupado — Effie conta. — Eu já organizei para que as anotações e presentes necessários sejam entregues a ele amanhã. Aí está você!
Effie dá um pequeno aceno a dois atendentes da Capital que têm Haymitch embriagado apoiado entre eles.Nós viajamos através das ruas da Capital num carro com vidros escurecidos. Atrás de nós, outro carro traz a equipe de preparação. A multidão de pessoas celebrando é tão grande que o caminho é lento. Mas Effie tem tudo isso calculado, e em exatamente uma hora estamos de volta no trem e que está saindo da estação.Haymitch é depositado em seu quarto. Cinna pede chá e todos se sentam ao redor da mesa, enquanto Effie revisa páginas de sua agenda e nos lembra que ainda estamos em turnê.— Tem o Festival da Colheita no Distrito Doze para pensar. Então eu sugiro que bebamos nosso chá e dirigimo-nos direto para cama.
Ninguém discute.Quando eu abro meus olhos, é começo de tarde. Minha cabeça descansa nos braços de Peeta. Eu não me lembro dele no meu quarto ontem à noite. Eu me viro, tomando cuidado para não acordá-lo, mas ele já está acordado.— Sem pesadelos — diz ele.
— O quê? — pergunto.
— Você não teve nenhum pesadelo esta noite — Peeta explica.
Ele está certo. Pela primeira vez em muito tempo eu dormi a noite toda.— Mas eu sonhei — respondo, repensando. — Eu estava seguindo um mockingjay por um bosque. Por muito tempo. Eu era Rue, na verdade. Digo, quando eu cantei, eu tinha sua voz.
— Para onde ela te levou? — ele pergunta, tirando meu cabelo da minha testa.
— Eu não sei. Nós nunca chegamos. Mas eu me senti feliz.
— Bem, você dormiu como se estivesse feliz.
— Peeta, como eu nunca sei quando você está tendo um pesadelo?
— Eu não sei. Eu não acho que choro ou rolo por aí ou algo assim. Eu chego a ficar paralisado com o terror.
— Você devia me acordar — respondo, pensando em como eu posso acordá-lo duas ou três vezes numa noite ruim.
Depende do quanto eu demorar a me acalmar.— Não é necessário, meus pesadelos geralmente são sobre perder você — ele explica. — Eu fico bem quando percebo que você está aqui.
Ugh. Peeta faz comentários assim de uma forma tão largada, e é como levar um soco na barriga. Ele só está respondendo minha pergunta honestamente. Ele não está me pressionando a responder por gentileza, a fazer uma declaração de amor. Mas eu ainda me sinto mal, como se estivesse o usando de uma forma terrível.E estou? Eu não sei. Eu só sei que pela primeira vez me sinto imoral por tê-lo aqui em minha cama. O que é irônico, pois estamos oficialmente comprometidos agora.— Será pior quando estivermos em casa e eu estarei dormindo sozinho novamente —diz ele.
Isso mesmo. Estamos quase em casa.A programação para o Distrito 12 inclui um jantar na casa do Prefeito Undersee hoje à noite e uma passeata da vitória na Festa da Colheita amanhã. Nós sempre celebramos o Dia da Colheita no último dia do Tour da Vitória, pois isso geralmente significa uma refeição em casa ou com alguns amigos se você puder pagar. Neste ano será um acontecimento público e, já que a Capital está organizando, todos no distrito estarão de barrigas cheias.A maior parte de nossa preparação será feita na casa do prefeito, já que voltaremos a ser cobertos de peles para as aparições externas. Nós só ficamos na estação de trem brevemente, para sorrir e acenar enquanto colocamos nossas malas no carro. Nem podemos ver nossos familiares até o jantar hoje à noite.Estou contente por ser na casa do prefeito e não no Edifício da Justiça, onde está o memorial do meu pai, para onde eles me levaram após me despedir da minha família. O Edifício da Justiça está muito cheio de tristeza.Mas eu gosto da casa do Prefeito Undersee, especialmente agora que eu e sua filha, Madge, somos amigas. Nós sempre fomos, de certa forma. Tornou-se oficial quando ela veio para se despedir de mim antes de eu sair para os Jogos. Quando ela me deu o broche mockingjay para dar sorte.Depois que cheguei em casa, começamos a passar o tempo juntas. Acontece que Madge tem muitas horas de vazio para encher também. Foi um pouco estranho no início porque não sabíamos o que fazer. As outras meninas da nossa idade, eu as ouvi falando sobre meninos, outras meninas, ou roupas. Madge e eu não somos fofoqueiras e roupas me tendiam às lágrimas. Mas depois de alguns começos falsos, percebi que ela estava morrendo de vontade de ir para a floresta, então eu a levei um par de vezes e mostrei-lhe como dar um tiro. Ela está tentando me ensinar o piano, mas principalmente eu gosto de ouvi-la tocar. Às vezes nós comemos na casa da outra. Madge prefere a minha, seus pais parecem legais, mas acho que ela não os vê muito. Seu pai tem que comandar o Distrito 12 e sua mãe tem dores de cabeças fortes que a forçam a ficar de cama por dias.— Talvez você devesse levá-la à Capital — respondo, durante uma dessas dores de cabeça.
Nós não estávamos tocando piano nesse dia porque mesmo a dois andares de distância o som causava dor a sua mãe.— Eles podem a fazer melhorar, tenho certeza.
— Sim, mas você não vai à Capital a não ser que seja convidado — Madge responde infeliz. Até os privilégios do prefeito são limitados.
Quando eu chego à casa do prefeito, só tenho tempo de abraçar Madge rapidamente antes de Effie me levar para o terceiro andar para me preparar. Depois que estou vestida e preparada num vestido prata enorme, ainda tenho uma hora vaga antes do jantar, então vou atrás dela.O quarto de Madge é no segundo andar junto com alguns quartos de visita e o escritório de seu pai. Enfio minha cabeça no escritório para dizer oi ao prefeito, mas está vazio. A televisão está ligada, e eu paro para ver cenas de Peeta e eu na festa ontem à noite. Comendo, dançando, beijando. Isso está sendo exibido em todas as casas no Panem agora. O público deve estar muito enjoado do casalzinho do Distrito 12. Pelo menos eu estou.Estou deixando o cômodo quando um barulho me chama a atenção. Eu me viro e vejo a tela da televisão escurecer. Então as palavras “ATUALIZAÇÃO SOBRE O DISTRITO 8” começam a piscar.Instintivamente eu sei que isto não é para os meus olhos, somente para o prefeito. Eu devo ir. Rápido. Em vez disso me encontrarei aproximando da televisão.Uma âncora que eu nunca vi antes aparece. É uma mulher com cabelos grisalhos e uma voz rouca e autoritária. Ela adverte que as condições estão piorando e um alerta de nível 3 foi acionado. Forças adicionais estão sendo enviados para o Distrito 8, e toda a produção têxtil cessou.Cortaram longe da mulher para a praça principal do Distrito 8. Reconheço porque eu estava lá na semana passada. Existem ainda bandeiras com o meu rosto acenando de cima dos telhados. Abaixo deles, há uma cena de multidão. A praça está lotada de pessoas gritando, com os rostos escondidos com panos e máscaras caseiras, jogando tijolos. Edifícios queimam. Pacificadores disparam contra a multidão, matando ao acaso.Eu nunca vi nada parecido, mas só posso ser testemunha de uma coisa. Isto é o que o Presidente Snow chama de uma rebelião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário