quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 26





Fora no corredor, eu encontro Paylor em pé exatamente no mesmo lugar.
— Você achou o que estava procurando? — pergunta ela.
Eu sustento o botão branco como resposta e depois tropeço por ela. Devo ter feito uma volta para meu quarto, porque a próxima coisa que sei é que eu estou enchendo um copo com água da torneira do banheiro e fixando a rosa no mesmo.
Afundo-me de joelhos sobre o azulejo frio e dou uma olhada na flor, como a brancura parece difícil de se concentrar na luz fluorescente gritante. Meu dedo captura dentro da minha pulseira, torcendo-a como um torniquete, machucando o meu pulso. Estou esperando que a dor vá me ajudar a continuar com a realidade da maneira que fez para Peeta. Devo persistir. Eu preciso saber a verdade sobre o que aconteceu.
Há duas possibilidades, embora os detalhes associados a elas possam variar. Primeiro, como eu acreditava, que a Capital enviou aquele aerobarco, soltou os paraquedas, e sacrificou a vida de seus filhos, sabendo que os rebeldes chegados recentemente iriam em seu auxílio. Há evidências para apoiar isso. O selo da Capital sobre o aerobarco, a ausência de qualquer tentativa de golpear o inimigo para fora do céu, e sua longa história de uso de crianças como peões na batalha contra os distritos.
Depois, há o relato de Snow. Esse aerobarco da Capital ocupado por rebeldes bombardearam as crianças para trazer um rápido fim à guerra. Mas se esse fosse o caso, por que a Capital não ateou fogo sobre o inimigo? Será que o elemento surpresa os derrubou? Eles não tinham defesas restantes
As crianças são preciosas para o 13, ou assim sempre pareceu. Bem, eu não, talvez. Quando eu sobrevivi à minha utilidade, fui dispensável. Embora eu ache que tem sido um longo tempo desde que fui considerada uma criança nesta guerra. E por que eles fazem isso sabendo que os seus próprios médicos provavelmente responderiam e seriam levados a cabo pela segunda explosão? Eles não fariam. Eles não podiam. Snow está mentindo. Me manipulando como ele sempre fez. Na esperança de me virar contra os rebeldes e, eventualmente destrui-los. Sim. Claro que sim.
Então o que está me importunando? Essa dupla explosão de bombas, por exemplo. Não é que a Capital não poderia ter a mesma arma, só que tenho certeza que os rebeldes fizeram. A ideia de Gale e Beetee.
Há o fato de que Snow não fez nenhuma tentativa de fuga, quando eu sei que ele é um sobrevivente consumado. Parece difícil acreditar que ele não tinha um retiro em algum lugar, algum abrigo abastecido com as disposições onde ele poderia viver o resto de sua curta vida de cobra. E, finalmente, há a sua avaliação de Coin. O que é incontestável é que ela fez exatamente o que ele disse. Deixou a Capital e os Distritos lutarem entre si e, em seguida, passeou para tomar o poder. Mesmo que esse fosse seu plano, não significava que ela deixou cair os paraquedas. A vitória já estava em seu alcance. Tudo estava em seu alcance.
Exceto eu.
Lembro-me da resposta de Boggs, quando admiti que não tinha pensado muito no sucessor de Snow. “Se sua resposta imediata não é Coin, então você é uma ameaça. Você é o rosto da rebelião. Sozinha, pode ter mais influência do que qualquer outra pessoa. Aparentemente, o máximo que você tem constantemente feito é tolerá-la.”
De repente, eu estou pensando em Prim, que ainda não tinha catorze anos, ainda não tinha idade suficiente para ser concedido o título de soldado, mas de alguma forma estava trabalhando nas linhas de frente. Como é que uma coisa dessas aconteceu?
Que a minha irmã quis estar lá, não tenho dúvida. Que ela seria mais capaz do que muitos dos mais velhos do que ela, é um fato. Mas para tudo isso, alguém muito alto teria que aprovar colocar alguém de treze anos em combate. Coin fez isso, na esperança de que a perda de Prim me levaria completamente para fora do limite? Ou, pelo menos, firme ao seu lado?
Eu não teria sequer que testemunhá-lo pessoalmente. Inúmeras câmeras iriam cobrir a Cidade Circular. Capturando o momento para sempre.
Não, agora eu estou ficando louca, entrando em um estado de paranoia. Muitas pessoas saberiam da missão. Palavras sairiam. Ou não? Quem poderia saber, além de Coin, Plutarco e uma pequena equipe, fiel ou facilmente descartável?
Eu preciso de ajuda sobre como trabalhar com isso, só que todos em que acredito estão mortos. Cinna. Boggs. Finnick. Prim. Há Peeta, mas ele não poderia fazer mais do que especular, e quem sabe em que estado sua mente está, de qualquer forma. E isso só deixa Gale. Ele está longe, mas mesmo se ele estivesse ao meu lado, eu poderia confiar nele? O que eu poderia dizer, como eu poderia exprimir isso, não implicando que sua bomba que matou Prim? A impossibilidade da ideia, mais do que qualquer outra, faz com que imagino que Snow está mentindo.
Em última análise, só há uma pessoa para falar que pode saber o que aconteceu e que ainda pode estar do meu lado. Abordar todo o assunto será um risco. Mas enquanto acho que Haymitch pode jogar com a minha vida na arena, não acho que ele iria me dedurar para Coin. Quaisquer problemas que podemos ter um com o outro, preferimos resolver nossas diferenças entre nós.
Eu me arrasto para fora nos azulejos, fora da porta, e em todo o corredor até seu quarto. Quando não há resposta para minha batida, eu empurro para dentro. Ugh. É impressionante a rapidez com que ele pode contaminar um espaço. Pratos de comida pela metade, garrafas de licor em ruínas e pedaços de móveis quebrados de uma dispersão por uma violência de bêbado em seus aposentos. Ele jaz, despenteado e sujo, em um emaranhado de lençóis sobre a cama, desmaiado.
— Haymitch — chamo, sacudindo sua perna.
É claro, isso é insuficiente. Mas eu dou mais algumas tentativas antes de despejar o cântaro de água em seu rosto. Ele vem com um suspiro, cortando cegamente com a faca. Aparentemente, o fim do reinado de Snow não é igual ao final de seu terror.
— Oh. Você.
Eu posso dizer pela sua voz que ele ainda está bêbado.
— Haymitch — eu começo.
— Ouçam isso. A Mockingjay achou sua voz. — Ele ri. — Bem, Plutarco ficará feliz. — Ele toma um gole de uma garrafa. — Por que eu estou molhado?
Eu desajeitadamente derrubo o jarro atrás de mim, em uma pilha de roupas sujas.
— Eu preciso de sua ajuda.
Haymitch arrota, enchendo o ar com bafo de licor branco.
— O que é isso, querida? Mais problemas com garotos?
Eu não sei por que, mas isso me machuca de uma forma que Haymitch raramente pode. Devo mostrar no meu rosto, pois mesmo em seu estado de embriaguez, ele tenta retroceder.
— Ok, não tem graça.
Eu já estou na porta.
— Não é engraçado! Volte!
Pelo baque de seu corpo caindo no chão, assumo que ele tentou me seguir, mas não há nenhum modo.
Eu ziguezagueio pela mansão e desapareço em um armário cheio de coisas de seda. Arranco-os dos cabides até que tenho uma pilha e então me entoco dentro dele. No forro do meu bolso, encontro um comprimido de morfina perdido e engulo a seco, saindo de minha histeria crescente.
Não é o suficiente para certas coisas, no entanto. Eu ouço Haymitch me chamando à distância, mas ele não vai me encontrar na sua condição. Especialmente neste novo local. Envolta em seda, sinto-me como uma lagarta em um casulo, esperando a metamorfose. Eu sempre imaginei que isso seria uma condição pacífica. No começo é. Mas enquanto a noite viaja, me sinto cada vez mais presa, sufocada pelas ligações escorregadias, não consigo sair até que eu tenha me transformado em algo belo.
Tremo, tentando derramar meu corpo arruinado e desbloquear o segredo para fazer crescer asas impecáveis. Apesar do enorme esforço, mantenho-me uma criatura horrível, queimada na minha forma atual pela explosão das bombas.
O encontro com Snow abre a porta para o meu repertório antigo de pesadelos. É como ser picado por teleguiadas novamente. Uma onda de imagens horripilantes com uma breve pausa que eu confundo com acordar – apenas para encontrar outra onda me batendo de volta.
Quando os guardas finalmente me encontram, estou sentada no chão do guarda-roupa, enrolada em seda, gritando a plenos pulmões. Eu combato-os em primeiro lugar, até que me convenço de que eles estão tentando ajudar, retiro as vestes asfixiantes, e acompanho-os de volta para o meu quarto. No caminho, passamos por uma janela e vejo um amanhecer cinzento de neve que se espalha pela Capital.
Um Haymitch cheio de ressaca espera com um punhado de pílulas e uma bandeja de comida para a qual nenhum de nós tem estômago. Ele faz uma fraca tentativa de me fazer falar novamente, mas, vendo que é inútil, envia-me para um banho que alguém preparou.
A banheira é profunda, com três degraus para o fundo. Eu facilmente abaixo na água quente e sento-me, até o pescoço em espuma, esperando que os medicamentos me derrubem depressa. Meus olhos se concentram sobre a rosa que espalhou suas pétalas durante a noite, enchendo o ar úmido com seu perfume forte. Eu subo e alcanço uma toalha para asfixiá-la, quando há uma tentativa de bater na porta do banheiro que se abre, revelando três rostos familiares. Eles tentam sorrir para mim, mas mesmo Venia não pode esconder seu choque em meu corpo mutante devastado.
— Surpresa! — guincha Octavia, e depois explode em lágrimas.
Estou confusa sobre o seu reaparecimento quando percebo o que isto deve ser, o dia da execução. Eles vieram para me preparar para as câmeras. Me refazendo para a beleza Base Zero. Não admira que Octavia esteja chorando. É uma tarefa impossível.
Eles mal podem tocar minha colcha de retalhos de pele, com medo de me machucar, então eu me lavo e seco.
Digo-lhes que dificilmente percebo a dor ainda, mas Flavius ainda estremece quando ele envolve um manto ao meu redor. No quarto, encontro outra surpresa. Sentada em uma cadeira. Com uma perfeita peruca de ouro metálico seguindo sua alta patente, segurando uma prancheta. Notavelmente inalterada, exceto pelo olhar vago em seus olhos.
— Effie.
— Olá, Katniss.
Ela se levanta e beija meu rosto como se nada tivesse ocorrido desde o nosso último encontro, na noite anterior ao Massacre Quaternário.
— Bem, parece que nós temos um outro grande, grande, grande dia pela frente. Então por que você não inicia a sua preparação e vou somente disparar e verificar os arranjos?
— Ok.
— Eles disseram que Plutarco e Haymitch tiveram uma época difícil para mantê-la viva — Venia comenta baixinho. — Ela foi presa após a sua fuga, então isso ajudou.
Isso é exagerar um pouco. Effie Trinket, rebelde. Mas eu não quero que Coin a mate, assim faço uma anotação mental para apresentá-la dessa maneira, se solicitado.
— Eu acho que foi bom Plutarco sequestrar vocês três afinal.
— Nós somos a única equipe de preparação que continua viva. E todos os estilistas do Massacre Quaternário estão mortos — conta Venia.
Ela não diz especificamente quem os matou. Estou começando a me perguntar se isso importa. Ela pega cuidadosamente uma das minhas mãos marcadas e segura-a para inspeção.
— Agora, o que você acha das unhas? Vermelho ou talvez um preto bem escuro?
Flavius faz um milagre de beleza no meu cabelo, conseguindo até mesmo esconder as partes carecas da parte de trás, utilizando mechas compridas da frente. Meu rosto, já que foi poupado das chamas, não apresenta mais do que o desafio de costume. Uma vez que estou com o traje Mockingjay de Cinna, as cicatrizes são visíveis apenas no meu pescoço, antebraços e mãos. Octavia prende meu broche Mockingjay sobre o meu coração e damos um passo para trás para olhar no espelho. Eu não posso acreditar o quão normal me fizeram parecer do lado de fora quando por dentro eu sou como um deserto.
Há um toque na porta e Gale passa para dentro.
— Posso ter um minuto? — pergunta ele.
No espelho, vejo a minha equipe de preparação. Incertos de para onde ir, esbarram uns nos outros algumas vezes e, em seguida, se fecham no banheiro. Gale chega por trás de mim e examinamos o reflexo um do outro. Estou procurando algo para agarrar, algum sinal da garota e do garoto que se encontraram por acaso na mata há cinco anos e se tornaram inseparáveis. Estou me perguntando o que teria acontecido com eles, se os Jogos Vorazes não tivessem ceifado a garota. Se ela se apaixonaria pelo garoto, até mesmo se casaria com ele. E em algum momento no futuro, quando os irmãos e irmãs tivessem crescido, fugissem com eles para a floresta e deixassem o Distrito 12 para sempre. Teriam sido felizes, em estado selvagem, ou a tristeza sombria cresceria entre eles, mesmo sem a ajuda da Capital?
— Eu trouxe-lhe isto — Gale estende uma bainha.
Quando eu pego, percebo que tem uma única seta comum.
— É para ser simbólico. Você disparar o último tiro de guerra.
— E se eu falhar? Coin a recuperará e a trará de volta para mim? Ou simplesmente atirará na cabeça de Snow ela mesma?
— Você não vai errar.
Gale ajusta a bainha no meu ombro.
Nós ficamos lá, cara a cara, não encontrando os olhos um do outro.
— Você não veio me ver no hospital. — Ele não responde, então finalmente eu digo. — Foi a sua bomba?
— Eu não sei. Nem Beetee. Será que isso importa? Você vai sempre estar pensando nisso.
Ele espera por mim para negar isso, eu quero negar, mas é verdade. Mesmo agora, posso ver a chama inflamá-la, sentir o calor das chamas. E eu nunca vou ser capaz de separar aquele momento de Gale. Meu silêncio é minha resposta.
— Essa era a única coisa que eu tinha em mente. Cuidar de sua família — diz ele. — Atire em linha reta, ok?
Ele toca meu rosto e sai. Quero chamá-lo de volta e dizer-lhe que eu estava errada. Que vou descobrir uma maneira de fazer as pazes com isso. Para lembrar as circunstâncias em que ele criou a bomba. Levar em conta meus próprios crimes imperdoáveis. Desenterrar a verdade sobre quem deixou cair os paraquedas. Provar que não foram os rebeldes. Perdoá-lo. Mas como eu não posso, vou ter que lidar com a dor.
Effie chega para introduzir-me a algum tipo de reunião. Eu coleto meu arco e no último minuto me lembro da rosa, brilhante em seu copo de água. Quando abro a porta do banheiro, encontro a minha equipe de preparação sentada em uma linha na borda da banheira, curvados e derrotados. Lembro-me de que não sou a única cujo mundo foi arrancado.
— Vamos lá — eu digo a eles. — Nós temos um público esperando.
Estou esperando uma reunião de produção na qual Plutarco instrui-me onde ficar em pé e dá-me a minha sugestão para atirar em Snow. Em vez disso, encontro-me enviada para uma sala onde seis pessoas se sentam ao redor de uma mesa. Peeta, Johanna, Beetee, Haymitch, Annie e Enobaria. Todos eles usam o uniforme cinza dos rebeldes do 13. Ninguém parece muito bem.
— O que é isso?‛
— Não temos certeza — Haymitch responde. — Parece ser um encontro dos vencedores restantes.
— Nós somos tudo o que resta? — pergunto.
— O preço da fama — conta Beetee. — Fomos alvos de ambos os lados. A Capital matou os vencedores que suspeitou serem rebeldes. Os rebeldes mataram aqueles que pensaram ser aliados da Capital.
Johanna olha zangada para Enobaria.
— Então o que ela está fazendo aqui?
— Ela está protegida pelo o que chamamos de Acordo Mockingjay — conta Coin quando ela entra atrás de mim. — Onde Katniss Everdeen concordou em apoiar os rebeldes em troca de imunidade aos vencedores capturados. Katniss confirmou o seu lado da barganha, e assim nós fizemos.
Enobaria sorri para Johanna.
— Não fique tão orgulhosa — diz Johanna. — Nós vamos matá-la de qualquer maneira.
— Sente-se, por favor, Katniss — Coin fala, fechando a porta.
Tomo um banco entre Annie e Beetee, colocando cuidadosamente a rosa de Snow na mesa. Como de costume, Coin vai direto ao ponto.
— Eu os pedi aqui para resolver um debate. Hoje vamos executar Snow. Nas semanas anteriores, centenas de seus cúmplices da opressão de Panem foram julgados e aguardam agora a sua própria morte. No entanto, o sofrimento nos distritos foi tão extremo que estas medidas parecem insuficientes para as vítimas. De fato, muitos estão chamando para uma completa aniquilação de quem detinha a cidadania da Capital. No entanto, no interesse de manter uma população sustentável, não podemos permitir isso.
Através da água no copo, eu vejo uma imagem distorcida de uma das mãos de Peeta. As marcas de queimadura. Nós dois somos mutações de fogo agora. Meus olhos viajam até onde as chamas lamberam sua testa, chamuscando para fora as suas sobrancelhas, deixando apenas os olhos. Aqueles mesmos olhos azuis que usou para responder o meu e depois voou para longe na escola. Assim como eles fazem agora.
— Assim, uma alternativa foi colocada sobre a mesa. Como os meus colegas e eu não pudemos vir com nenhum consenso, foi decidido que vamos deixar os vencedores decidirem. A maioria de quatro vai aprovar o plano. Ninguém pode se abster de votar — Coin explica. — O que foi proposto é que em vez de eliminar a população inteira da Capital, teremos uma final simbólica, um edição dos Jogos Vorazes, usando as crianças diretamente relacionadas com aqueles que detinham o maior poder.
Todos os sete de nós se viram para ela.
— O quê? — Johanna se espanta.
— Consideramos outro Jogos Vorazes usando crianças da Capital — Coin repete.
— Você está brincando? — pergunta Peeta.
— Não. Também devo dizer-lhes que se realizarmos os Jogos, será conhecido que foi feito com a sua aprovação, embora a distribuição individual de seus votos serão mantidas em sigilo para sua própria segurança.
— Essa ideia foi de Plutarco? — Haymitch pergunta.
— Foi minha — conta Coin. — Pareceu equilibrar a necessidade de vingança com o mínimo de perda de vida. Vocês podem votar.
— Não! — Peeta explode. — Eu voto não, claro! Nós não podemos ter outro Jogos Vorazes!
— Por que não? — retruca Johanna. — Parece muito justo para mim. Snow ainda tem uma neta. Eu voto sim.
— Eu também — diz Enobaria, quase indiferente. — Deixe-os ter um gosto de seu próprio remédio.
— É por isso que nos rebelamos! Lembra-se? — Peeta olha para o resto de nós. — Annie?
— Eu voto não com Peeta. Assim faria Finnick se ele estivesse aqui.
— Mas ele não está, porque as mutações de Snow o mataram — Johanna a lembra.
— Não — diz Beetee. — Seria um precedente ruim. Temos que parar de ver uns aos outros como inimigos. Neste ponto, a unidade será essencial para nossa sobrevivência. Não.
— Nós estamos por Katniss e Haymitch — Coin fala.
Foi assim, então? Setenta e cinco anos ou mais atrás? Será que um grupo de pessoas se sentou ao redor e votaram sobre o início dos Jogos Vorazes? Houve discordância? Será que alguém fez um caso de misericórdia, que foi derrotado por chamar para a morte crianças dos Distritos? O cheiro crescente de Snow se enrola em meu nariz, para baixo em minha garganta, apertando-a firmemente com desespero. Todas essas pessoas que eu amava, mortas, e estamos discutindo os próximos Jogos Vorazes na tentativa de evitar o desperdício de vida. Nada mudou. Nada vai mudar agora.
Eu peso as minhas opções com cuidado, penso que tudo passa. Mantendo meus olhos na rosa, eu digo:
— Eu voto sim... por Prim.
— Haymitch, cabe a você — Coin aponta.
Um Peeta furioso martela Haymitch com a atrocidade que ele poderia tomar parte, mas posso sentir Haymitch me observando. Este é o momento, então. Quando encontramos exatamente o quão parecidos somos, e quanto ele realmente me entende.
— Eu estou com a Mockingjay.
— Excelente. Isso termina a votação — diz Coin. — Agora nós realmente devemos tomar lugares para a execução.
Quando ela passa por mim, eu ergo o copo com a rosa.
— Pode cuidar para Snow estar usando isso? Justamente sobre seu coração?
Coin sorri.
— Claro que sim. E eu vou ter certeza que ele saiba sobre os Jogos.
— Obrigada.
Pessoas derramam-se na sala, me rodeiam. O último toque de pó, as instruções de Plutarco, quando eu sou guiada para as portas da frente da mansão. A Cidade Circular corre, derrama as pessoas para as ruas laterais. Os outros tomam seus lugares no exterior. Guardas. Funcionários. Os líderes rebeldes. Vitoriosos.
Ouço os aplausos que indicam que Coin apareceu na varanda. Então Effie bate no meu ombro, e eu saio para a luz do sol de inverno. Caminho até a minha posição, acompanhada do barulho ensurdecedor da multidão. Como combinado, eu viro para eles verem meu perfil, e espero.
Quando eles marcham com Snow para fora da porta, a plateia enlouquece. Prendem as mãos dele atrás de um poste, o que é desnecessário. Ele não vai a lugar nenhum. Não há para onde ir. Este não é o palco espaçoso antes do Centro de Treinamento, mas o terraço estreito na frente da mansão do presidente. Não admira que ninguém se preocupou em me ter praticando. Ele está há dez metros de distância.
Eu sinto o arco ronronando na minha mão. Alcanço e agarro a seta. Posiciono-a, mirando a rosa, mas vejo seu rosto. Ele tosse e uma baba sanguinolenta escorre do queixo. Sua língua move-se sobre os lábios inchados. Eu procuro seus olhos para o menor sinal de qualquer coisa, medo, remorso, raiva. Mas só há o mesmo olhar de divertimento, que terminou a nossa última conversa. É como se ele estivesse falando as palavras de novo. “Oh, minha querida senhorita Everdeen. Pensei que tínhamos concordado em não mentir um para o outro.”
Ele está certo. Nós combinamos.
O ponto de minha flecha se desloca para cima. Eu solto a corda. E presidente Coin cai para o lado do balcão e se precipita para o chão. Morta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário