sábado, 24 de agosto de 2013

Percy jackson é plagio de Harry Potter?



                        Percy Jackson imitou Harry Potter?


Meu Deus...  Percy Jackson é uma historia  e Harry Potter é outra...

existem semelhanças, sim existem, mais isto toda historia tem... poderia citar pequenas semelhanças que tem Harry Potter com Senhor dos anéis, por exemplo o anel, cicatriz, todos lembram a eles de seu cervo
Voldemort, Sauron ( acho que se escreve assim ) e dão dor de cabeça... a sociedade do anel, a ordem da Fenix... todo livro novo traz informações, de outro que fez sucesso no passado... e também as passagens antes da plataforma 9 três quartos tinha o guarda roupa para Nárnia!
         
                                     o próprio tio Rick fala sobre as semelhanças

Quando escrevi O Ladrão de Raios, eu sabia que as comparações com Harry Potter seria inevitável. Afinal, Harry Potter é a série mais bem-sucedida e de alto perfil fantasia adulto jovem de todos os tempos. Eu amo os livros de Rowling, e eu sou grato pelo impacto que tiveram sobre os jovens leitores e sobre a revitalização da publicação das crianças.

E assim, para a pergunta: Será que a série Harry Potter influência Percy Jackson? De muitas maneiras, é claro que sim. Fiquei espantado com o efeito Harry Potter teve na minha própria sala de aula. Algo sobre esses livros atingiu um acorde com crianças. Os livros foram bem-humorado, aventureiro, fantástico e misterioso, tudo ao mesmo tempo. Meus alunos lessem pedra quatorze vezes de Feiticeiro antes que ia pegar outro livro, porque eles disseram: "Nada é tão bom." Quando me propus a escrever a história de Percy Jackson, que tinha começado como uma história de ninar para o meu filho, eu estava consciente de que meus alunos tinham sido me dizendo. Eu queria escrever um livro que iria recorrer a eles para as mesmas razões que Harry Potter apelaram para eles.

Mas alguns elementos de Percy Jackson tiradas de Harry Potter? Estou sempre divertido com comentários como esse, porque não é assim tão simples. Meu comentário favorito: Um adulto olhou para a capa americana do livro, que apresenta uma imagem de Cerberus, e disse: "Olha, um cão de três cabeças Riordan obviamente roubou isso de Fofo em Harry Potter.". Umm. . . na. Na verdade, esse cão é milhares de anos mais velho do que Fofo.

Muitos outros elementos de Percy Jackson são semelhantes aos de Harry Potter, porque os romances desenhar a partir do mesmo bem do folclore e da mitologia. Alguns exemplos:

"Harry Potter tem Plataforma 9 3/4; Percy Jackson tem o piso 600 do Empire State Building, que leva ao Monte Olimpo, então esta idéia deve ter sido tirado de Potter." A ideia de um portal mágico para outra terra não foi inventado na série Harry Potter. É tão antiga quanto a literatura infantil. Alguém se lembra do guarda-roupa em Narnia? Ou o fantasma pedágio? Todos estes decorrem de mitologia, é a idéia de uma entrada secreta que levava ao submundo.

"Harry Potter tem dois amigos, um menino e uma menina. Percy Jackson tem Grover e Annabeth. Eles devem ser idênticos." Deixando de lado por um momento que os personagens em questão têm personalidades muito diferentes, e Grover não é mesmo humano. . . é uma técnica bastante comum no folclore e literatura infantil para um protagonista masculino ter um forte contraparte feminina Assim, a história apela para meninas e meninos. Ged e Tenar do Earthsea Trilogy. Hansel e Gretel. Teseu e Ariadne. Jasão e Medéia. Muitas vezes há um terceiro companheiro para atuar como uma folha para o herói. Novamente, isto é um paradigma muito antiga. A série Harry Potter usa com grande efeito, mas de maneira nenhuma, inventou a fórmula.

"Percy Jackson é um garoto normal, que descobre que ele é especial, e o mundo é realmente cheio de magia. Isso é como Harry Potter." Bem, com certeza. É também assim como os jovens heróis dos mitos gregos.

No segundo livro de Percy Jackson, há uma cena em que Annabeth convoca as Irmãs cinzentas (que nos tempos modernos dirigi um táxi de Nova York) para tirar Percy e ela para o Acampamento Meio-Sangue. Este será inevitavelmente comparado com o Nôitibus em Harry Potter. Poderia ser facilmente ligado ao abóbora treinador em Cinderela, tapete mágico de Aladin, ou de Apolo carruagem solar. A idéia de uma forma mágica de transporte tem fascinado crianças ao longo dos séculos, e aparece mais e mais e em diferentes formas.

Então eu ter algumas idéias de Harry Potter? No sentido de que eu estou trabalhando com os mesmos padrões, brincando com a mesma mitologia, fazendo variações sobre os mesmos temas seculares - sim. Mas Percy Jackson não é Harry Potter, nem Harry Potter, onde as idéias se originou. Se a série Percy Jackson realiza mais nada, espero que ele vai incentivar os leitores a voltar aos mitos gregos - uma das taproots de fantasia infantil - e descobrir por si mesmos, onde muitos dos nossos melhores romances modernos (incluindo os livros de Harry Potter) inspirou.

Agora entenderam... tudo começou a muito tempo atrás, existem semelhanças, mais todas levam ao mesmo ponto.
Levar a nossa geração a ler.




Um comentário: