quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 17






Atingida no ponto fraco. Assim é como eu me sinto quando Haymitch me fala no hospital. Eu corro escada abaixo para o Comando, parecendo correr um quilômetro por minuto, e irrompendo diretamente dentro da reunião de guerra.— Como, eu não estou indo para a Capital? Eu tenho que ir! Eu sou o Mockingjay! — eu protesto.Coin mal olha para cima, de sua tela.— E como o Mockingjay, sua primeira meta de unificar os distritos contra a Capital foi concluída. Não se preocupe, se tudo sair bem, nós vamos te enviar para a rendição.A rendição?— O que eu irei fazer tão tarde? Eu irei passar sem toda a luta. Você precisa de mim, eu sou a melhor atiradora que você tem! — grito.Eu usualmente não me gabo disso, mas isso estava, no mínimo, próximo da verdade.— Gale está indo.— Gale apresentou-se para treinamento todos os dias exceto quando estava ocupado com outros deveres aprovados. Nós nos sentimos certos de que ele pode se sustentar no campo de batalha — diz Coin. — Quantas sessões de treinamento você estima que assistiu?Nenhuma. Essa é a quantia.— Bem, ocasionalmente eu estava caçando. E... eu treinei com Beetee no Armamento Especial.— Isso não é o mesmo, Katniss — Boggs intervém. — Todos sabemos que você está aborrecida, é valente e tem um bom tiro. Mas nós precisamos de soldados no campo de batalha. Você não sabe a primeira coisa sobre executar ordens, e não está exatamente em seu apogeu físico.— Isso não era incômodo para vocês quando eu estava no Oito. Ou no Dois, por qualquer questão — calculo.— Você não estava originalmente autorizada a combater nesses casos — diz Plutarco, me atirando um olhar que avisa que eu estou perto de revelar muito.Não, a batalha de bombardeio no 8 e minha intervenção no 2 foram espontâneas, precipitadas, e definitivamente não autorizadas.— E ambos resultaram em seus ferimentos — Boggs me relembra.De repente, eu me vejo através de seus olhos. Uma garotinha de 17 anos que não pode totalmente respirar direito porque suas costelas não foram completamente curadas. Desgrenhada. Indisciplinada. Convalescendo. Não um soldado, mas alguém que precisa ser cuidada.— Mas eu tenho que ir.— Por quê? — Coin pergunta.Eu não posso dizer que isso é pela razão que eu poderia executar minha própria vingança pessoal contra Snow. Ou que a ideia de ficar aqui no 13 com a última versão de Peeta enquanto Gale sai para lutar é insuportável. Mas eu não tenho falta de razões para querer lutar na Capital.— Por causa do 12. Porque eles destruíram meu Distrito.A presidente pensa sobre isso por um momento. Considerando-me.— Bem, você tem três semanas. ´Não é muito tempo, mas você pode começar treinando. Se o Conselho de Designação considerar você em forma, possivelmente seu caso será revisto.É isso. Isso é mais do que poderia esperar. Suponho que esse é meu próprio defeito. Eu tenho fugido do meu horário todos os dias a menos que alguma coisa me interesse. Isso não parece muito como uma prioridade, praticar em campo de batalha com uma arma com muitas outras coisas prosseguindo. E agora estou pagando pela minha negligência.De volta no hospital, encontro Johanna na mesma circunstância e igualmente louca. Eu falo para ela sobre o que Coin disse.— Talvez você possa treinar, também.— Excelente. Eu irei treinar. Mas estarei indo para a fedorenta Capital mesmo se eu tiver que matar uma tripulação e voar para lá sozinha — Johanna fala.— Provavelmente melhor não trazer isso à tona no treinamento — eu digo. — Mas é bom saber que eu vou ter uma carona.Johanna sorri, e eu sinto uma leve, mas significante, mudança em nossa relação. Eu não sei se nós somos atualmente amigas, mas provavelmente a palavra aliadas poderia ser exata. Isso é bom. Eu estou precisando de um aliado.Na manhã seguinte, quando nos apresentamos para treinamento às 7:30, a realidade estapeia meu rosto. Nós estamos sendo afuniladas em uma classe referente à amadores, 14 ou 15 anos, o que parece um pouco insultante até que é evidente que eles estão em muito melhor condição do que nós estamos. Gale e as outras pessoas já escolhidas para ir para a Capital estão em uma fase de treinamento diferente e avançada. Depois que nós alongamos – dói – há algumas horas de exercícios de fortificação – que dói – e corremos oito quilômetros – que mata. Até com os insultos de motivação de Johanna me empurrando, eu tenho que sair fora depois de um quilômetro.— São as minhas costelas — explico para a treinadora, uma firme e eficiente mulher de meia idade que deveríamos tratar como Soldado York. — Elas estão até agora machucadas.— Bem, eu devo falar para você, Soldado Everdeen, vão levar no mínimo mais um mês para sarar por si mesmas — ela diz.Eu balanço minha cabeça.— Eu não tenho um mês.Ela me olha de cima a baixo.— Os médicos não ofereceram a você qualquer tratamento?— Há um tratamento? — eu pergunto. — Eles dizem que elas têm que remendar naturalmente.— Isso é o que eles dizem. Mas eles poderiam acelerar o processo se eu recomendasse. Eu previno você, entretanto, não é uma brincadeira — ela me alerta.— Por favor. Eu tenho que conseguir ir para a Capital.Soldado York não questiona isso. Ela escreve alguma coisa em um bloco e me envia diretamente de volta para o hospital. Eu hesito. Não preciso deixar escapar mais nenhum treinamento.— Eu estarei de volta para a sessão da tarde — prometo.Ela somente enruga seus lábios.Vinte e quatro agulhadas em minha caixa torácica depois, estou nivelada sobre minha cama de hospital, friccionando meus dentes para não implorar para que eles tragam de volta meu gotejamento de morfina. Estava perto de minha cama, assim eu podia pegar quando precisasse. Eu não tenho usado ultimamente, mantive por causa de Johanna.Hoje eles testaram meu sangue para ter certeza de que estava limpo de analgésicos, como a mistura de duas drogas – a morfina e qualquer coisa que está deixando minhas costelas em fogo – tem estranhos efeitos colaterais. Eles deixam claro que eu poderia ter dificuldades por um par de dias. Mas eu falo para eles irem em frente.É uma péssima noite em nossa sala. Dormir está fora de questão. Penso que eu posso cheirar anéis de carne em volta do meu peito queimando, e Johanna está lutando para se afastar dos sintomas.Próximo do início, quando justifico sobre cortar seu suprimento de morfina, ela rejeita, dizendo que isso tem que acontecer de qualquer forma. Mas pelas três da manhã, sou alvo de toda partícula colorida de profanidade que o Distrito 7 tem para oferecer. De manhã, ela me arrasta para fora da cama, determinada a me levar para o treinamento.— Eu não acho que posso fazer isso — confesso.— Você pode fazer isso. Ambas podemos. Nós somos vitoriosas, lembra? Somos aquelas que podem sobreviver a qualquer coisa que eles lancem para nós — ela rosna para mim.Ela está da cor de vômito esverdeado, tremendo como uma folha.Vou me aprontar.Nós precisamos ser vitoriosas para fazer isso toda a manhã. Acho que eu vou perder Johanna quando nós percebemos que está chovendo no exterior. Sua face se torna cinza e ela parece ter parado de respirar.— É somente água. Não vai nos matar — digo.Ela firma seu queixo e bate o pé dentro da lama. A chuva nos ensopa quando trabalhamos nossos corpos e então caminhamos com dificuldade em volta do curso de corrida. Eu desisto depois de um quilômetro novamente, e tenho que resistir à tentação de tirar minha camiseta para que assim a água fria possa refrescar minhas costelas.Me forço a engolir meu almoço de ensopado de peixe e guisado de beterraba. Johanna come metade de sua tigela antes de vomitar.De tarde, aprendemos como montar nossas armas. Eu consigo, mas Johanna não pode firmar suas mãos o bastante para prender as partes juntas. Quando York manda fazer novamente, eu a ajudo. Até que a chuva continue, a tarde está progredindo porque estamos na área de tiro. No fim, eu sou boa em alguma coisa. Leva algum tempo para ajustar o arco como uma arma, mas no final do dia, ganhei a melhor pontuação na minha classe.Nós estamos justamente dentro das portas do hospital quando Johanna declara:— Isso tem que parar. Nós vivendo no hospital. Todo mundo nos vê como pacientes.Isso não é um problema para mim. Eu posso me mudar para o nosso compartimento de família, mas para Johanna nunca foi designado um. Quando ela tenta ganhar dispensa do hospital, eles não concordam em deixá-la viver sozinha, até se ela vir diariamente falar com o psicólogo. Acho que eles podem somar dois e dois sobre a morfina e isso somente os faz verem que ela está instável.— Ela não estará sozinha. Eu irei para o quarto com ela — anuncio.Há alguma discordância, mas Haymitch toma nossa parte, e na hora de dormir, temos um compartimento ao lado de Prim e minha mãe, que concorda em manter um olho em nós.Depois eu tomo banho, e Johanna uma espécie de esfregadela nela mesma com uma toalha úmida. Ela faz uma inspeção superficial do lugar. Quando abre a gaveta que contém minhas poucas posses, ela a fecha rapidamente.— Desculpe.Eu penso em como não há nada na gaveta de Johanna exceto suas roupas emitidas pelo governo. Que ela não tem uma coisa no mundo para chamar de sua própria.— Está tudo bem. Você pode olhar nas minhas coisas se você quiser.Johanna abre meu medalhão, estudando as fotos de Gale, Prim e minha mãe. Ela abre o paraquedas prateado e puxa para fora a goteira e a escorrega para seu dedo mínimo.— Me dá sede somente de olhar para isso.Então ela acha a pérola que Peeta me deu.— Isso é...?— Sim. Conseguiu sobreviver de alguma forma.Eu não quero falar sobre Peeta. Uma das melhores coisas sobre o treinamento é que isso me detém de pensar nele.— Haymitch diz que ele está alcançando melhoras — ela comenta.— Talvez. Mas ele está alterado.— Assim como tem você. Como eu. Finnick, Haymitch e Beetee. Não me faça começar com Annie Cresta. A arena nos desordenou satisfatoriamente, você não acha? Ou você ainda se sente como a garota que se voluntariou pela sua irmã? — ela me pergunta.— Não — eu respondo.— O que é uma coisa sobre o que acho que o meu psicólogo pode estar certo. Não há volta. Assim nós podemos progredir com as coisas. — Ela nitidamente retorna minha recordação para a gaveta e sobe na cama ao lado da minha justamente quando as luzes se vão. — Você não teme que eu vá te matar esta noite?— Como se eu não pudesse pegar você.Então nós rimos, já que ambos nossos corpos estão tão arruinados, seria um milagre se nós pudéssemos nos levantar no dia seguinte. Mas nós levantamos. Cada manhã, nós nos levantamos. E, ao final da semana, minhas costelas parecem como novas, e Johanna pode montar seu rifle sem ajuda.Soldado York dá à nossa dupla um aprovador aceno de cabeça quando terminamos pelo dia.— Excelente trabalho, Soldados.Quando saímos do alcance dos ouvidos, Johanna resmunga:— Eu acho que ganhar os Jogos foi mais fácil.Mas o olhar em seu rosto diz que ela está contente.De fato, nós estamos perto do bom humor quando vamos para sala de jantar, onde Gale está aguardando para comer comigo. Recebendo uma gigante porção de ensopado de carne que não faz tampouco doer meu ânimo.— A primeira remessa de comida chegou esta manhã — Greasy Sae me fala. — Isso é carne de verdade, do Distrito 10. Não um de seus cachorros selvagens.— Não me lembro de você recusar — Gale lança de volta.Nós nos juntamos a um grupo que inclui Delly, Annie e Finnick. Isso é alguma coisa para ver a transformação de Finnick depois de seu casamento. Suas encarnações recentes – o decadente namorado da Capital que encontrei antes do Massacre, o aliado enigmático na arena, o jovem arruinado que tentou me ajudar a aguentar – foram substituídos por alguém que irradia vida. O charme real de Finnick de humor próprio apagado e um caráter despreocupado estão dispostos em primeiro tempo. Ele nunca solta a mão de Annie. Nem quando caminham, nem quando dormem. Duvido que ele planeje algum dia soltá-la. Ela está perdida em algum torpor de felicidade. Há ainda momentos quando você pode falar alguma coisa que escorregue em seu cérebro e outro mundo encobre ela de nós. Mas umas poucas palavras de Finnick a chamam de volta.Delly, que conheço desde que eu era pequena, mas nunca dei muita atenção, cresceu em minha avaliação. Ela estava falando o que Peeta disse para mim depois do casamento, mas ela não é uma fofoqueira. Haymitch disse que ela é a melhor defensora que tenho quando Peeta parte em algum tipo de reclamação sobre mim. Sempre tomando meu lado, censurando suas percepções negativas da tortura da Capital. Ela tem mais influência sobre ele do que os outros, porque ela realmente o conhece. De qualquer maneira, mesmo se ela estiver adoçando meus bons pontos, eu aprecio isso. Francamente, eu poderia usar um pouco de disfarce.Estou morrendo de fome e o ensopado está tão delicioso – carne, batatas, nabos e cebolas em um grosso molho – que tenho que me forçar a engolir mais devagar. Em volta da sala de jantar, você pode sentir o efeito revitalizante que uma boa refeição pode causar. O modo que isso pode fazer pessoas amáveis, engraçadas, mais otimistas, e recordando a elas que não é um equivoco continuar vivendo. A comida é melhor que qualquer remédio. Então tento fazer isso durar e me junto à conversa.Mergulho o pão no molho da carne e mordisco quando escuto Finnick falando alguma ridícula história sobre uma tartaruga do mar fugindo com seu chapéu. Rio antes que eu perceba que ele está parado lá. Diretamente ao lado da mesa, atrás do assento vazio próximo de Johanna. Observando-me. Eu engasgo momentaneamente quando o pão com molho de carne gruda na minha garganta.— Peeta! — Delly chama. — É muito bom te ver fora... e por aqui.Dois grandes guardas permanecem atrás dele. Ele segura sua bandeja desajeitadamente, balançando em suas pontas dos dedos desde que seus pulsos estão algemados com uma curta corrente entre eles.— E esses braceletes extravagantes? — Johanna pergunta.— Eu não sou totalmente digno de confiança ainda — Peeta responde. — Eu não posso mesmo sentar aqui sem suas permissões.Ele indica os guardas com sua cabeça.— Sem duvida ele pode sentar aqui. Nós somos velhos amigos — Johanna comenta, afagando o espaço ao lado dela.Os guardas acenam e Peeta pega um assento.— Peeta e eu tínhamos celas vizinhas na Capital. Nós estamos realmente familiarizados com os gritos um do outro.Annie, que está do outro lado de Johanna, faz aquela coisa onde ela cobre suas orelhas e sai da realidade. Finnick atira à Johanna um olhar zangado enquanto seus braços envolvem Annie.— O quê? Meu psicólogo disse que não posso censurar meus pensamentos. Isso é parte da minha terapia — Johanna replica.O momento acabou com nossa pequena festa. Finnick murmura coisas para Annie até que ela lentamente remove suas mãos. Então há um longo silêncio enquanto as pessoas fingem comer.— Annie — Delly fala alegremente — você sabe que foi Peeta que decorou seu bolo de casamento? Em casa sua família conduzia a padaria e ele fazia toda a cobertura de glacê.Annie cautelosamente olha ao lado de Johanna.— Obrigado, Peeta. Estava lindo.— O prazer foi meu, Annie — Peeta responde e eu ouço a velha nota de gentileza em sua voz que pensei que tinha ido para sempre. Não que isso seja diretamente para mim. Mas tranquiliza.— Se nós vamos mesmo dar aquele passeio, seria melhor nós irmos indo — Finnick fala para ela.Ele arruma as suas bandejas de modo que pode transportá-las em uma mão e segurar firmemente a dela com a outra.— Bom ver você, Peeta.— Seja gentil com ela, Finnick. Ou eu posso pegar ela e manter longe de você.Isso poderia ser uma brincadeira, se o tom não fosse tão frio. Tudo que isso conduz é injusto. A desconfiança aberta de Finnick, a implicação que Peeta tem seu olho sobre Annie, que Annie poderia deixar Finnick, que eu nem mesmo existo.— Oh, Peeta — Finnick fala alegremente. — Não me faça arrepender de ter reiniciado seu coração.Ele conduz Annie para fora depois de me dar um olhar preocupado.Quando eles se foram, Delly diz em uma voz repreensiva:— Ele salvou sua vida, Peeta. Mais que uma vez.— Por ela. — Ele me dá um curto aceno. — Pela rebelião. Não por mim. Eu não devo a ele qualquer coisa.Eu não devia falar nada, mas tentação vence.— Talvez não. Mas Mags morreu e você está aqui. O que deve contar para alguma coisa.— Sim, uma porção de coisas poderia contar para alguma coisa, Katniss. Eu tenho lembrado de algumas memórias que não posso dar sentido, e não acho que a Capital tocou elas. Uma porção de noites no trem, por exemplo.Mais uma vez as implicações. O que mais aconteceu no trem acabou. Aquilo que aconteceu – aquelas noites em que somente mantive minha sanidade porque seus braços estavam em volta de mim – não prolongam a questão. Tudo uma mentira, tudo um modo de abusar dele.Peeta faz um pequeno gesto com sua colher, conectando Gale e eu.— Então, vocês dois são oficialmente um casal agora, ou eles estão prolongando a coisa de amantes destinados?— Ainda prolongando — Johanna responde.Espasmos começam nas mãos de Peeta e ele as fecha em punhos, então se alargam em uma forma esquisita. É isso tudo o que ele pode fazer para mantê-las longe do meu pescoço? Posso sentir a tensão nos músculos de Gale próximo de mim, temendo uma briga. Mas Gale simplesmente diz:— Eu não teria acreditado se eu mesmo não tivesse visto.— O quê? — pergunta Peeta.— Você — Gale responde.— Você poderia ser um pouco mais especifico — diz Peeta. — O que sobre mim?— Que eles tinham substituído você por uma versão de mutação má de você mesmo — diz Johanna.Gale termina seu leite.— Você acabou? — ele me pergunta.Eu levanto e nós cruzamos para despejar nossas bandejas. Na porta um velho me para porque estou apertando o resto do meu pão na minha mão. Alguma coisa em minha expressão, ou talvez o fato de eu não ter tentado esconder, faz ele me deixar ir. Ele me permite estofar o pão em minha boca e vai embora. Gale e eu estamos perto de meu compartimento quando ele fala novamente.— Eu não esperava aquilo.— Eu te falei que ele me odeia — eu digo.— É o modo que ele odeia você. Isso é tão... familiar. Eu costumava sentir isso — ele admite. — Quando eu assistia você beijando-o na tela. Só que eu sabia que não estava sendo totalmente honesto. Ele pode não ver isso.Nós alcançamos minha porta.— Talvez ele na verdade me veja como realmente sou. Eu tenho que conseguir algum sono.Gale pega meu braço antes que eu possa desaparecer.— Então o que é que você está pensando agora?Eu encolho os ombros.— Katniss, como seu velho amigo, acredite em mim quando eu digo que ele não vê você como você realmente é.Ele beija minha bochecha e vai.Sento em minha cama tentando empurrar informações de meu livro de Táticas Militares dentro da minha cabeça enquanto as memórias de minhas noites com Peeta no trem me distraem. Depois de cerca de 20 minutos, Johanna vem e atravessa os pés na minha cama.— Você perdeu a melhor parte. Delly perdeu a calma com Peeta sobre como ele tratou você. Ela soltou muitos guinchos. Foi como alguém agredindo um rato com um garfo repetidamente. Toda a sala de jantar estava prestando atenção.— O que Peeta fez?— Ele começou a discutir consigo mesmo como se ele fosse duas pessoas. Os guardas tiveram que levá-lo para fora. Pelo lado bom, ninguém parece ter percebido que eu terminei seu ensopado.Johanna esfrega suas mãos sobre sua barriga projetada. Eu olho para a camada de sujeira debaixo de suas unhas. Me pergunto se as pessoas no 7 alguma vez tomam banho.Nós gastamos um par de horas perguntando uma à outra sobre termos militares. Eu visito minha mãe e Prim por um tempo. Quando estou de volta em meu compartimento, fixado na escuridão, eu finalmente pergunto:— Johanna, você realmente podia ouvi-lo gritando?— Foi meio que... como os jabberjays na arena. Só que foi real. E não parou depois de uma hora. Tique-taque.— Tique-taque — eu murmuro de volta.Rosas. Lobos mutantes. Tributos. Golfinhos de glacê. Amigos. Mockingjays. Estilistas. Eu.Tudo aparece em meus sonhos esta noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário