terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 22




Peeta deixa a bainha e enterra a faca nas costas do macaco, esfaqueando-o repetidas vezes até que libere sua mandíbula. Ele chuta a mutação para longe, se preparando para mais. Eu tenho agora suas flechas, um arco carregado e Finnick nas minhas costas, respirando com dificuldade, mas não ativamente.— Venham, então! Venham! — Peeta grita, arfando com raiva.
Mas algo aconteceu com os macacos. Eles se retiram, se amparando nas árvores, sumindo na selva, como se uma voz inaudível os tivesse chamado. Uma voz de Gamemaker, dizendo a eles que já é suficiente.— Ajude-a — digo a Peeta. — Nós cobriremos você.
Peeta levanta suavemente a usuária de morfina e a leva para os últimos metros da praia, enquanto Finnick e eu mantemos nossas armas preparadas. Mas, exceto pelas carcaças laranjas no chão, os macacos se foram. Peeta coloca a usuária de morfina na areia. Eu corto o material sobre o peito, revelando as quatro profundas perfurações. O sangue escorre lentamente a partir delas, fazendo com que pareçam muito menos mortais do que elas são. O dano real é interior. Pela posição das aberturas, tenho certeza que o animal rompeu algo vital, um pulmão, talvez até seu coração.Ela repousa na areia, ofegante como um peixe fora da água. Pele flácida, pálido esverdeado, suas costelas proeminentes como uma criança morta de fome. Certamente ela poderia comprar comida, mas usava tudo para usar morfina como Haymitch virou-se para beber, eu acho. Tudo nela fala de partida – seu corpo, sua vida, o olhar vago nos seus olhos. Eu seguro uma das mãos se contorcendo, não está claro se ela se move do veneno que afetou nossos nervos, o choque do ataque ou a retirada do medicamento que era seu sustento. Não há nada que se possa fazer. Nada além de ficar com ela enquanto ela morre.— Vou observar as árvores — Finnick diz antes de se afastar.
Eu gostaria de ir embora também, mas ela prende minha mão com tanta força que eu teria que arrancá-la de seus dedos, e não tenho a força para esse tipo de crueldade. Penso em Rue, como talvez eu pudesse cantar uma música ou algo assim. Mas eu não sei nem mesmo o nome da usuária de morfina, muito menos se ela gosta de músicas. Eu só sei que ela está morrendo.Peeta se agacha do outro lado dela e acaricia seu cabelo. Quando ele começa a falar em uma voz suave, parece quase absurdo, mas as palavras não são para mim.— Com minha caixa de pintura em casa, eu posso fazer todas as cores imagináveis. Rosa. Pálido como a pele de um bebê. Ou tão profundo como o ruibarbo. Verde como a grama na primavera. Azul, que brilha como o gelo na água.
A usuária de morfina olha fixo dentro dos olhos de Peeta, presa à suas palavras.— Uma vez, passei três dias misturando tintas até encontrar o tom certo para a luz solar sobre a pele branca. Você vê, eu fiquei pensando que era amarela, mas era muito mais do que isso. Camadas de todos os tipos de cores. Uma por uma — Peeta continua.
A respiração da usuária de morfina está desacelerando em rasas paradas. Sua mão livre mexe no sangue em seu peito, fazendo os movimentos minúsculos de espirais que ela tanto amou pintar.— Eu não adornei ainda um arco-íris. Eles vêm tão rapidamente e vão tão cedo. Eu nunca tenho tempo o suficiente para capturá-los. Basta um pouco de azul ou roxo aqui e lá. E depois eles desaparecem novamente. Voltam para o ar.
A usuária de morfina parece hipnotizada pelas palavras de Peeta. Em transe. Ela levanta a mão trêmula e pinta o que eu acho que poderia ser uma flor na bochecha do Peeta.— Obrigada — ele sussurra. — Isso é lindo.
Por um momento, o rosto da usuária de morfina se ilumina em um sorriso e ela faz um pequeno som chiado. Em seguida, a sua mão manchada de sangue cai em seu peito, ela dá um ultimo sopro no ar, e o canhão atira. O aperto na minha mão se solta.Peeta a carrega para a água. Ele volta e senta ao meu lado. A usuária de morfina flutua em direção à Cornucópia por um tempo, em seguida, aparece o aerobarco e uma garra de quatro vertentes abaixa-se, envolve-a, a carrega para o céu noturno, e ela se foi.Finnick nos reencontra, o seu punho cheio de minhas flechas ainda molhadas com o sangue dos macacos. Ele cai ao meu lado na areia.— Pensei que você poderia querer.
— Obrigada.
Entro na água e lavo o sangue das minhas armas, das minhas feridas. Quando volto para a selva para recolher um pouco de musgo para secá-las, todos os corpos dos macacos desapareceram.— Onde eles foram? — pergunto.
— Nós não sabemos exatamente. As trepadeiras mudaram e eles foram embora — diz Finnick.
Nós olhamos para a selva, entorpecidos e exaustos. No silêncio, percebo que os pontos onde as gotículas de nevoeiro tocaram minha pele cicatrizaram mais. Elas já pararam de doer e começaram a coçar. Intensamente. Eu tento pensar nisto como um bom sinal. Que elas estão se curando. Olho para Peeta e Finnick, e vejo que ambos estão arranhando seus rostos danificados. Sim, até mesmo a beleza do Finnick foi marcada nessa noite.— Não cocem — aconselho, querendo arranhar-me. Mas eu sei qual conselho minha mãe daria. — Penso que é seguro tentar a seiva novamente?
Nós fazemos o nosso caminho de volta para a árvore que Peeta bateu. Finnick e eu ficamos com nossas armas posicionadas enquanto ele trabalha colocando a goteira, mas não aparece nenhuma ameaça. Peeta encontrou uma veia boa e a água começa a jorrar da goteira. Nós saciamos a nossa sede, deixamos a água quente despejar sobre os nossos corpos coçando. Enchemos um punhado de conchas com água potável e voltamos para a praia.É ainda noite, apesar da madrugada não poder durar ainda muitas horas. A menos que os Gamemakers queiram que dure.— Porque vocês dois não descansam um pouco? — digo. — Eu vou vigiar por um tempo.
— Não, Katniss, eu prefiro — Finnick discorda.
Eu olho nos seus olhos, na sua face, e percebo que ele mal segura as lágrimas. Mags. O mínimo que posso fazer é dar-lhe a privacidade para lamentar sua perda.— Tudo bem Finnick, obrigada.
Deito-me na areia com Peeta, que dorme de uma vez. Encaro a noite, pensando que diferença um dia faz. Como ontem de manhã, estava na minha lista matar Finnick, e agora estou disposta a dormir com ele como o meu guarda. Ele salvou Peeta e deixou Mags morrer e eu não sei o por quê. Só que eu nunca poderei liquidar o saldo da dívida entre nós. Tudo o que posso fazer no momento é dormir e deixar ele chorar em paz. E assim eu faço.É meio da manhã quando abro meus olhos novamente. Peeta ainda está ao meu lado. Acima de nós, um tapete de grama suspenso em galhos protege nossos rostos da luz solar. Sento-me e vejo que Finnick não teve as mãos inativas. Duas taças tecidas estão preenchidas com água fresca. Um terço tem uma quantidade indefinida de mariscos.Finnick senta na areia, abrindo-os com uma pedra.— Elas são melhores frescas — diz ele, rasgando um pedaço de carne de um reservatório e jogando-o em sua boca.
Seus olhos ainda estão inchados, mas finjo que não reparo.Meu estômago começa a rosnar com o cheiro de comida e eu procuro por um. A visão de minhas unhas, endurecidas com sangue, me para. Estive coçando a pele em carne viva em meu sono.— Você sabe, se você arranhar vai trazer uma infecção — Finnick diz.
— Isso é o que ouvi — digo.
Entro na água salgada e lavo o sangue, tentando decidir o que eu odeio mais, se a dor ou a coceira. Aborrecida, eu piso de volta na praia, viro a cara para cima, e repreendo:— Hey, Haymitch, se você não estiver muito bêbado, poderíamos usar alguma coisinha para nossa pele.
É quase engraçada a rapidez com que o paraquedas aparece acima de mim. Eu o alcanço e um tubo quadrado cai na minha mão aberta.— Quase na hora — eu digo, mas não consigo manter a carranca no meu rosto.
Haymitch. O que eu não daria para cinco minutos de conversa com ele.Eu caio na areia ao lado de Finnick e rosqueio a tampa do tubo. Dentro está uma pomada, espessa e escura com um cheiro pungente, uma combinação de alcatrão e agulhas de pinheiro. Eu enrugo o meu nariz quando aperto uma bola de remédio em minha mão e começo a massageá-lo em minha perna. Um som de prazer escapa da minha boca quando o material erradica minha coceira. Além disso, as manchas de cicatriz da minha pele são de um medonho cinza-esverdeado. Quando começo a segunda perna eu atiro o tubo para Finnick, que me olha desconfiado.— Você está como se estivesse em decomposição — diz Finnick.
Mas eu acho que a coceira vence, porque depois de um minuto Finnick começa a tratar a sua própria pele, também. Realmente, a combinação das cicatrizes e da pomada parece horrível. Não posso deixar de apreciar sua angústia.— Pobre Finnick. Esta é a primeira vez em sua vida que você não parece bonito?
— Essa deve ser. A sensação é completamente nova. Como você conseguiu durante todos estes anos? — ele rebate.
— Basta evitar espelhos. Você vai esquecer.
— Não se eu continuar olhando para você.
Nós espalhamos generosamente, se revezando para esfregar a pomada nas costas uns dos outros onde a camisa de baixo não protegeu a nossa pele.— Eu vou acordar Peeta — digo.
— Não, espere — diz Finnick. — Vamos fazer isso juntos. Vamos colocar nossos rostos bem em frente dele.
Bem, há tão poucas oportunidades para se divertir na minha vida, que eu concordo. Posicionamo-nos em cada lado de Peeta, inclinamos nossas faces até que estão a centímetros de seu nariz, e o agitamos.— Peeta. Peeta acorda — digo com uma voz suave e melodiosa.
Suas pálpebras se abrem e então ele salta como se nós o tivéssemos esfaqueado.— Aahhh!
Finnick e eu caímos na areia, rindo até perder a cabeça. Toda vez que tento parar, olhamos para Peeta, que tenta manter uma expressão de desdém e começo novamente. No momento em que nos recompomos, estou pensando que talvez Finnick Odair seja certo. Pelo menos não tão vaidoso ou egoísta, como eu pensava. Não tão ruim assim, realmente. E assim quando eu chego a esta conclusão, um paraquedas aterrissa perto de nós com um novo pão. Lembrando-me do ano passado quando os presentes do Haymitch são muitas vezes programados para enviar uma mensagem, eu faço uma nota para mim mesmo. Sendo amiga de Finnick você vai conseguir comida.Finnick gira o pão em suas mãos, analisando a crosta. Um pouco possessivo. Não é necessário. Tem a tonalidade verde de algas que o pão do Distrito 4 sempre tem. Nós todos sabemos que é seu. Talvez ele apenas percebeu o quanto é precioso, e que ele nunca poderá ver um outro pedaço de novo. Talvez alguma memória de Mags esteja associada com o pão. Mas tudo o que ele diz é:— Isso vai bem com o marisco.
Enquanto eu ajudo a passar a pomada na pele de Peeta, Finnick habilmente limpa a carne do molusco. Nos reunimos ao redor e comemos a carne doce deliciosa com pão salgado do Distrito 4.Nós parecemos monstruosos, a pomada parece estar fazendo com que algumas das crostas descasquem, mas estou feliz com o remédio. Não apenas porque alivia a coceira, mas também porque ela atua como proteção para aquele sol branco escaldante no céu cor de rosa. Por sua posição, estimo que devem ser dez horas, que nós estivemos na arena por um dia. Onze de nós estão mortos. Treze vivos. Em algum lugar na selva, dez estão escondidos. Três ou quatro são os Carreiristas. Eu realmente não estou inclinada a tentar lembrar quem os outros são.Para mim, a selva evoluiu rapidamente de um lugar de proteção para uma armadilha sinistra. Eu sei que em algum momento seremos forçados a adentrar na sua profundidade, seja para caçar ou ser caçado, mas por agora estou planejando ficar junto da nossa praia um pouco. E eu não ouço Peeta ou Finnick sugerir que façamos o contrário.Por um tempo a selva parece quase estática, cantarolando, brilhante, mas não ostentando os seus perigos. Então, ao longe, vem um agudo. Além de nós, um pedaço de selva começa a vibrar. Uma enorme onda no alto da colina, no topo das árvores ruge em direção à encosta. Ela atinge a água do mar com tal força que, mesmo que estejamos tão longe quanto nós podemos estar dela, a ressaca borbulha em torno de nossos joelhos, colocando nossos poucos pertences à tona. Nós três conseguimos recolher tudo antes que seja levado, exceto os nossos macacões crivados de química, que estão tão corroídos que ninguém se importa de perdê-los.Um tiro do canhão. Vemos o aerobarco aparecer sobre a área onde a onda começou e arrancar um corpo das árvores. Doze, eu penso.O círculo de água lentamente se acalma, tendo absorvido a onda gigante. Reorganizamos nossas coisas de volta na areia molhada e estamos prestes a nos acalmar quando eu os vejo. Três figuras, cerca de dois quilômetros de distância, tropeçam para a praia.— Lá — digo baixinho, balançando a cabeça em direção aos recém-chegados.
Peeta e Finnick seguem meu olhar. Como se mediante acordo prévio, todos nós desaparecemos de volta para as sombras da selva.O trio está em más condições, você poderia ver imediatamente. Um deles está sendo praticamente arrastado por um segundo, e o terceiro vaga meio tonto, como se estivesse louco. Eles estão em uma cor sólida de tijolos vermelhos, como se tivessem sido mergulhados em tinta e saíram para fora para secar.— Quem são esses? — Peeta pergunta. — Ou o quê? Mutações?
Eu extraio de trás uma seta, me preparando para um ataque. Mas tudo o que acontece é que aquele que estava sendo arrastado desmaia na praia. O arrastador bate o pé no chão com frustração e, num aparente ajuste de temperamento, volta e começa a andar em círculos, como um demente.O rosto de Finnick se ilumina.— Johanna! — ele chama, e corre para as coisas vermelhas.
— Finnick! — ouço a resposta na voz de Johanna.
Eu troco um olhar com Peeta.— O que fazemos agora? — pergunto.
— Nós realmente não podemos deixar Finnick — diz ele.
— Acho que não. Vamos, então — respondo mal humorada, porque mesmo que eu tivesse uma lista de aliados, Johanna Mason definitivamente não estaria nela.
Nós dois vamos com passos pesados até a praia onde Finnick e Johanna se reuniram. Quando chegamos mais perto, vejo suas companhias, e fico confusa. É Beetee no chão de costas e Wiress que está tornando a ficar de pé para continuar fazendo voltas.— Ela tem Wiress e Beetee.
— Porca e Parafuso? — diz Peeta, igualmente intrigado. — Eu tenho que saber como isso aconteceu.
Quando os alcançamos, Johanna gesticula em direção à selva e fala muito rápido para Finnick.— Nós pensamos que era chuva, você sabe, por causa do raio, e estávamos todos com muita sede. Mas quando começou a descer, acabou por ser sangue. Espesso, sangue quente. Você não podia ver, não podia falar sem encher a boca. Nós só cambaleamos em volta, tentando sair dele. Foi quando Blight bateu no campo de força.
— Me desculpe, Johanna — diz Finnick.
Demoro um pouco para localizar Blight. Acho que ele estava com Johanna na parte masculina do distrito 7, mas eu mal me lembro de vê-lo. Começo a pensar sobre isso, acho que ele nem sequer apareceu para o treinamento.— Sim, bem, ele não era muito, mas ele era de casa — diz ela. — E ele me deixou sozinha com esses dois.
Ela cutuca Beetee, que está pouco consciente, com seu sapato.— Ele ganhou uma facada nas costas na Cornucópia. E ela...
Nós todos olhamos para Wiress, que está circulando por aí, revestida em sangue seco, e murmurando “tique-taque, tique-taque”.— Sim, nós sabemos. Tique-taque. Porca está em estado de choque — diz Johanna.
Isto parece chamar Wiress em sua direção e ela se inclina para Johanna, que duramente a empurra para a praia.— Só aceitar isso, não é?
— Deixe-os — repreendo.
Johanna estreita os olhos castanhos para mim com ódio.— Deixe-os? — ela assobia. Ela avança antes que eu possa reagir e me bate com tanta força que eu vejo estrelas. — Quem você acha que os tirou da selva sangrenta para você?
Finnick joga seu corpo contorcendo-se por cima do ombro e a leva para dentro da água e repetidamente a afunda enquanto ela grita um monte de coisas realmente para me insultar. Mas eu não atiro. Porque ela está com Finnick e por causa do que ela disse, sobre os ganhar para mim.— O que ela quis dizer? Ela ficou com eles por mim? — pergunto para Peeta.
— Eu não sei. Você os queria originalmente — ele me lembra.
— Sim, eu queria. Originalmente.
Mas não responde. Eu olho para baixo para o corpo inerte de Beetee.— Mas eu não os terei por muito tempo se não fizermos alguma coisa.
Peeta eleva Beetee em seus braços e eu levo Wiress pela mão e voltamos ao nosso pequeno acampamento.Sento Wiress no raso para que ela possa se lavar um pouco, mas ela só controla as mãos e ocasionalmente resmunga:— Tique-taque.
Eu desengancho o cinto Beetee e encontro um cilindro de metal pesado anexado ao lado com uma corda de cipó. Eu não posso dizer o que é, mas se ele achou que valia a pena salvar, não serei aquele que o perde. Eu lanço-o na areia. As roupas de Beetee estão coladas a ele com sangue, de modo que Peeta o mantém na água enquanto eu as solto. Leva algum tempo para tirar o macacão largo, e então encontro suas roupas íntimas que estão saturados com sangue também. Não há escolha, além de desnudá-lo para deixá-lo limpo, mas eu tenho que dizer que isto não causa muita impressão em mim. Nossa mesa da cozinha esteve cheia de tantos homens nus neste ano. Você meio que se acostuma depois de um tempo.Nós puxamos a esteira de Finnick e colocamos Beetee de barriga para baixo, para que possamos analisar suas costas. Há um corte de cerca de seis centímetros de comprimento que vai de seu ombro até suas costelas. Felizmente não é muito profundo. Entretanto, ele está perdendo muito sangue, pode-se dizer pela palidez de sua pele, e ele ainda está gotejando do ferimento.Eu sento no meu calcanhar, tentando pensar. O que eu tenho com que trabalhar? A água do mar? Eu me sinto como a minha mãe quando sua primeira linha de defesa para todo tratamento era a neve. Eu olho para a selva. Aposto que há uma farmácia inteira lá dentro se eu soubesse como usá-la. Mas estas não são as minhas plantas. Então eu penso sobre o musgo que Mags deu-me para assoar o nariz.— Volto já — digo para Peeta.
Felizmente, as coisas parecem ser muito comuns na selva. Eu rasgo um punhado das árvores nas proximidades e levo de volta à praia. Faço uma grossa camada do musgo e coloco no corte de Beetee, fixo, amarrando uma trepadeira em torno de seu corpo. Nós buscamos água para ele e depois o puxamos para a sombra na borda da floresta.— Eu acho que é tudo que podemos fazer — digo.
— Isso é bom. Você é boa com essas coisas de cicatrização — diz ele. — Está em seu sangue.
— Não — respondo, balançando a cabeça. — Eu tenho o sangue do meu pai.
O tipo que se estimula durante uma caça, e não em uma epidemia.— Vou ver Wiress.
Eu tomo um punhado de musgo para usar como um pano e me junto a Wiress no raso. Ela não resiste quando eu tiro fora sua roupa, esfrego o sangue de sua pele. Mas seus olhos estão dilatados com medo, e quando eu falo, ela não responde, exceto para dizer com uma urgência cada vez maior:— Tique-taque.
Ela não parece estar tentando me dizer algo, mas sem Beetee para explicar os seus pensamentos, eu estou perdida.— Sim, Tique-taque. Tique-taque — repito.
Isto parece acalmá-la um pouco. Eu lavo o seu macacão até haver poucos traços de sangue, e a ajudo a voltar para ele. Não está como os nossos que foram danificados. Seu cinto está bom, então eu fixo nela, também. Então eu pego suas roupas, junto com as de Beetee, sob algumas rochas e deixo-as de molho.No momento que eu enxaguei o macacão de Beetee, uma Johanna limpa e brilhante e um Finnick cheio de cascas se juntam a nós. Por um tempo, Johanna toma goles de água e se alimenta com mariscos, enquanto eu tento persuadir algo em Wiress. Finnick fala sobre o nevoeiro e os macacos de modo desinteressado, com uma voz quase clínica, evitando os detalhes mais importantes da história.Todo mundo se oferece para vigiar, enquanto os outros descansam, mas no final, somos Johanna e eu quem ficam. Eu, porque realmente estou descansada, ela porque simplesmente se recusa a deitar-se. Nos duas nos sentamos em silêncio na praia até que os outros vão dormir.Johanna olha para Finnick, com certeza, então se vira para mim.— Como você perdeu Mags?
— No nevoeiro. Finnick tinha Peeta. Eu tinha Mags por um tempo. Então eu não pude mais levantá-la. Finnick disse que não podia levar ambos. Ela o beijou e foi direto para o nevoeiro.
— Ela foi mentora de Finnick, você sabe — Johanna disse acusadoramente.
— Não, eu não sabia.
— Ela era meio que a sua família — diz ela poucos momentos depois, mas há menos veneno por trás disso.
Nós observamos a água engolir as roupas íntimas.— Então o que você estava fazendo com Porca e Parafuso? — pergunto.
— Eu conto para você. Eu os peguei para você. Haymitch disse que se quiséssemos ser aliadas eu teria que trazê-los para você — Johanna explica. — Isso é o que você disse a ele, certo?
Não, eu penso. Mas aceno em concordância.
— Obrigada, eu fico grata por isso.
— Eu esperava por isso.
Ela me dá um olhar cheio de ódio, como se eu fosse o maior obstáculo possível na sua vida. Eu me pergunto se é isso o que é ter uma irmã mais velha que realmente te odeia.— Tique-taque — ouço atrás de mim.
Viro-me e vejo que Wiress se rasteja mais. Seus olhos estão focados na selva.— Oh, que bom, ela está de volta. Ok, eu vou dormir. Você e Porca podem vigiar agora em conjunto — Johanna diz.
Ela passa por cima e lança-se ao lado Finnick.— Tique-taque — sussurra Wiress.
Eu a guio na minha frente e a deito, acariciando-lhe o braço. Ela deriva, mexendo-se sem parar, por vezes suspirando a sua frase.— Tique-taque.
— Tique-taque — concordo com suavidade. — É tempo de ir para a cama. Tique-taque. Ir dormir.
O sol nasce no céu até que fica diretamente sobre nós. Deve ser meio-dia, penso distraidamente. Não que isso importe. Através da água, para a direita, eu vejo um lampejo enorme como um raio atingindo uma árvore e a tempestade elétrica começa novamente. Exatamente na mesma área que foi ontem à noite. Alguém deve ter se movido para a sua área, desencadeando o ataque. Sento-me por um tempo observando os relâmpagos, mantendo Wiress calma, embalada em uma espécie de paz pelo marulhar da água. Eu penso na noite passada, quando os relâmpagos começaram logo após as badaladas do sino. Doze batidas.— Tique-taque — diz Wiress, aflorando à consciência por um momento e depois voltando ao seu asilo.
Doze batidas na noite passada. Como se fosse meia-noite. Então um raio. O sol a pino agora. Como se fosse meio-dia. E relâmpagos.Lentamente eu me levanto e examino a arena. Os relâmpagos lá. Na sessão seguinte veio a chuva de sangue, onde Johanna, Wiress e Beetee foram capturados. Teríamos ficado na terceira seção, à direita ao lado disso, quando o nevoeiro apareceu. E logo que foi sugado para fora, os macacos começaram a se reunir na quarta. Tique-taque. Minha cabeça se move para o outro lado. Um par de horas atrás, cerca de dez, essa onda saiu da segunda seção para a esquerda de onde o raio atingiu agora. Ao meio-dia. À meia-noite. Ao meio-dia.— Tique-taque — Wiress diz em seu sono.
Quando os relâmpagos e a chuva param o sangue começa à sua direita, suas palavras, de repente fazem sentido.— Oh  digo sob a minha respiração. — Tique-taque.  Meus olhos varrem todo o círculo completo da arena e eu sei que ela está certa. — Tique-taque. Isto é um relógio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário