terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em chamas - capitulo 19




— Senhoras e senhores, que o septuagésimo quinto Jogos Vorazes comece!
A voz de Claudius Templesmith, o locutor dos Jogos Vorazes, ressoa nos meus ouvidos. Tenho menos de um minuto para me orientar. Em seguida, o gongo soa e os tributos estarão livres para se mover para fora de suas placas de metal. Mas se mover para onde?Eu não consigo pensar direito. A imagem de Cinna, espancado e ensanguentado, me consome. Onde ele está agora? O que eles farão com ele? Torturá-lo? Matá-lo? Transformá-lo em um Avox? Obviamente, seu ataque foi encenado para confundir-me, da mesma forma que a presença de Darius em meus aposentos. E isso tem me enlouquecido. Tudo o que quero fazer é desmaiar na minha placa de metal. Mas eu dificilmente poderia fazer isso depois do que testemunhei.Eu devo ser forte. Eu devo isso a Cinna, que arriscou tudo para prejudicar o Presidente Snow e transformar meu vestido de noiva em penas de mockingjay. E devo isso aos rebeldes que, encorajados pelo exemplo de Cinna, podem estar lutando para derrubar a Capital neste momento. Minha recusa a jogar os Jogos nos termos da Capital será o meu último ato de rebelião.Então eu cerro os dentes e vou ser uma jogadora.Onde você está? Eu ainda não entendo o que me rodeia. Onde você está? Eu exijo uma resposta de mim e, lentamente, o mundo entra em foco.
Água azul. Céu rosa. Sol branco-quente batendo. Tudo bem, há a cornucópia, o chifre dourado de metal brilhando, cerca de quarenta metros de distância. De primeira, ela parece estar situada em uma ilha circular. Mas em uma análise mais aprofundada, vejo as finas tiras de terra que irradiam a partir do círculo como os aros de uma roda. Eu acho que há entre dez e doze, e eles parecem equidistantes um do outro. Entre os aros, tudo é água. Água e um par de tributos.É isso, então. Há doze aros, cada um com dois tributos equilibrados em placas de metal entre eles. O outro tributo na minha cunha aquosa é o velho Woof do Distrito 8. Ele está quase tão longe à minha direita, quanto a faixa de terra à minha esquerda. Além da água, onde quer que você olhe, há uma praia estreita e vegetação densa. Eu faço uma varredura do círculo de tributos, procurando Peeta, mas ele deve estar impedido de meu ponto de vista pela Cornucópia.Pego um punhado de água que entra e sinto o cheiro. Então eu toco a ponta do meu dedo molhado na minha língua. Como eu suspeitava, é água salgada. Assim como o mar que Peeta e eu encontramos na nossa breve excursão na praia no Distrito 4. Mas pelo menos parece limpa.Não há barcos, cordas, nem mesmo troncos para se agarrar. Não, só há uma maneira de chegar à Cornucópia. Quando o gongo soa, eu nem hesito antes de mergulhar à minha esquerda. É uma longa distância, maior do que eu estou acostumada, e navegar nas ondas leva um pouco mais de habilidade do que a natação no meu lago tranquilo em casa, mas meu corpo parece estranhamente leve e eu atravesso a água sem esforço. Talvez seja o sal.Eu me puxo, pingando, para a faixa de terra e corro a toda velocidade para o areal da Cornucópia. Eu não posso ver ninguém mais convergindo do meu lado, embora o chifre de ouro bloqueie uma boa parte do meu ponto de vista. Não deixo o pensamento dos adversários me atrasar, no entanto. Estou pensando como uma Profissional agora, e a primeira coisa que eu quero é ter uma arma em minhas mãos.No ano passado, os suprimentos estavam espalhados a uma boa distância ao redor da Cornucópia, com o mais valioso mais próximo do chifre. Mas este ano, o espólio parece estar empilhado na boca de vinte metros de altura. Meus olhos instantaneamente se familiarizam com um arco de ouro apenas no alcance do braço e eu arranco-o gratuitamente.Tem alguém atrás de mim. Eu sou alertada por, não sei, uma mudança suave de areia ou talvez apenas uma mudança nas correntes de ar. Puxo uma seta da aljava que ainda está entalada na pilha e ponho no meu arco imediatamente.Finnick, brilhante e lindo, fica a poucos metros de distância, com um tridente preparado para atacar. Um líquido oscila da outra mão. Ele está sorrindo um pouco, mas os músculos na parte superior do corpo são rígidos em antecipação.— Você pode nadar, também — diz ele. — Onde você aprendeu isso, no Distrito Doze?
— Nós temos uma banheira grande — respondo.
— Você deve ter. Gosta da arena?
— Particularmente, não. Mas você deve gostar. Eles devem ter construído especialmente para você — respondo com uma ponta de amargura.
Parece que, afinal, com toda a água, como eu apostei apenas um punhado dos vencedores pode nadar. E não havia piscina no Centro de Treinamento, sem chance de aprender. Ou você veio aqui um nadador ou é melhor você ser um aprendiz muito rápido. Mesmo a participação no massacre inicial depende de ser capaz de cobrir uns vinte metros de água. Isso dá ao Distrito 4 uma vantagem enorme.Por um momento, estamos congelados, dimensionados um ao outro, nossas armas, nossas habilidades. Então Finnick de repente sorri.— Sorte que somos aliados. Certo?
Sentindo uma armadilha, eu vou deixar a minha flecha voar, esperando que ela encontre o seu coração antes do tridente espetar-me, quando ele muda de lado e algo em seu pulso captura a luz solar. Uma pulseira de ouro maciço, estampada com chamas. A mesma, eu me lembro, que estava no pulso Haymitch na manhã que comecei a treinar. Considero brevemente que Finnick poderia ter roubado para enganar-me, mas de alguma forma sei que este não é o caso. Haymitch deu a ele. Como um sinal para mim. Uma ordem, realmente. Para confiar em Finnick.Eu posso ouvir os passos de outros que se aproximam. Devo decidir de uma vez.— Certo!
Eu atiro, porque apesar de Haymitch ser o meu mentor e tentar me manter viva, isso me irrita. Por que ele não me disse que ele tinha feito esse arranjo antes? Provavelmente porque Peeta e eu tínhamos excluído aliados. Agora Haymitch optou por um por conta própria.— Mergulhe! — Finnick comanda em uma voz tão poderosa, tão diferente do seu habitual ronronar sedutor, que eu obedeço.
Seu tridente passa sobre minha cabeça e há um som doentio do impacto que encontra seu alvo. O homem do Distrito 5, o bêbado que atirou no chão a espada de combate, desce de joelhos quando Finnick libera o tridente em seu peito.— Não confie em um e dois — diz Finnick.
Não há tempo para questionar isso. Eu trabalho para retirar a bainha de flechas.— Cada um toma um lado? — sugiro.
Ele acena, e eu pulo em torno da pilha. Cerca de quatro aros separados, Enobaria e Gloss estão apenas chegando à terra. Ou são nadadores lentos ou acharam que a água poderia estar contaminada com outros perigos, o que bem poderia estar. Às vezes não é bom considerar cenários demais. Mas agora que eles estão na areia, estarão aqui em questão de segundos.— Qualquer coisa útil? — Eu ouço a mensagem de Finnick.
Eu rapidamente examino a pilha do meu lado e encontro clavas, espadas, arcos e flechas, tridentes, facas, lanças, machados, objetos metálicos que não tenho nome para dar... e nada mais.— Armas — grito de volta. — Nada mais que armas!
— Aqui também — confirma. — Pegue o que você quer e vamos embora!
Eu atiro uma flecha em Enobaria, que está chegado tão perto para ajudar, mas ela está esperando por isso e mergulha de volta na água antes que a flecha possa encontrar seu alvo. Gloss não é tão rápido, e eu afundo uma flecha em sua panturrilha quando ele mergulha nas ondas. Eu lanço um arco extra e uma segunda bainha de flechas sobre meu ombro, escorrego duas longas facas e um furador em meu cinturão e encontro-me com Finnick na frente da pilha.— Faça alguma coisa sobre isso, sim? — Diz ele.
Vejo Brutus correndo em nossa direção. Seu cinto foi solto e ele o estendeu entre as mãos, como uma espécie de escudo. Eu atiro contra ele e ele consegue bloquear a seta com o seu cinto antes que ela possa espetar seu fígado. Sempre que eu furo o cinto, ele solta um líquido roxo, revestindo seu rosto. Quando eu recarrego, Brutus achata-se no chão, rola a poucos metros da água, e submerge. Há um barulho de metal caindo atrás de mim.— Vamos recuar — eu digo a Finnick.
Esta última briga deu tempo para Enobaria e Gloss atingirem a Cornucópia. Brutus está dentro do alcance de tiro em algum lugar, certamente, Cashmere está por perto, também. Estes quatro Carreiristas clássicos, sem dúvida, têm uma aliança anterior.Se eu tivesse somente minha própria segurança a considerar, eu poderia estar disposta a enfrentá-los com Finnick ao meu lado. Mas é em Peeta que estou pensando. Eu o localizo agora, ainda preso em seu prato de metal.Eu parto e Finnick me segue sem questionar, como se soubesse que este seria o meu próximo passo. Quando eu estou tão perto quanto posso conseguir, começo a remover as facas da minha cintura, me preparando para nadar, alcançá-lo e de alguma forma trazê-lo.Finnick coloca a mão no meu ombro.— Eu vou buscá-lo.
Suspeita treme dentro de mim. Poderia tudo isso ser apenas um ardil? Para Finnick ganhar minha confiança e depois nadar para fora e afogar Peeta?— Eu posso — insisto.
Mas Finnick derrubou todas as suas armas no chão.— Melhor não se esforçar. Não está em condições — diz ele, e se abaixa e acaricia meu abdômen.
Ah, certo. Eu deveria estar grávida, penso.
Enquanto eu estou tentando pensar o que isso significa e como eu devo agir – talvez jogar para cima ou alguma coisa – Finnick posicionou-se na borda da água.— Cubra-me — diz ele.
Ele desaparece com um mergulho perfeito.Eu levanto o meu arco, afasto todos os atacantes da Cornucópia, mas ninguém parece interessado em nos perseguir.Sem dúvida, Gloss, Cashmere, Enobaria e Brutus se reuniram, seu grupo já formado, recolhendo suas armas. Uma pesquisa rápida do resto do cenário mostra que a maioria dos tributos ainda estão presos em suas placas. Espere, não, há alguém em pé sobre o raio à minha esquerda, o oposto de Peeta. É Mags. Mas ela não se dirige para a Cornucópia, nem tenta fugir. Ao contrário, ela espirra na água e começa a remar em direção a mim, balançando a cabeça grisalha acima das ondas. Bem, ela é velha, mas acho que depois de oitenta anos de vida no Distrito 4, ela pode se manter à tona.Finnick chegou a Peeta agora e está rebocando-o de volta, com um braço sobre o peito enquanto o outro o leva através da água com traços simples. Peeta se deixa rebocar sem resistir. Eu não sei o que Finnick disse ou fez que o convenceu a colocar a vida em suas mãos - mostrou-lhe a pulseira, talvez. Ou apenas me ver esperando pode ter sido o suficiente. Quando chega à areia, eu ajudo Peeta subir na terra seca.— Olá, mais uma vez — diz ele, e me dá um beijo. — Temos aliados.
— Sim. Assim como Haymitch destinou — respondo.
— Pelo o que me lembro, nós não fizemos acordos com mais ninguém, certo? — Peeta pergunta.
— Só Mags, eu acho — respondo.
Eu aceno para a velha teimosa fazendo seu caminho em direção a nós.— Bem, não posso deixar Mags para trás — Finnick concorda. — Ela é uma das poucas pessoas que realmente gostam de mim.
— Eu não tenho nenhum problema com Mags — digo. — Especialmente agora que vejo a arena. Anzóis são provavelmente nossa melhor chance de conseguir uma refeição.
— Katniss a queria no seu primeiro dia — Peeta fala.
— Katniss tem juízo notavelmente bom — diz Finnick.
Com uma mão ele chega à água e puxa Mags como se ela não pesasse mais que um cachorro. Ela faz alguma observação que acho que inclui a palavra “Bob”, em seguida, dá um tapinha em seu cinto.— Olha, ela está certa. Alguém percebeu isso — Finnick aponta para Beetee. Ele está batendo em torno das ondas, mas conseguindo manter a cabeça acima da água.
— O quê?
— Os cintos. São dispositivos de flutuação — Finnick responde. — Quero dizer, você mesmo tem que remar, mas protege do afogamento.
Eu quase peço a Finnick para esperar, para obter Beetee e Wiress e levá-los conosco, mas Beetee está há três aros e eu não posso nem ver Wiress. Pelo que sei, Finnick iria matá-los tão rapidamente quanto fez com o tributo do 5, portanto em vez disso, eu sugiro seguir em frente.Entrego a Peeta um arco, uma bainha de flechas e uma faca, mantendo o resto para mim. Mas Mags puxa a minha manga e balbucia até que eu dou o furador para ela. Satisfeita, ela segura a alça entre suas gengivas e leva seus braços até Finnick. Ele joga sua rede sobre seu ombro, põe Mags em cima dele, agarra seu tridente na mão livre e fugimos da Cornucópia.Onde termina a areia, florestas começam a subir fortemente. Não, realmente não floresta. Pelo menos não do tipo que eu conheço. Selva. A palavra estrangeira, quase obsoleta, vem à mente. Algo que eu ouvi de outro Jogos Vorazes ou aprendi com meu pai. Não estou familiarizada com a maioria das árvores, com troncos lisos e poucos galhos. A terra sob os pés está muito preta e esponjosa, muitas vezes obscurecida por emaranhados de cipós com flores coloridas. Enquanto o sol está quente e brilhante, o ar quente e pesado com a umidade, tenho a sensação que nunca estarei realmente seca aqui. O tecido fino azul do meu macacão permite que a água do mar evapore facilmente, mas ela já começou a se apegar a mim com o suor.Peeta assume a liderança, cortando as manchas de vegetação densa com a sua longa faca. Faço Finnick ir em segundo, porque, embora ele seja o mais poderoso, ele tem as mãos cheias com Mags. Além disso, enquanto ele é um gênio com esse tridente, ela uma arma que é menos adequada para a selva que minhas flechasNão demorou muito, entre a ladeira íngreme e o calor, a falta de ar. Peeta e eu temos treinado intensamente, embora, e Finnick tem um espécime físico surpreendente que, mesmo com Mags sobre seu ombro, subimos rapidamente por cerca de um quilômetro antes de ele pedir um descanso. E então acho que é mais por Mags do que por si próprio.A folhagem escondeu o mar de vista, então eu escalo uma árvore com membros elásticos para obter uma visão melhor. E então desejei que não tivesse.Em torno da Cornucópia, o chão parece estar sangrando, a água tem manchas roxas. Corpos jazem no chão e flutuam no mar, mas a esta distância, com todos vestidos exatamente iguais, eu não posso dizer quem vive ou morre. Tudo o que posso dizer é que algumas das minúsculas figuras azuis ainda batalham.Bem, o que eu achei? Que a cadeia de vencedores de mãos entrelaçadas na noite passada poderia resultar em algum tipo de trégua universal na arena? Não, eu nunca acreditei nisso. Mas acho que eu esperava que as pessoas pudessem mostrar alguma... o quê? Retenção? Relutância, pelo menos. Antes que saltassem direto para o modo de massacre. E todos se conheciam, eu penso. Você agiria como amigos.Eu só tenho um amigo de verdade aqui. E ele não é do Distrito 4.Deixo a brisa ligeira salpicar meu rosto enquanto chego a uma decisão. Apesar da pulseira, eu só devo acabar com isso e atirar em Finnick. Realmente não há futuro nessa aliança. E é muito perigoso deixar que ele vá. Agora, quando temos esta confiança provisória, pode ser minha única chance de matá-lo. Eu poderia facilmente matá-lo pelas costas à medida que caminhamos. É desprezível, claro, mas será que vai ser menos desprezível se eu esperar? Conhecê-lo melhor? Dever-lhe mais? Não, este é o momento. Eu tomo um último olhar para as figuras que lutam, o sangue no chão, para endurecer minha resolução, e deslizo para o chão.Mas quando aterrisso, acho que Finnick manteve o ritmo com os meus pensamentos. Como se soubesse o que eu vi e como isso teria que me afetado. Ele tem um de seus tridentes levantado em uma posição defensiva casualmente.— O que está acontecendo lá embaixo, Katniss? Todos eles deram as mãos? Um voto de não-violência? Jogaram as armas no mar, desafiando a Capital? — Finnick pergunta.
— Não.
— Não — Finnick repete. — Porque o que aconteceu no passado está no passado. E ninguém nessa arena foi um vencedor por acaso. — Ele olha Peeta por um momento.— Exceto talvez Peeta.
Finnick sabe então o que Haymitch e eu sabemos. Sobre Peeta. Ser verdadeiramente, em profundidade, superior ao resto de nós. Finnick pegou o tributo do 5, sem piscar um olho. E quanto tempo eu preciso para conseguir matar? Eu atirei para matar quando direcionei em Enobaria, Gloss e Brutus. Peeta teria pelo menos negociado na primeira tentativa. Visto que alguma ampla aliança foi possível. Mas para quê? Finnick está certo. Eu estou certa. As pessoas nessa área não foram coroadas por sua compaixão.Eu seguro o seu olhar, pesando a sua velocidade contra a minha própria. O tempo que levará para enviar uma flecha através do seu cérebro em relação ao tempo que seu tridente vai chegar no meu corpo. Posso vê-lo, esperando por mim para fazer o primeiro movimento. Calculando se ele deveria primeiro bloquear ou ir diretamente para um ataque. Eu posso sentir que estamos ambos trabalhando com isso quando Peeta passa deliberadamente entre nós.— Então, quantos estão mortos? — Pergunta ele.
Saia da frente, seu idiota, eu penso. Mas ele permanece firmemente plantado entre nós.
— É difícil dizer — respondo. — Pelo menos seis, eu acho. E eles ainda estão lutando.
— Vamos nos manter em movimento. Precisamos de água — ele fala.
Até agora não houve sinal de um córrego de água doce ou lagoa, e os de água salgada são intragáveis. Novamente, penso nos últimos Jogos, onde eu quase morri de desidratação.— É melhor encontrar alguma logo — Finnick concorda. — Nós precisamos estar escondidos quando os outros vierem nos caçar hoje à noite.
Nós. Caçar. Tudo bem, talvez matar Finnick seja um pouco prematuro. Ele tem sido útil até agora. Ele tem o selo de aprovação de Haymitch. E quem sabe o que a noite vai segurar? Se piorar, eu sempre posso matá-lo em seu sono. Então eu deixo o momento passar. E assim faz Finnick.A falta de água intensifica a minha sede. Eu mantenho um olho afiado em volta à medida que continuamos nossa caminhada ascendente, mas sem sorte. Depois de aproximadamente outro quilômetro, posso ver o fim da linha das árvores e supor que estamos alcançando a crista do morro.— Talvez a gente tenha mais sorte do outro lado. Encontre uma nascente ou algo assim.
Mas não há outro lado. Eu sei disso antes de qualquer um, mesmo que eu esteja mais distante do topo. Meus olhos pegam uma engraçada, quadrada ondulação suspensa como um painel de vidro deformado no ar.No começo eu acho que é o brilho do sol ou o calor brilhante do chão. Mas é fixo no espaço, não desviando quando eu me movimento. E isso é quando eu ligo o quadrado com Wiress e Beetee no Centro de Treinamento e percebo o que está diante de nós.Meu grito de alerta apenas alcança meus lábios quando Peeta balança a faca para cortar fora algumas vinhas.Há um som agudo rápido. Por um instante, as árvores se foram e não vejo espaço aberto ao longo de um curto trecho de terra nua. Então Peeta é arremessado de volta do campo de força, jogando Finnick e Mags para o chão.Corro até onde ele se encontra, imóvel em uma teia de videiras.— Peeta?
Há um leve cheiro de cabelo chamuscado. Eu chamo o seu nome novamente, agitando-lhe um pouco, mas ele não responde. Meus dedos tateiam em seus lábios, onde não há respiração quente, embora momentos atrás ele estivesse ofegante. Eu pressiono meu ouvido no peito dele, para o lugar onde eu sempre descanso minha cabeça, onde eu sei que vou ouvir a batida forte e constante do seu coração.Em vez disso, acho o silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário