quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A esperança - capitulo 15






As implicações do que Gale está sugerindo pousam quietamente na sala. Você pode ver a reação fatigar o rosto das pessoas. As expressões variam de divertimento para angústia, de tristeza para satisfação.— A maioria dos trabalhadores são cidadãos do 2 — Beetee fala de forma neutra.— E daí? — Gale responde. — Nós nunca iremos ser capazes de confiar neles agora.— Eles devem no mínimo ter a chance de rendição — diz Lyme.— Bem, o que é um luxo que nós não tivemos quando eles bombardearam o 12, mas vocês estão todos muito aconchegados com a Capital aqui.Pelo olhar no rosto de Lyme, penso que ela poderia atirar nele, ou no mínimo dar um soco. Ela provavelmente teria a vantagem também, com todo o seu treinamento. Mas sua raiva somente parece enfurecê-lo e ele grita:— Nós observamos crianças queimar até a morte e não havia nada que podíamos fazer!Eu tenho que fechar meus olhos um minuto, enquanto a imagem rasga através de mim. Teve o efeito desejado. Eu quero todo mundo na montanha morto. Estou quase para falar então. Mas então... eu sou igualmente uma garota do distrito 12. Não o Presidente Snow. Eu não posso ajudar nisso. Não posso condenar todos à morte como ele está sugerindo.— Gale — falo, pegando seus braços e tentando falar em um tom razoável. — A Noz é uma velha mina. Seria como causar um sólido acidente de mina de carvão.Sem dúvida as palavras são o suficiente para fazer qualquer um do 12 pensar duas vezes sobre o plano.— Mas não tão intenso como aquele que matou nossos pais — ele retruca. — É esse o problema de todo mundo? Que seus inimigos possam ter umas poucas horas para refletir no fato de que eles estão morrendo, em vez de só serem arrebentados em pedaços?De volta aos dias antigos, quando nós não éramos nada mais que um par de crianças famintas fora do 12, Gale disse coisas como essa e piores. Mas então elas eram somente palavras. Aqui, colocadas em prática, elas iriam fazer o que nunca poderia ser revertido.— Você não sabe como essas pessoas do distrito 2 acabaram na Noz — eu digo. — Elas podem ter sido coagidas. Podem estar esperando agora sua decisão. Algumas são seus próprios espiões. Você iria mata-los também?— Eu sacrificaria uns poucos, sim, para pegar o resto deles — ele replica. — E se eu fosse um espião lá, eu teria dito, “Tragam as avalanches!”Eu sei que ele está falando a verdade. Que Gale sacrificaria sua vida desse modo pela causa – ninguém duvida disso. Talvez nós todos tivéssemos feito igual se fôssemos os espiões e determinássemos as chances. Acho que eu iria. Mas essa é uma decisão insensível para fazer por outras pessoas e por aqueles que as amam.— Você diz que nos temos duas chances — Boggs fala para ele. — Pegá-los em armadilha dentro ou esguichá-los para fora. Eu digo para nós tentarmos a avalanche na montanha, mas deixamos o túnel de trem sem nada. Pessoas podem escapar para a praça, onde estaremos aguardando por elas.— Pesadamente armados, espero — Gale fala. — Você pode sem dúvida estar certo de que eles irão estar.— Pesadamente armados. Nós iremos tê-los como prisioneiros — concorda Boggs.— Vamos trazer o 13 dentro do laço agora — Beetee sugere. — Deixar a Presidente Coin pesar isso.— Ela irá desejar bloquear o túnel — Gale diz com convicção.— Sim, muito provável. Mas você sabe, Peeta teve um ponto em seu Propos. Sobre o perigo de matarmos a nós mesmos. Eu estive jogando com muitos números. Fatorando as casualidades e os feridos e... penso que pelo menos vale a conversa — Beetee fala.Somente um punhado de pessoas é convidado para participar da conversa. Gale e eu somos liberados com o resto. Eu o pego para caçar, então ele pode descarregar um pouco, mas ele não está falando sobre isso. Provavelmente muito bravo comigo por contrariá-lo.O pedido foi feito, a decisão tomada, e ao entardecer, estou vestida em meu traje Mockingjay, com meu arco arremessado sobre o ombro e um fone de ouvido me conectando com Haymitch no 13 – somente no caso de uma boa oportunidade de Propos surgir. Nós aguardamos no telhado do Edifício da Justiça com uma visão clara do nosso alvo.Nossos aerobarcos são inicialmente ignorados pelos comandos da Noz, porque no passado eles eram um pouco mais preocupantes que moscas em torno de um pote de mel. Mas depois de dois disparos de bombas na elevação superior da montanha, os aviões tem sua atenção. No momento que as armas antiaéreas começam a disparar, já é muito tarde.O plano de Gale excede as expectativas de qualquer um. Beetee estava certo sobre ser incapaz de controlar as avalanches uma vez que o conjunto está em movimento. A encosta da montanha é naturalmente instável, mas enfraquecida pelas explosões, elas parecem perto de líquidas. Todas as seções da Noz desmoronaram na frente de nossos olhos, eliminando qualquer sinal de que os humanos tinham posto os pés no local.Permanecemos mudos, minúsculos e insignificantes, quando ondas de pedra estrondam para baixo da montanha. Sepultando as entradas sob toneladas de pedras. Levantando uma nuvem de lama e escombros que enegrecem o céu. Transformando a Noz em uma tumba.Imagino o inferno dentro da montanha. Sirenes gritando. Luzes tremulando para a escuridão. Poeira de pedra sufocando o ar. Os gritos de pânico, presos tropeçando loucamente por um caminho para fora, somente para encontrar as entradas, a plataforma de lançamento, os poços de ventilação impedidos com terra e pedras tentando forçar seu caminho para dentro.Vida resiste correndo livre, fogo desobstruindo, pedregulho fazendo um familiar caminho de confusão. Pessoas batendo e empurrando desordenadamente como formigas quando a colina comprime, ameaçando esmagar suas frágeis carapaças.— Katniss? — A voz de Haymitch está em meu fone de ouvido. Eu tento responder de volta e encontro ambas as mãos agarradas firmemente sobre minha boca. — Katniss!No dia que meu pai morreu, as sirenes dispararam no meu almoço escolar. Ninguém aguardava por dispensa, ou estava esperando por isso. A reação a um acidente na mina era um tanto fora do controle da sem compromisso Capital.Eu corri para a classe de Prim. Eu ainda me lembro dela, minúscula com 7 anos, muito pálida, mas sentada reta com suas mãos dobradas em sua carteira. Aguardando por mim para reunir-se a ela como eu tinha prometido que iria se as sirenes alguma vez soassem. Ela pulou para fora de seu banco, agarrando minha manga do sobretudo, e nós vagamos através do fluxo de pessoas vazando para as ruas para o tanque da entrada principal da mina.Encontramos minha mãe agarrando a corda que tinha sido apressadamente enfiada para conter a multidão. Em retrospecto, acho que eu devia ter sabido que havia um problema real naquele tempo. Por que estávamos olhando para ela, quando o contrário devia ter sido verdade?Os elevadores estavam gritando, queimando seus cabos quando ele vomitava fumaça negra da mina para dentro da luz do dia. Com cada grupo que veio clamar por socorro, parentes mergulhavam por debaixo da corda para guiar para fora seus maridos, esposas, crianças, parentes, irmãos. Nós permanecemos no ar frio até que a tarde se tornou escura, a luz da neve polvilhada sobre a terra. O elevador se move mais devagar agora e vomita menos pessoas.Eu me ajoelhei no chão e pressionei minhas mãos nas cinzas, necessitando tão urgentemente puxar meu pai. Se existe sentimento mais desamparado do que tentar alcançar alguém que você ama e que está preso debaixo do solo, eu não sei disso.Os feridos. Os corpos. A espera através da noite. Cobertores colocados em volta de nossos ombros. Uma caneca de alguma coisa quente que você não bebe. E então, finalmente, no amanhecer, a angustiada expressão no rosto do capitão da mina que pode somente significar uma coisa.O que nós acabamos de fazer?— Katniss! Você está aí?Haymitch está provavelmente fazendo planos para me ter presa a uma algema de cabeça neste momento.Eu derrubo minhas mãos.— Sim.— Fique dentro. Só no caso da Capital tentar retaliar com o que restou de sua força aérea — ele instrui.— Sim — eu repito.Todo mundo está no telhado, exceto os soldados que manuseiam as máquinas de fogo e começam a fazer seu caminho para dentro. Enquanto desço as escadas, não consigo evitar passar meus dedos nas paredes limpas e brancas de mármore. Mesmo na Capital, não há nada para comparar com o esplendor desse velho edifício. Mas não há elasticidade na superfície – somente meu corpo se dobra, meu calor roubado. Pedras vencem pessoas todo o tempo.Eu sento na base de um pilar gigante na entrada principal do saguão. Através da porta, eu posso ver a branca extensão de mármore que cobre as escadas na praça. Eu me lembro de quão aborrecida eu estava no dia em que Peeta e eu aceitamos congratulações por vencer os Jogos.Esgotados pelo Tour da Vitória, falhando na minha tentativa de acalmar os distritos, enfrentando as memórias de Clove e Cato, particularmente repulsa da família de Cato, morto lentamente por mutações.Boggs se abaixa ao meu lado, sua pele pálida na sombra.— Nós não bombardeamos o túnel de trem, você sabe. Alguns deles provavelmente irão sair.— E então nós iremos atirar neles quando eles mostrarem seus rostos? — pergunto.— Só se precisarmos — ele responde.— Nós podemos enviar o trem nós mesmos. Ajudar a evacuar os feridos — eu digo.— Não. Foi decidido deixar o túnel nas mãos deles. Esse caminho eles podem todos usar para trazer as pessoas para fora. Além disso, isso poderá nos dar um tempo para trazer o resto de nossos soldados para a praça.Umas poucas horas atrás, a praça era a linha de frente da luta entre os rebeldes e os Pacificadores. Quando Coin deu aprovação para o plano de Gale, os rebeldes lançaram um exaltado ataque e dirigiram a força da Capital de volta a diversos bloqueios de forma que nós poderíamos controlar a estação de trem no momento em que a Noz caísse. Bem, está caída. Já caiu a ficha. Qualquer sobrevivente desejaria escapar para a praça. Eu posso ouvir a artilharia de fogo começando mais uma vez, já que os Pacificadores não estão receosos de lutar pelo seu caminho para resgatar seus camaradas. Nossos próprios soldados estão sendo trazidos para se opor.— Você está fria — Boggs percebe. — Eu verei se posso achar um cobertor.Ele vai antes que eu possa protestar. Eu não preciso de um cobertor, mesmo se o mármore continuar sugando o calor do meu corpo.— Katniss — Haymitch chama em meu ouvido.— Ainda aqui — eu respondo.— Interessante mudança de eventos com Peeta essa tarde. Penso que você precisa saber.Interessante não é bom. Não é melhora. Mas eu realmente não tenho nenhuma opção exceto escutar.— Nós mostramos para ele aquele clipe de você cantando “A Árvore-forca”. Nunca foi transmitido, então a Capital não pôde usar isso quando ele foi sequestrado. Ele disse que reconhecia a música.Por um momento meu coração pula uma batida. Então percebo que essa é somente mais uma confusão do soro de Teleguiada.— Ele não pode, Haymitich. Ele nunca me ouviu cantando essa música.— Não você. Seu pai. Ele o ouviu cantando em um dia que ele veio negociar na padaria. Peeta era pequeno, provavelmente 6 ou 7 anos, mas ele recordou isso porque ele estava especialmente ouvindo se os pássaros parariam de cantar — diz Haymitch. — Suponho que eles pararam.Seis ou sete anos. O que teria sido antes da minha mãe banir a canção. Talvez exatamente no tempo em que eu estava aprendendo ela.— Eu estou lá, também?— Não acho. Ele não mencionou você de qualquer maneira. Mas essa é a primeira conexão com você que não tem engatilhado mais fundição mental — diz Haymitch. — Isso é alguma coisa, no mínimo, Katniss.Meu pai. Ele parece estar em toda parte hoje. Morrendo na mina. Cantando seu caminho dentro da confusa consciência de Peeta. Tremulando no olhar que Boggs me deu quando ele protetoramente agasalhou o cobertor em volta dos meus ombros. Eu preciso dele tão urgentemente que dói.O fogo de artilharia realmente está melhorando o exterior. Gale se apressa ao lado de um grupo de rebeldes, ansiosamente chefiando para a batalha. Eu não supliquei para unir-se aos combatentes, não que eles me permitiriam. Não tenho estômago para isso de qualquer forma, não aquece meu sangue. Eu queria que Peeta estivesse aqui – o velho Peeta – porque ele seria capaz de articular porque é tão injusto estar trocando fogo enquanto pessoas, quaisquer pessoas, estão tentando agarrar seu caminho para fora da montanha. Ou essa é minha própria história me fazendo sensível? Não estamos juntos nessa guerra? Não é somente outro modo de matar seus inimigos?A noite cai rapidamente. Imensos, luminosos holofotes estão ligados, iluminando a praça. Cada lâmpada deve estar queimando na máxima voltagem dentro da estação de trem apropriadamente. Mesmo na minha posição ao lado da praça, posso ver claramente através do vidro de espelho do longo, estreito edifício. Seria impossível de não notar a chegada do trem, ou mesmo uma pessoa sozinha. Mas horas passam e ninguém vem. Em cada minuto, fica difícil de imaginar que alguém sobreviveu do ataque da Noz.É bem depois da meia-noite quando Cressida vem para prender um microfone especial na minha roupa.— Para que é isso? — pergunto.A voz de Haymitch vem para explicar.— Eu sei que você não vai gostar disso, mas nós precisamos que você faça um discurso.— Um discurso? — repito, imediatamente nauseada.— Eu irei ditar, linha por linha — ele me assegura. — Você somente terá que repetir o que eu digo. Olhe, não há sinal de vida naquela montanha. Nós vencemos, mas a luta está continuando. Então pensamos que se você saísse sobre os degraus do Edifício da Justiça e colocasse isso fora, falando para todo mundo que a Noz foi vencida, que a presença da Capital no Distrito 2 está terminada, você poderia ser capaz de ganhar o resto de suas forças rendidas.Eu observo a escuridão além da praça.— Eu não posso mesmo ver suas forças.— É para isso que há o microfone — ele diz. — Você será difundida pelo rádio, colocando sua voz através de seu sistema de áudio de emergência, e sua imagem em qualquer parte que pessoas tiverem acesso a telas.Eu sei que há um par de imensas telas aqui na praça. Eu as vi no Tour da Vitória. Poderia funcionar se eu fosse boa nesse tipo de coisa. O que eu não sou. Eles experimentaram me alimentar com linhas no primitivo experimento com o Propos, também, e eu fui um fracasso.— Você pode salvar muitas vidas, Katniss — Haymitch diz finalmente.— Certo. Vou tentar.É estranho permanecer no topo das escadas, completamente trajada, brilhantemente iluminada, mas sem audiência visível para partilhar meu discurso. Como se eu fosse um espetáculo para a lua.— Vamos fazer isso rapidamente — diz Haymitch. — Você está exposta demais.Minha equipe de televisão, posicionada fora da praça com câmeras especiais, indicam que eles estão prontos. Eu falo para Haymitch ir antes, um clique em meu microfone e ouço atentamente ele ditar a primeira linha do discurso. Uma imensa imagem minha ilumina uma das telas sobre a praça quando eu começo.— Pessoas do Distrito 2, essa é Katniss Everdeen falando para vocês dos degraus de seu Edifício da Justiça, onde...Um par de trens vem chiando na estação de trem lado a lado. Quando as portas deslizam abertas, pessoas saltam fora em uma nuvem de fumaça, elas vieram da Noz. Elas devem ter o menor pressentimento do que as está aguardando na praça, porque elas podem vê-los tentando fazer evasivamente. A maioria deles achata-se no chão, e uma rajada de balas dentro da estação apaga as luzes. Eles vieram armados, como Gale predisse, mas vieram bastante feridos. Os gemidos podem ser ouvidos no ar silencioso da noite.Alguém desliga as luzes das escadas, me levando dentro da proteção da escuridão. Uma chama explode dentro da estação – um dos trens deve estar atualmente pegando fogo – e uma grossa, negra fumaça eleva-se junto à janela.Sem nenhuma chance restante, as pessoas começam a se empurrar para fora praça adentro, asfixiadas, mas desafiadoramente agitando suas armas. Meus olhos se movem em volta dos telhados que circulam a praça. Cada um deles foi fortificado com rebeldes tripulando covis de máquinas de armas. Luar resplandece nos tonéis oleados.Um jovem cambaleia para fora da estação, uma mão pressionada contra um tecido sangrento na sua bochecha, a outra transportando uma arma. Quando ele tropeça e cai de cara, vejo as marcas de queimadura embaixo das costas de sua blusa, com um aspecto vermelho. E de repente, ele é somente outra vitima do fogo do acidente da mina.Meus pés voam para baixo dos degraus e eu fico gritando para ele.— Parem! — grito para os rebeldes. — Parem de atirar!As palavras ecoam através da praça e mais longe quando o microfone amplifica minha voz.— Parem!Eu estou me aproximando do jovem, descendo para ajudá-lo, quando ele se levanta para seus joelhos e aponta sua arma para minha cabeça.Eu instintivamente subo uns poucos passos, levantando meu arco sobre minha cabeça para mostrar que minha intenção foi inofensiva. Agora que ele tem ambas as mãos em sua arma, percebo o desigual buraco em sua bochecha onde alguma coisa – queda de pedras, talvez – perfurou a carne. Ele fede a coisas queimadas, cabelo, carne e combustível. Seus olhos estão dementes com dor e medo.— Parada — a voz de Haymitch murmura em meu ouvido.Eu sigo sua ordem, percebendo que isso é o que todos do Distrito 2, todos de Panem talvez, devem estar vendo no momento. O Mockingjay a mercê de um homem sem nada a perder.Sua fala enrolada mal é compreensível.— Dê-me uma razão para que eu não deva atirar em você.O resto do mundo recua. Há somente eu olhando dentro dos infelizes olhos do homem da Noz que pede por uma razão. Sem duvida eu devo ser capaz de vir com milhares. Mas as palavras que vão para os meus lábios são:— Eu não posso.Logicamente, a próxima coisa que deve acontecer é o homem puxando o gatilho. Mas ele está perplexo, tentando dar sentido às minhas palavras. Eu experimento minha própria confusão quando percebo que o que eu disse é inteiramente verdade, e que o nobre impulso que me carregou através da praça está substituído por desespero.— Eu não posso. Esse é o problema, não é?Abaixo meu arco.— Nós atacamos sua mina. Você incendiou meu distrito. Nós temos todas as razões para cada um matar o outro. Assim acabe com isso. Faça a Capital feliz. Eu já terminei de matar seus escravos para eles.Derrubo meu arco no chão e dou nele uma cutucada com a bota. Ele desliza através da pedra e vem descansar em seus joelhos.— Eu não sou escravo deles — o homem murmura.— Eu sou, de modo que matei Cato... e ele matou Thresh... e ele matou Clove... e ela tentou me matar. Isso somente vai dando voltas e voltas e quem vence? Nós não. Não os distritos. Sempre a Capital. Mas estou cansada de ser uma peça em seus Jogos.Peeta. Sobre o telhado na noite do nosso primeiro Jogos Vorazes. Ele entendeu isso tudo antes que nós tivéssemos posto os pés na arena. Espero que ele esteja assistindo agora, que ele recorde aquela noite que isso aconteceu, e talvez me perdoe quando eu morrer.— Se mantenha falando. Diga sobre ver a montanha cair — Haymitch insiste.— Quando eu vi aquela montanha cair esta noite, eu pensei... eles acabaram com isso agora. Persuadiram-me a matar vocês, as pessoas no distrito. Mas por que eu faria isso? Distrito 12 e Distrito 2 não tem lutado, salvo se a Capital nos incumbir.O jovem pestaneja para mim sem compreender. Eu desço sobre meus joelhos diante dele, minha voz baixa e urgente.— E por que você combateria com os rebeldes nos telhados? Com Lyme, sua vitoriosa? Com pessoas que são seus vizinhos, talvez até sua família?— Eu não sei — diz o homem.Mas ele não tira sua arma de mim.Eu levanto e giro lentamente em um círculo, endereçando as máquinas de armas.— E vocês aí em cima? Eu venho de uma cidade de mineração. Desde quando mineiros condenam outros mineiros para qualquer espécie de morte, então permanecem para matar qualquer um que siga rastejando do entulho?— Quem é o inimigo? — murmura Haymitch.— Essas pessoas — eu indico os corpos feridos sobre a praça — não são nossos inimigos!Eu corro de volta através das estações de trem.— Os rebeldes não são seus inimigos! Nós todos temos um inimigo, e é a Capital! Essa é a sua chance de por um fim em seu poder, mas nós precisamos de cada pessoa dos distritos para fazer isso!As câmeras estão fechadas em mim quando eu estendo minhas mãos para o homem, para o ferido, para os relutantes rebeldes através de Panem.— Por favor! Juntem-se a nós!Minhas palavras projetam-se no ar. Eu olho para a tela, esperando vê-los gravando alguma onda de reconciliação indo através da multidão.Em vez disso eu me observo levando um tiro na televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário